SóProvas


ID
893221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com referência a comportamento organizacional, julgue os itens
que se seguem.

A motivação para o trabalho, sob o enfoque das necessidades humanas, é resultado do quanto a pessoa se percebe capaz de realizar uma determinada tarefa de forma autônoma e exemplar.

Alternativas
Comentários
  •  Teoria da Auto-Eficácia
    Segundo  esta  teoria,  a  motivação  e  o  desempenho  de  um  indivíduo  podem  ser determinados  pelo  quanto  este  indivíduo  acredita  que  pode  ser  eficiente  desenvolvendo  astarefas  (SPECTOR,  2006).  Isto  significa  que  pessoas  com  alto  nível  de  auto-eficácia  são motivadas  a  fazer  tarefas,  pois  acreditam  que  podem  desempenhá-las  bem  e  pessoas  com baixo nível de auto-eficácia não se motivam por certas tarefas por não acreditarem no sucesso de suas ações para desenvolvê-las.
      Utilizando o pensamento de Bandura apud Yassuda et all (2005), pode-se dizer que a teoria da  auto-eficácia prevê que a  confiança que o indivíduo tem em sua capacidade é uma grande  fonte  de  motivação  e  é  reguladora  de  suas  atitudes.  Quando  uma  pessoa  se  percebe capaz  de  realizar  algo  se  esforça  mais  e  tem  mais  motivação  para  terminá-la  do  que  o indivíduo com baixo nível de auto-eficácia. 
    Assim, este estudo afirma que uma pessoa esforça-se mais em tarefas que acredita ter maior  grau  de  auto-eficácia  e  que  a  auto-eficácia  das  pessoas  pode  variar  de  acordo  com  a tarefa que terão que realizar (SPECTOR, 2006). 
    Fazendo um comparativo com a teoria das expectativas pode-se perceber que as duas referem-se  à  crença  do  indivíduo  em  poder  fazer  as  coisas.  Mas  há  algumas  diferenças,  a teoria das expectativas leva em consideração as recompensas que podem ser alcançadas com as ações e as atividades são específicas em determinados momentos enquanto a teoria da auto-eficácia se preocupa com a sensação de uma pessoa em poder ou não fazer algo não levandoem consideração as recompensas (SPECTOR, 2006). 
    obs: a questão diz respeito à Teoria da autoeficácia, e não à de Maslow.
  • Maslow define um conjunto de cinco necessidades descrito na pirâmide:
    - necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;
    - necessidades de segurança, q
    ue vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;
    - necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;
    - necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;
    - necessidades de auto-realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser: "What humans can be, they must be: they must be true to their own nature!".
    É neste último patamar da pirâmide que Maslow considera que a pessoa tem que ser coerente com aquilo que é na realidade "... temos de ser tudo o que somos capazes de ser, desenvolver os nossos potenciais".
    É comum ouvirmos que o marketing cria desejos e necessidades nas pessoas. Mas isso será uma verdade, ou pelo menos isso teria um fundo de verdade?
    Maslow construiu uma teoria na qual as necessidades humanas podem ser hierarquizadas, mostrando inclusive, com essa hierarquia, no que somos diferentes dos animais, que não teriam uma hierarquia com tantos níveis como nós, os humanos.
    Fonte: Professor Wendell Castellano
  • O pessoal recorta e cola comentários na questão mas não comenta O QUE ESTÁ ERRADO NA QUESTÃO. =)
  •  Colega Guilherme, em que pese seus protestos por não ter entendido o erro a questão, tentarei ajudar você a entender, mas fica a dica : é mais educado pedir ajudar aos colegas do que fazer críticas aos comentários dos mesmos, os quais foram feitos com maestria. Vejamos :

    Sob o enfoque das necessidades humanas, o que devemos levar em consideração é o conceito postado pela colega Márcia, pois foi Maslow que definiuo conjunto de 5 Necessidades, quais sejam :  necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de estima, necessidades de auto-realização. Só por isso, já encontramos o ERRO da assertiva, que mistura as necessidades Humanas com o conceito postado pelo colega Glauber relativo à Teoria da Auto-Eficácia, que é justamente o que está descrito no final da asssertiva "... é resultado do quanto a pessoa se percebe capaz de realizar uma determinada tarefa de forma autônoma e exemplar."

    Portanto, ITEM ERRADO. As explicações completas e detalhadas sobre cada Teoria estão nos comentários do Glauber e da Márcia.
  • Gente eu ainda ñ entendi pq está errado, pois em Maslow quando a pessoa está auto-realizada ou seja motivada ela está desenvolvendo um trab desafiante e com autonomia, então pq estáverrado? Voei....
  • Está errado porque a questão misturou a Teoria de Maslow- das necessidades humanas com a Teoria da Auto-eficácia. Estaria certa se na parte que fala sobre "necessidades humanas" estivesse "necessidades de auto eficácia".
  • . Motivação é a vontade de dispor de um grande esforça em prol das 
    metas da organização. Dessa forma, deve-se levar em consideração que se trata de pessoas que possuem vontades
    e estímulos, internos ou externos, que precisam ser estimulados para que alcancem o sucesso desejado. 
  • Para Maslow a motivação em nada se relaciona com a capacidade de realizar tarefas, mas com a satisfação de uma dada necessidade, conforme  já explicitadas nos outros comentários. Motivar-se é ter algo a buscar. No caso de Maslow, essa busca relaciona-se com as necessidades expostas pirâmide. À medida que uma é suprida, a outra se manifesta. Em nenhum momento fala-se sobre capacidade de realizar tarefas.
  • As Teorias de Conteúdo têm o ENFOQUE NAS NECESSIDADES HUMANAS: 
    Foco intrínseco;
    Interno;
    Motivação é produto da necessidade, desejo, carências do indivíduo.

    As Teorias de Processo têm o ENFOQUE NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL:
    Foco extrínseco;
    Externo;
    Motivação é um processo, influenciado por fatores externos.
     
    Acredito que seja isso.
  • Cheguei a conclusão da alternativa "errado" da seguinte maneira:

    Motivação para o trabalho
    Enfoque: necessidades humanas

    De acordo com a pirâmede o trabalho tem a ver com segurança. 
    Na questão ele pede sob o enfoque das necessidades humanas.
  • Oi gente;

    Errada Por quê?

    Retirando sob o enfoque das necessidades humanas ficaria:

    A motivação para o trabalho é resultado do quanto a pessoa se percebe capaz de realizar uma determinada tarefa de forma autônoma e exemplar, segundo a teoria da auto-eficácia... e não sob o enfoque das necessidades humanas..como diz a questão..

    lembre-se qeu a expressão " SOB O ENFOQUE DAS NECESSIDADES HUMANAS" é de Maslow e nada tem a ver com o resto do enunciado...


    Espero que ajude....Força e fé...


  • PARA AQUELES QUE AINDA NÃO SABEM POR QUE A QUESTÃO ESTÁ ERRADA E TÁ COM UMA PRIGUIÇA DANADA DE LER TODOS OS COMENTÁRIOS, AQUI VAI O RESUMO:

    A motivação para o trabalho, sob o enfoque das necessidades humanas, --> ATÉ AQUI JÁ COMEÇAMOS A LEMBRAR DE MASLOW E DA SUA PIRÂMIDE DAS NECESSIDADES (FISIOLÓGICAS, SEGURANÇA, SOCIAIS, ESTIMA E AUTO REALIZAÇÃO) é resultado do quanto a pessoa se percebe capaz de realizar uma determinada tarefa de forma autônoma e exemplar. --> AQUI JÁ COMEÇA OUTRA TEORIA, A DA AUTO-EFICÁCIA QUE DIZ QUE A MOTIVAÇÃO E O DESEMPENHO DE UM INDIVÍDUO PODEM SER DETERMINADOS PELO QUANTO ESTE INDIVÍDUO ACREDITA QUE PODE SER EFICIENTE E DESENVOLVER SUAS TAREFAS.

    É MUITO FÁCIL (AGORA) DISTINGUIR --> MASLOW É A TEORIA DAS NECESSIDADES # AUTO-EFICÁCIA TEM A VER COM A CAPACIDADE DE DESENVOLVER TAREFA.

    obs: quando tinha os quadradinhos para escolher as cores os comentários ficavem bem mais chamativos. AGORA É TUDO CINZA...

     


     

  • Meus queridos, a reposta da questão está aqui :

    Q241566  

    Prova: CESPE - 2012 - STJ - Analista Judiciário - Psicologia

    Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Motivação; 

    Ver texto associado à questão

    A motivação, sob o enfoque das necessidades, enfatiza a influência de valores, crenças e desejos no comportamento humano no trabalho.

    É o seguinte: as teorias motivacionais estão em 2 grande grupos:

    1) Teorias de processo (COMO as pessoas são motivadas): Envolvem o CV [Crenças e Valores]
    estão presentes: a teoria da expectativa, equidade, condicionamento, etc. 

    2) Teorias de conteúdo (O QUE vai te motivar): envolvem a DE/MO/RA [Desejos, Motivos, Razões]
    estão presentes: teoria das necessidades Maslow, 2 fatores, X e Y, etc. 

    O erro da questão é que ela misturou as influências, já que a teoria das necessidades estão dentro das teorias de conteúdo as quais envolvem a DE/MO/RA. Assim, só está correto a parte de "desejos", pois as crenças e valores são influências das teorias de processo.


  • Gabarito: ERRADA 

    A questão misturou aspectos da teoria do conteúdo com a teoria do processo;

    Quando se dar enfoque as necessidades humanas - Teoria do conteúdo mais precisamente - Teoria da hierarquia da necessidade de Maslow. Já a segunda parte:

    Trata-se da Teoria da fixação dos objetivos (Edwin Locke), onde se verifica a existência de 4 fatores que influenciam na motivação:

    1 - comprometimento com o objetivo;

    2- AUTO EFICÁCIA: convicção da capacidade de realizar determinada tarefa de forma exemplar;

    3 - fixação de objetivos;

    4 - cultura da independência.


    Profa Elizabete Moreira

  • Como disse a Luana, A questão misturou aspectos da teoria do conteúdo com a teoria do processo (ok).- -

    Necessidades humanas -  Teoria da hierarquia da necessidade de Maslow

    Porem, de acordo com o livro dos Professores: Cassiano Salim e Andréia Ribas, esta teoria tratada na questão é a teoria da autoeficácia de Bandura, que diz que a motivação para a tarefa está relacionada ao fato de a pessoa acreditar ou não que é capaz de concluí-la com sucesso.

    E o conceito mostrado na questão é o mesmo abordado por esse professor em sala de aula:  "o indivíduo se motiva quando percebe que é capaz de realizar suas atividades de forma autônoma e exemplar."



    Locke defende a teoria de que a motivação está relacionada a definição de metas claras e desafiadoras (não cabe nesta questão).



  • Errada!!!!!!

    não de haver apenas motivação, mas sim habilidades do indivíduo e suporte organizacional 

  • ERRADA.
    A questão pretendia dar uma definição de teorias de conteúdo, e terminou dando uma definição de teorias de processo.
    .
    Questão bem bolada.

  • Não se refere às necessidades humanas, da pirâmide de Maslow. Essa explicação está relacionada à teoria da autoeficácia de Bandura

    A teoria da autoeficácia refere-se a autoestima, em crer nas próprias habilidades. Não se trata de possuir certas capacidades, mas sim de acreditar que as tem, ou que pode adquiri-las por meio de esforço pessoal. A pessoa se percebe capaz de realizar uma tarefa com rendimento e perfeição (expectativa de resultado).

    GABARITO: ERRADO.

  • O CORRETO seria:

     

    A motivação para o tabalho, sob o enfoque da teoria da autoeficácia,  é resultado do quanto a pessoa se percebe capaz de realizar uma determinada tarefa de forma autônoma e exemplar.

  • Teoria das necessidades humanas: Maslow 

     

    Teoria da autoeficácia: o que me motiva é o fato de eu acreditar possuir capacidade de realizar determinada tarefa; sou capaz - estou motivado/ não sou capaz de realizar tal tarefa, então nao tenho motivação para tanto.

     

    A questão está ERRADA por trazer a Teoria das Necessidades Humanas e a difinição da Teoria da autoeficácia.

     

    Vamo que vamo!

     

  • errada. seria a teoria da autoeficácia.

  • O enfoque das necessidades humanas foi trabalhado por Maslow, dentre outros, que indicou que estas influenciariam a motivação e que existiria uma hierarquia destas necessidades. Já o final da frase tem um trecho que diz: “é resultado do quanto a pessoa se percebe capaz de realizar uma determinada tarefa de forma autônoma e exemplar”. Este conceito de que a própria percepção sobre sua capacidade afeta a motivação está relacionado com a Teoria da Autoeficácia, não da Teoria da Hierarquia das Necessidades.

     

     

    Rodrigo Rennó.

  • complementando.

    ele pegou dois conceitos e misturou :

     

    1. sob o enfoque das necessidades humanas ( alderfir, maslow

    2. sob o enfoque do quanto a pessoa se percebe capaz de realizar uma determinada tarefa de forma autônoma e exemplar ( autoeficacia)

  • Questão: A motivação para o trabalho, sob o enfoque das necessidades humanas, é resultado do quanto a pessoa se percebe capaz de realizar uma determinada tarefa de forma autônoma e exemplar.

    =

    O quanto a pessoa se percebe capaz de realizar uma determinada tarefa de forma autônoma e exemplar resulta, sob o enfoque das necessidades humanas,  na motivação para o trabalho. 

     

    O correto seria sob o enfoque da Teoria da autoeficácia de Bandura.

     

    Teoria da autoeficácia de Bandura. (Andreia Ribas 2013)

    Preocupa-se em estudar como a crença das pessoas nas próprias habilidades pode afetar o comportamento dela. Pessoas com grande autoeficácia acreditam ser capazes de realizar tarefas e serão motivadas a aplicar o esforço necessário para isso. De acordo com essa teoria, a motivação para uma tarefa está relacionada ao fato de a pessoa acreditar ou não que é capaz de concluí-la com sucesso. Uma
    das formas em que a grande autoeficácia se desenvolve é pelo sucesso. Indivíduos com altos níveis de habilidade provavelmente terão obtido sucesso no passado e, assim, tendem a ter elevada autoeficácia

     

    ERRADO.

  • A motivação para o trabalho, sob o enfoque das necessidades humanas, é resultado do quanto a pessoa se percebe capaz de realizar uma determinada tarefa de forma autônoma e exemplarResposta: Errado.

     

    Comentário: a motivação sob o enfoque das necessidades humanas refere-se à teoria de Maslow. Bandura é quem aborda o enfoque da autoeficácia.

  • A galera do copia e cola pira nesse tipo de questão

     

    Vamo lá, é bem simples! 

     

    A banca só fez uma salada com as teorias da motivacao

     

    Começou falando das necessidades humanas, o que todo mundo deve saber já que faz menção à Maslow! Até aí tudo bem... Mas no final ela falou sobre o pensamento de Albert Bandeira que trata do conceito da Teoria da Autoeficácia.

     

    Aí como estamos falando de ENFOQUE, nunca que eu poderia misturar os conceitos! Gabarito: ERRADO

  • Necessidades Humanas - pirâmide de MASLOW

    Autoeficácia - se percebe capaz de fazer de forma exemplar - BANDURA.

     

    Sendo assim, conceitos misturados - GAB. E

  • O fato de uma pessoa terminar uma tarefa sozinha, não significa que ela está motivada.

  • A questão define bem o conceito de autoeficácia, mas o problema se dá, porque o fenômeno da autoeficácia não está relacionado ao enfoque de necessidades. O correto seria:

    “A motivação para o trabalho, sob o enfoque da autoeficácia, é resultado do quanto a pessoa se percebe capaz de realizar uma determinada tarefa de forma autônoma e exemplar.”

    Gabarito: E

  • Teoria Autoeficácia - é resultado do quanto a pessoa se percebe capaz de realizar uma determinada tarefa de forma autônoma e exemplar.

    Teoria das necessidades humanas (Maslow) - necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de estima, necessidades de auto-realização.

  • A motivação para o trabalho, sob o enfoque das necessidades humanas, é resultado do quanto a pessoa se percebe capaz de realizar uma determinada tarefa de forma autônoma e exemplar.

    Existe uma diversidade de teorias motivacionais, mas em geral os autores abordam dois tipos de fatores que geram motivação, os extrínsecos (de fora da pessoa) e os intrínsecos (de dentro da pessoa).

    De acordo com Bergamini (1990):

    No primeiro caso, pressupõe-se que a força que conduz o comportamento motivado está fora da pessoa, quer dizer, nasce de fatores extrínsecos que são, de certa forma, soberanos e alheios à sua vontade. No segundo caso, subjaz a crença de que as ações humanas são espontâneas e gratuitas, uma vez que têm suas origens nas impulsões interiores; assim sendo, o próprio ser humano traz em si seu potencial e a fonte de origem do seu comportamento motivacional.

    Podemos dizer, portanto, que a motivação para o trabalho deriva da própria pessoa, além da instituição em que ela trabalha, do seu ambiente. Assim, os elementos que afetam a motivação podem ser internos ao indivíduo e externos.

    OBS: As teorias de motivação podem ser divididas entre teorias de conteúdo e teorias de processo. Essas teorias de conteúdo se concentram nas razões que levam uma pessoa a ficar motivada (seria o QUE motiva alguém).

    Naturalmente, a grande maioria das pessoas deseja ou necessita de coisas que não têm. Quando queremos algo (seja um carro melhor, uma viagem ao exterior, ou que nossa família coma todos os dias), temos uma “motivação” para alcançar esse objetivo, não é mesmo?

    As teorias que se preocupam com as necessidades que nos “impulsionam” são as teorias de conteúdo (CLEGG; KORNBERGER; PITSIS, 2008). Essas teorias partem do pressuposto de que as pessoas agem para satisfazer seus interesses (SOBRAL; PECI, 2008).

    Já as teorias de processo concentram-se no modo como o comportamento é motivado (seria o COMO essa motivação ocorre). Elas enfatizam, além das necessidades, os processos de pensamento por meio das quais as pessoas decidem como agir.

    Os teóricos que trabalham com essas teorias acreditam que as pessoas são mais propensas a se comportar com “motivação” se três condições aconteçam: as pessoas creem que as ações atingirão o desempenho desejado; que esse desempenho levará ao resultado buscado; e o resultado é realmente desejado por elas (CLEGG; KORNBERGER; PITSIS, 2008).

    (Administração Geral para Concursos - RODRIGO RENNÓ)