-
A Guerra das Malvinas (em inglês Falklands Ware em castelhano Guerra de las Malvinas) ou Guerra do Atlântico Sul ou ainda Guerra das Falklands foi um conflito armado entre a Argentina e o Reino Unido ocorrido nas Ilhas Malvinas (em inglês Falklands), Geórgia do Sul e Sandwich do Sul entre os dias 2 de abril e 14 de junho de 1982 pela soberania sobre estes arquipélagos austrais reinvindicados em 1833 e dominados a partir de então pelo Reino Unido.
Guerra do Pacífico é o nome com que ficou historicamente conhecido o conflito armado entre oJapão, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, a Chinae seus aliados durante a Segunda Guerra Mundial - e a precedente invasão e ocupação japonesa da China - ocorrido no Oceano Pacífico e suas ilhas e no Sudeste Asiático.
O Conflito de Beagle envolveu uma região que divide aArgentina e o Chile na Terra do Fogo, o Estreito de Beagle. Em 1881, Chile e Argentinaassinaram um acordo sobre oCanal de Beagle: a "Paz de los estrechos". Entretanto, mesmo depois da assinatura deste tratado, sempre discutiram seus limites sobre o emaranhado de ilhas que cercam o canal, considerando além dos aspectos geográfico e estratégico (dividindo os oceanos atlântico e pacífico e dando acesso àAntártida), os recursos naturais ali existentes (urânio e petróleo). Em 1977, a Tribunal internacional preparou um laudo arbitral que considerou chilenas as ilhas, abrindo para este país o acesso ao oceano Atlântico. Esse laudo quase levou os dois países a guerra em 1978, pois a arbitragem foi repudiada pela Argentina. Em 1978, a questão foi submetida à mediação do Papa João Paulo II, ficando o Chile com as ilhas Nueva, Picton e Lennox, além de controlar o canal de Drake e a Argentina passou a controlar o mar territorial Atlântico e seus recursos pesqueiros e petrolíferos. Atualmente, essa questão não apresenta problemas.
La Guerra del Chaco, entre Paraguay y Bolivia, se libró desde el 9 de septiembre del año 1932 hasta el 12 de junio de 1935, por el control del Chaco Boreal. Fue la guerra más importante en Sudamérica durante el siglo XX. En los 3 años de duración, Bolivia movilizó 250 000 soldados y Paraguay 120 000, que se enfrentaron en combates en los que hubo gran cantidad de bajas (60 000 bolivianos y 30 000 paraguayos), gran cantidad de heridos, mutilados y desaparecidos.
A Batalha Naval do Riachuelo travou-se a 11 de junho de1865 às margens do arroio Riachuelo, um afluente do rio Paraguai, na província de Corrientes, naArgentina. Essa é considerada pelos historiadores militares como uma das mais importantes batalhas daGuerra do Paraguai (1864-1870).
-
O que foi
A Guerra das Malvinas foi um conflito militar entre Argentina e Reino Unido, ocorrido entre 2 de abril e 14 de junho de 1982.
Causas
Em 2 de abril de 1982, as forças armadas da Argentina invadiram as Ilhas Malvinas (Ilhas Falklands para os britânicos), situadas a 464 km da costa argentina. O arquipélago, embora pouco habitado, tem uma posição geográfica estratégica.
Os britânicos colonizaram e dominaram o arquipélago desde 1833. Em 1982, a Argentina alegou que as Ilhas Malvinas deveriam ser incorporadas ao território da Argentina, pois com a independência em 1822, teriam direito ao território que antes pertencia à Espanha.
Havia também uma questão política envolvida no caso. Em 1982, a Argentina era uma ditadura, governada pelo presidente Galtiere. Com pouca popularidade, a guerra seria uma forma de unir a opinião pública do país contra um inimigo externo e dar fôlego ao governo. Por outro lado, o Reino Unido era governado pela ministra Margareth Thatcher que também enfrentava um período de baixa popularidade e usou a guerra como arma política interna, reagindo prontamente.
Desenvolvimento e acontecimentos importantes:
- Em 2 de abril de 1982 a Argentina tomou a capital do arquipélago, Port Stanley, passando a chamá-la de Puerto Argentino. O Reino Unido tentou resolver de forma pacífica, exigindo a saída imediata das tropas argentinas da região. Porém, com a recusa argentina, os britânicos enviaram forças militares prontas para o combate para o arquipélago.
- No final de abril de 1982, 100 navios de guerra e 27 mil soldados britânicos chegaram nas ilhas.
- Embora tivessem a vantagem da proximidade territorial, os argentinos não conseguiram fazer frente ao preparo dos militares britânicos e também à superioridade bélica. Enquanto os britânicos combateram com 100 navios de guerra, os argentinos tinham apenas 40. Os britânicos também contavam com aviões de guerra de última geração.
Final (resultado)
Com ampla superioridade militar, o Reino Unido saiu vencedor da guerra e manteve o controle das Ilhas Malvinas. O governo trabalhista de Thatcher ganhou força e ela conseguiu se reeleger primeira-ministra. Já a Argentina entrou em profunda crise econômica e política, teve o presidente Galtiere deposto e deu inicio ao processo de redemocratização do país.
Durante todo conflito, que durou 75 dias, 258 britânicos e 649 argentinos morreram.
Pós-guerra
As relações diplomáticas entre britânicos e argentinos ficaram suspensas e só foram reatadas em 1990. Mesmo assim, ainda existe um clima pouco amigável entre as duas nações.
Em fevereiro de 2012, 30 anos após o conflito, o governo argentino solicitou a reabertura do caso para negociações. O governo britânico recusou prontamente, causando novamente um mal-estar nas relações diplomáticas entre os dois países.
http://www.suapesquisa.com/historia/guerra_malvinas.htm
-
Em 2013 foi realizado um referendo no qual 98% dos votos confirmaram a legitimidade do domínio das ilhas pelos britânicos.
Já a Presidente da Argentina, Cristina Kerchner, diz que o referendo foi ilegal e sem fundamento jurídico.
Mas, qual o interesse da Argentina, em uma disputa que dura 30 anos, por um pequeno arquipélago?
Bom... no PASSADO foi para desviar a atenção dos argentinos em uma época de ditadura e pressões internas.
ATUALMENTE, a visão é que as ilhas têm formação geológica parecida com o pré-sal e podem em um futuro próximo, dar uma rentabilidade econônica, já que o Brasil possui tecnologia para extração.
-
NerdCast 303 - Guerra das Malvinas.
Depois de escutarem esse "podcast", se tiverem um tempinho, nunca mais esquecerão. rsrs
LINK
=D
-
As ilhas das Malvinas(nome argentino) e Falklands para os britânicos foi levado à mídia devido a crise econômica assolando a Argentina(motivo de piada até mesmo de nossa Dilma).
Território já foi palco de guerra, como já disseram os colegas, à mando da DAMA DA FERRO Margareth Tatcher inglesa que aplicava seu precursor plano de neoliberalismo na Grã Bretanha, retirando os planos assistênciais, de forma a aquecer de um país caótico e estagnado.
O confronto não só surpreendeu Leonardo Galtieri, ditador na época, que buscava com a vitória, a redenção e a popularização de seu governo.
Com poderio militar precário a Argentina defendeu uma Grã Bretanha que enviou todo poderio naval e reforço necessário.Resultando num saldo de 650 argentinos e 250 do lado bretão mortos.
Recentemente o assunto voltou a mídia devido Cristina Kritcher tocar no assunto devido ao aniversário de tal embate, numa forma de tirar a atenção da crise econômica. Em resposta, um navio da marinha inglesa, disfarçados com laços, foi enviado como comemoração.
-
O enunciado descreve o estopim para o início da Guerra das Malvinas, que
opôs Argentina e Reino Unido. As ilhas encontram-se a menos de 500 quilômetros
do território argentino. A Inglaterra domina as ilhas desde o século XIX, mas
isso nunca agradou a Argentina, que reivindica a posse do território até os dias
atuais. A guerra foi rápida – durou dois meses – e o Reino Unido ganhou.
Recentemente, em 2013, houve um referendo nas ilhas, onde a maior parte da
população votou pela permanência do domínio britânico. A Guerra do Pacífico
ocorreu no fim do século XIX e opôs Chile, de um lado, e Peru e Bolívia do
outro lado. O Conflito de Beagle, que opôs Chile e Argentina, remonta ao fim do
século XIX, mas só foi resolvido na década de 1980. A guerra do Chaco opôs
Bolívia e Paraguai na década de 1930. A Batalha do Riachuelo ocorreu no
contexto da guerra do Paraguai, que opôs esse país ao Brasil, Argentina e
Uruguai na década de 1860.
A alternativa correta é a letra (A).