-
A liderança autocrática é a que se baseia na execução de tarefas e atividades.
Já a liderança de estilo relacional é a que visa criar harmonia, melhorando o relacionamento entre as pessoas. É ideal para resolver conflitos num grupo e dar motivação em períodos difíceis.
-
Gabarito preliminar Errado
-
Significado de detrimento= prejuizo, perda
Se a capacidade de execução e realização de tarefas perde a impotancia comparada a valorização da chefia em habilidades interpessoais então não há que se falar em liderança baseada na execução de tafefas e atividades
-
Quando uma chefia valoriza de modo mais evidente as habilidades interpessoais de um subordinado em detrimento de sua capacidade de realização e entrega de desempenho, pode estar havendo a predominância de um estilo de liderança que se baseia na execução de tarefas e atividades.
Acredito que a questão está errada pelo fato da liderança baseada na execução de tarefas e atividades há uma predominância da capacidade de realização e entrega de desempenho, ou seja, houve uma inversão na questão de habilidades interpossoais com capacidade de realização e entrega de desempenho.
-
ERRADO
O tipo de liderança que atenta para as atividades é a Liderança ORIENTADA PELAS TAREFAS (foco é aquilo que se faz)
O tipo de liderança que atenta para a pessoa é a Liderança ORIENTADA PARA PESSOAS (foco é quem faz)
-
A liderança pode possuir focos distintos:
A liderança centrada na tarefa (job centered): Estilo de liderança preocupado com a execução da tarefa.
A liderança centrada nas pessoas (employee centered); Estilo de liderança preocupado com os aspectos humanis dis liderados.
-
Pessoal,
Tentarei elucidar de forma resumida, e sob as minhas palavras, todas as teorias existentes sobre liderança. Além disso, grifarei as palavras-chave para nos recordarmos caso questões como essa apareçam em prova. Segue:
Abordagens Tradicionais
Liderança autocrática: É aquela em que o líder desconsidera qualquer participação de seus liderados.Nesse caso, o gestor pode se utilizar até de técnicas coercitivas para a realização de seus objetivos. Não necessariamente é ruim, pois no caso de equipes novatas e sem experiência, é bem vista.
Liderança Participativa/ Consultiva/Democrática: É aquela em que o líder convida os liderados a participarem das decisões. Nesse caso ocorre uma descentralização de autoridade.
Liderança Permissiva/ Liberal/ Laissez-Faire: É aquela em que o líder sequer participa das decisões, ele é visto apenas como conselheiro e auxiliador dos colaboradores. Aplica-se bem para equipes maduras e autogerenciadas.
Liderança orientada para tarefas: É aquela que se preocupa predominantemente no cumprimento de prazos, na consecução de tarefas e no atingemento de metas. Orientada para produtividade, em certas ocasiões é bem vista.
Liderança orientada para pessoas: É aquela que, sob a visão da Teoria das Relações Humanas, preocupa-se predominantemente com os colaboradores. Concepção do "homem social"
Liderança Contigencial/ Situacional: É aquela em que o líder procura agir de diferentes maneiras (autocrático, democrático, liberal...) a depender da situação e da decisão a ser tomada. É entendida, por alguns, como a estilo de liderança mais indicado.
Abordagens Modernas.
Liderança Carismática: É aquela que se baseia exclusivamente nos traços de personalidade do líder, ou seja, o gestor é uma pessoa carismática, conquistadora, amiga e que dessa forma consegue influenciar as pessoas para a consecução dos objetivos do grupo.
Liderança Transformacional: É aquela em que o líder é capaz de influenciar grandes transformações na vida das pessoas, como crenças, valores, atitutes, culturas e mudam a forma como os colaboradores se percebem.
Liderança Transacional: É aquela em que o líder clarifica a sua autoridade e as funções de cada um, dessa forma, fornece recompensas ou punições de acordo com o desempenho dos liderados.
É isso pessoal ! Espero ter ajudado!
Vamo que vamo!
-
Dudu Munhoz tá louco manolo? De onde você tirou essa classificação de abordagens tradicionais e contemporâneas? SEM SENTIDO! Se não tem certeza do que tá falando, melhor deixar isso muito claro ou ficar calado. Vamos deixar os comentários para quem sabe:
Liderança Transacional (gerir pessoas) - Chefia/Gerência, por exemplo, é um conceito mais tradicional que Liderança Transformacional (liderar/inspirar pessoas) - Líder. Há uma CLARA oposição. Podemos, inclusive, dizer que há uma evolução entre as abordagens. Veja uma questão em que tudo isso fica muito claro. Q304298
Abraços.
-
Teoria do grid gerencial: ênfase na produção (tarefa) x ênfase nas pessoas:
Robert Balke e Mouton, desenvolveram um modelo de análise comportamental dos líderes, conhecida por grid (ou grade) gerencial.
Ênfase na produção: preocupação com os resultados dos esforços dos subordinados, isto é, com os resultados da tarefa.
Ênfase nas pessoas: preocupação com as pessoas, sejam subordinadas, colegas ou chefes. Há uma grande atenção para as pessoas, atendendo ás necessidades e às expectativas delas.
Fonte: Andreia Ribas
Rodrigo Rennó.
-
Em relação ao Grid de Liderança, a chefia em questão está adotando (creio eu) a Administração de Clube ou de Festa, pois ela está tendo alto interesse pelas pessoas e baixo interesse na produtividade. Corresponde a posição 1.9 do grid!
-
essa questão é interpretação...
-
Grade Gerencial de Blake e Mouton:
Gestão Clube de Campo, ou country club (1,9). Trata-se da
um tipo de gerencia que se preocupa muito com a necessidade
das pessoas na organização em busca de relacionamentos
amigáveis, mas que dá foco muito baixo à produção.
Estratégia Concursos - Prof. Carlos Xavier
-
Fiquem ligados pessoal! a banca Cespe costuma utilizar bastante essa locução EM DETRIMENTO, pra quem não sabe significa:
"Prejuízo ou estrago, tanto material quanto moral; perda, dano.
Gram. Normalmente utilizado na locução: em detrimento de.
(Etm. do latim: detrimentum.i)"
Essa locução costuma confundir.
Boa Sorte!
-
Questão ERRADA.
Apenas complementando os colegas, o estilo de liderança descrito é o que se baseia nas relações interpessoais e não na execução de atividades como afirma a questão. Observem essa outra questão:
• Q435102 (CESPE - 2014 - ANATEL - Analista Administrativo - Administração) Entre os principais estilos de liderança observados nas organizações, incluem-se o estilo voltado para as tarefas, em que o líder se preocupa em estruturar o seu papel e o de seus subordinados, designando os empregados para a realização de tarefas, objetivos e metas organizacionais; o estilo voltado para relacionamentos, em que predominam relações com base na confiança mútua e na amizade com os subordinados; e o estilo voltado para a situação, o qual se baseia nas características do líder e do contexto à sua volta. Gab.: Certo
-
Teoria Bidimensional
As duas dimensões do comportamento da liderança: orientação para o funcionário e orientação para a produção.
O líder com comportamento centrado nas preocupações com a tarefa, ou seja, orientado para a tarefa, preocupa-se mais com essa (tarefa) do que com a equipe que a executa. Ele é classificado como sendo um líder autocrático, direto e socialmente distante. É, portanto, uma liderança preocupada excessivamente com o trabalho, com as metas e com os recursos disponíveis.
O líder que é centrado nas relações pessoais, ou seja, orientado para as pessoas/ relacionamentos, acredita que o processo administrativo deve proporcionar um ambiente de trabalho em que as pessoas se sintam confortáveis.
Classificados como democrático, consultor, participativo e preocupado com o funcionário, ele procura compreender e ajudar os liderados
Orientado para TAREFAS
Planeja e define como o trabalho será feito.
Atribui as responsabilidades pela tarefa.
Define claramente os padrões de trabalho.
Busca meios de completar a tarefa.
Monitora os resultados de desempenho.
Focaliza a produtividade e a qualidade.
Preocupa-se com os métodos de trabalho.
Orientado para PESSOAS
Atua como apoio e retaguarda para as pessoas.
Procura ensinar e desenvolver as pessoas.
Mostra os objetivos de trabalho para as pessoas.
Desenvolve relações sociais com as pessoas.
Mostra confiança nas pessoas.
É sensitivo quanto às necessidades das pessoas.
Respeita os sentimentos das pessoas
Curso GESTÃO DE PESSOAS ANDRÉIA RIBAS
-
"Quando uma chefia valoriza de modo mais evidente as habilidades interpessoais de um subordinado" --->>> Liderança centrada nas pessoas – trata-se de um estilo preocupado com os aspectos humanos dos subordinados e que procura manter uma equipe de trabalho atuante, com maior participação nas decisões. Dá mais ênfase às pessoas do que ao trabalho em si, procurando compreender e ajudar os subordinados e preocupando-se mais com as metas do que com os métodos, sem despreocupar-se do nível de desempenho desejado.
gabarito: errado.