EXEMPLIFICANDO A ÓTIMA RESPOSTA DO NOSSO AMIGO, Joaquim.
a) Eufemismo: emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão.Exemplos:- Você faltou com a verdade. (Em lugar de mentiu) - Ele entregou a alma a Deus. (Em lugar de: Ele morreu)
b) Gradação: relacionada com a enumeração, onde são expostas determinadas ideias de forma crescente (em direção a um clímax) ou decrescente (anticlímax).Exemplos:- Tudo começou no meu quarto, onde concebi as ideias que me levariam a dominar o bairro, a cidade, o país, o mundo... E a desejar o próprio Universo... - Meu caro, para mim, você é um simples roedor. Que digo? Um verme... Menos que isso! Uma bactéria! Um vírus!...
c) Comparação: é uma aproximação entre dois termos ou expressões através de uma conjunção ou locução subordinativa comparativa (como, assim como, bem como, entre outros) ou de um verbo com função semelhante (parecer, lembrar, sugerir, assemelhar-se, sugerir, entre outros).Exemplos: - O Amor queima como o fogo.- ”Alma árida como urze". Alexandre Herculano)
d) Antítese: consiste na exposição de ideias opostas. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos.Exemplos:- "Já estou cheio de me sentir vazio, meu corpo é quente e estou sentindo frio." (Renato Russo)- Do riso se fez o pranto. (Vinícius de Moraes)
e) A personificação ou prosopeia (prosopéia ou prosopopéia, no Brasil): consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais sentimentos ou ações próprias dos seres humanos.Exemplos:- "A Bomba atômica é triste, Coisa mais triste não há Quando cai, cai sem vontade" (Vinícius de Morais)- O Gato disse ao Pássaro que tinha uma asa partida.
" ...o cortiço acordava..."
Prosopopeia ou Personificação:
Consiste em atribuir ações ou qualidades de seres animados a seres inanimados, ou características humanas a seres não humanos.
Observe os exemplos:
As pedras andam vagarosamente.
O livro é um mudo que fala, um surdo que ouve, um cego que guia.
A floresta gesticulava nervosamente diante da serra.
O vento fazia promessas suaves a quem o escutasse.
Chora, violão.
Fonte: Só Português.