SóProvas


ID
89323
Banca
FUNRIO
Órgão
PRF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Observe o trecho de "O Cortiço", de Aluísio de Azevedo:

"Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, [...]. Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada sete horas de chumbo."

Seu autor utiliza o seguinte recurso estilístico:

Alternativas
Comentários
  • Texto retirado do Wikipédia"A personificação ou prosopeia (prosopéia ou prosopopéia, no Brasil) é uma figura de estilo que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais sentimentos ou ações próprias dos seres humanos.Dizer "está um dia triste" implica a atribuição de um sentimento a uma entidade que, de fato, nunca poderá estar triste mas cujas características (céu nublado, frio, etc) poderão conotar tristeza para o ser humano."
  • a) Eufemismo: emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão.Exemplos:- Você faltou com a verdade. (Em lugar de mentiu) - Ele entregou a alma a Deus. (Em lugar de: Ele morreu) b) Gradação: relacionada com a enumeração, onde são expostas determinadas ideias de forma crescente (em direção a um clímax) ou decrescente (anticlímax).Exemplos:- Tudo começou no meu quarto, onde concebi as ideias que me levariam a dominar o bairro, a cidade, o país, o mundo... E a desejar o próprio Universo... - Meu caro, para mim, você é um simples roedor. Que digo? Um verme... Menos que isso! Uma bactéria! Um vírus!... c) Comparação: é uma aproximação entre dois termos ou expressões através de uma conjunção ou locução subordinativa comparativa (como, assim como, bem como, entre outros) ou de um verbo com função semelhante (parecer, lembrar, sugerir, assemelhar-se, sugerir, entre outros).Exemplos: - O Amor queima como o fogo.- ”Alma árida como urze". Alexandre Herculano)d) Antítese: consiste na exposição de ideias opostas. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos.Exemplos:- "Já estou cheio de me sentir vazio, meu corpo é quente e estou sentindo frio." (Renato Russo)- Do riso se fez o pranto. (Vinícius de Moraes)e) A personificação ou prosopeia (prosopéia ou prosopopéia, no Brasil): consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais sentimentos ou ações próprias dos seres humanos.Exemplos:- "A Bomba atômica é triste, Coisa mais triste não há Quando cai, cai sem vontade" (Vinícius de Morais)- O Gato disse ao Pássaro que tinha uma asa partida.
  • Um cortiço é um aglomerado de casas que serve de habitação coletiva para a população pobre.

    "Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, [...] -----------> Personificação
  • personificação => Atribuição de características de seres animados ou humanos a seres inanimados ou irritados.

    EX.: "Olha o amor pulou o muro

    o amor subiu a arvore"

  • Estranho ser personificação, na minha opinião seria metonímia, pois quem acorda não é o cortiço e sim as pessoas que moram lá... pra mim seria antítese quando retrata "ACORDAR alegre e farto de quem DORMIU"

  • EXEMPLIFICANDO A ÓTIMA RESPOSTA DO NOSSO AMIGO, Joaquim.

    a) Eufemismo: emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão.Exemplos:- Você faltou com a verdade. (Em lugar de mentiu) - Ele entregou a alma a Deus. (Em lugar de: Ele morreu)

    b) Gradação: relacionada com a enumeração, onde são expostas determinadas ideias de forma crescente (em direção a um clímax) ou decrescente (anticlímax).Exemplos:- Tudo começou no meu quarto, onde concebi as ideias que me levariam a dominar o bairro, a cidade, o país, o mundo... E a desejar o próprio Universo... - Meu caro, para mim, você é um simples roedor. Que digo? Um verme... Menos que isso! Uma bactéria! Um vírus!...

    c) Comparação: é uma aproximação entre dois termos ou expressões através de uma conjunção ou locução subordinativa comparativa (como, assim como, bem como, entre outros) ou de um verbo com função semelhante (parecer, lembrar, sugerir, assemelhar-se, sugerir, entre outros).Exemplos: - O Amor queima como o fogo.- ”Alma árida como urze". Alexandre Herculano)

    d) Antítese: consiste na exposição de ideias opostas. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos.Exemplos:- "Já estou cheio de me sentir vazio, meu corpo é quente e estou sentindo frio." (Renato Russo)- Do riso se fez o pranto. (Vinícius de Moraes)

    e) A personificação ou prosopeia (prosopéia ou prosopopéia, no Brasil): consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais sentimentos ou ações próprias dos seres humanos.Exemplos:- "A Bomba atômica é triste, Coisa mais triste não há Quando cai, cai sem vontade" (Vinícius de Morais)- O Gato disse ao Pássaro que tinha uma asa partida.

  • Prosopopeia (ou personificação) é uma figura de linguagem caracterizada pela atribuição de características, ações e sentimentos próprios de seres humanos a seres inanimados e a seres irracionais.

  • metonímia seria o ideal (( o cortiço acordava)

  • metonímia seria o ideal (( o cortiço acordava)

  • " ...o cortiço acordava..."

    Prosopopeia ou Personificação:

    Consiste em atribuir ações ou qualidades de seres animados a seres inanimados, ou características humanas a seres não humanos.

    Observe os exemplos:

    As pedras andam vagarosamente.

    O livro é um mudo que fala, um surdo que ouve, um cego que guia.

    A floresta gesticulava nervosamente diante da serra.

    O vento fazia promessas suaves a quem o escutasse.

    Chora, violão.

    Fonte: Só Português.

  • Isso que dá não saber o que é cortiço! rs

    • PERSONIFICAÇÃO: EMITE COISAS HUMANAS A SERES INANIMADOS.