SóProvas


ID
893788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de noções de administração, julgue os itens a seguir.

As medidas objetivas, tais como índices de produtividade, questionários de percepção e indicadores referentes a resultados quantitativos, constituem as principais métricas de avaliação de desempenho nas organizações, pois eliminam a subjetividade.

Alternativas
Comentários
  • Por gentileza alguém pode me explicar porque está errado?
  • Steffan. Acredito que seja por que elas diminuem a subjetividade. Apesar do uso dessas técnicas não temos como dizer que elas eliminam a subjetividade, que sempre existirá.
  • Item Errado

    So complementando , que o questionário de pecerpção é uma métrica de Avaliação de desempenho que apresenta a subjetividade do avaliador. 

    Vamos a conquista de nossa vaga. 

    Sucesso Pleno. 
  • As medidas objetivas, tais como índices de produtividade, questionários de percepção e indicadores referentes a resultados quantitativos, constituem as principais métricas de avaliação de desempenho nas organizações, pois eliminam a subjetividade.

    O questionário de percepção é subjetivo, por isso a questão está errada.

  • Na realidade, não existe avaliação PURAMENTE OBJETIVA ou SUBJETIVA de desempenho nas organizações, pois o que determina o sucesso ou insucesso de uma organização é o CONJUNTO dos elementos subjetivos (habilidade pessoal) e objetivos (planejamento). Por conseguinte, mesmo tomando medidas objetivas como principais instrumentos de avaliação de desempenho, NÃO HÁ COMO ABSTER-SE DA SUBJETIVIDADE, pois o fator humano faz parte do dinamismo do desempenho das organizações, como, por exemplo, o baixo índice de produtividade acarretado pela falta de motivação, percepções individualistas etc.
  • Errado!!!

    As medidas objetivas, tais como índices de produtividade, questionários de percepção e indicadores referentes a resultados quantitativos, constituem as principais métricas de avaliação de desempenho nas organizações, pois eliminam a subjetividade.eu creio que o que está errado na questão seja esse pedaço!

    o correto seria:


    As medidas objetivas, tais como índices de produtividade, questionários de percepção e indicadores referentes a resultados quantitativos, constituem as principais métricas de avaliação de desempenho nas organizações, pois não eliminam a subjetividade
  • Vixeeeeee!!!!! pensei completamente diferente de vocês... marcaria Errada mas por outro motivo... índice de produtividade, resultados quantitativos etc, como a propria questao mencionou, são apenas medidas objetivas, diretas.. são dados... elas não avaliam o desempenho da organização... apenas aponta um dado. 
    Eu acho que avaliação de desempenho é um tema muito mais abrangente. Por exemplo, supondo que uma industria faça um gráfico do indice de produtividade de um determinado ano... verificou-se que nos meses de março, abril e maio  a produtividade caiu em relação aos demais meses. O que nois temos ai é uma avaliação de desempenho? n. é apenas um dado. Mas se apartir desse dado investigarmos as causas desse decaimento  da produção... temos ai uma avaliação ? ai sim, uma avaliação de desempenho de produtividade daquele ano.
    Quando li a questao fiz uma analogia a avaliação de desempenho do individuo.. por exemplo se você avalia seu funcionário por o metodo da escala grafica por exemplo, marcando bom a ruim e depois nada faz com esse dado você tem uma avaliação de desempenho? n! você so tera um dado, agora se você analisa esse dado verificando os pontos fortes e fracos de seu funcionário você fez a avaliação de desempenho? ai sim!
  • Errado

    Segundo Arvey e Murphy (1998), medidas objetivas são aquelas relativas ao resultado do trabalho propriamente dito. Já as medidas subjetivas são aquelas que avaliam as dimensões sobre fatores do desempenho ocupacional (relativas à mensuração do comportamento).

    Ainda, Chiavenato, com relação aos métodos possíveis de serem usados pelas organizações, divide-os em dois grupos, com as seguintes características: os de medidas objetivas e os de medida subjetiva. No primeiro grupo, tem-se o uso do absenteísmo e da produtividade e no segundo grupo, destacam-se as técnicas da Escala Gráfica; das Listas de Verificação; das Escalas de Escolha Forçada; das Escalas de Incidentes Críticos; do Método de Classificação e do método de Distribuição Forçada.

    Assim, o erro está em afirmar que os questionários de percepção são medidas objetivas, já ques esses prestam a avaliar dimensões de fatores de desempenho.

    Prof: Adriel de Sá

  • Nao sao as principais, temos a pesquisa de campo que minimiza a subjetividade e bem mais usada...

    erro da questão é falar que sao as principais. 

  • acredito que o erro da questao esta em dizer:

    As medidas objetivas, tais como índices de produtividade, questionários de percepção e indicadores referentes a resultados quantitativos, constituem as principais métricas de avaliação de desempenho nas organizações, pois eliminam a subjetividade.

    pois indice de resultados quantitativos, sao exatamente subjetivos....
    a avaliação de desempenho é muito mais abrangente do que simplesmente numeros...

    A Luta Continua!!

    “LABOR OMINIA VINCIT IMPROBUS”


  • Pô pessoal questionário de percepção medida objetiva!!!? matei a questão rsrsrs

  • Errado. Questionários de percepções são medidas subjetivas e, portanto, não eliminam a subjetividade.

    Quanto mais objetivo for o método de avaliação adotado, menor será a incidência de erros e distorções de avaliação e subjetividade, podendo chegar a zero em alguns casos.

    Segundo Robbins (2005), os critérios mais comuns a serem analisados nas avaliações são os resultados de tarefas individuais, os comportamentos dos avaliados e os traços individuais de personalidade. Nesse caso, os resultados de tarefas são mais indicados por proporcionarem fatores objetivos, enquanto os comportamentos e traços estão ligados a fatores subjetivos.


    Fonte : Andreia Ribas.

  • acho que sempre vai haver um viés, tipo efeito halo e etc

  • As medidas objetivas, tais como índices de produtividade, questionários de percepção e indicadores referentes a resultados quantitativos, constituem as principais métricas de avaliação de desempenho nas organizações, pois eliminam a subjetividade. ERRADA

    O principal erro está em dizer que as medidas objetivas são as principais métricas. Na realidade, as principais medidas utilizadas são as subjetivas. Também há o erro em dizer que os questionários de percepção são medidas objetivas.

    ----------

    Bom, o livro Gestão de Pessoas para Concursos, da Professora Andréia Ribas e Cassiano Salim, na pág. 150, diz o seguinte:

    O instrumento de medida descreve o mecanismo utilizado para se obter valores de um atributo particular. Dever ser quantitativo, isto é, poder ser medido numericamente. No entanto, a medida poder ser objetiva ou subjetiva. A medida subjetiva refere-se às medidas quantitativas do desempenho observável do avaliado durante a realização de tarefas e a medida subjetiva é baseada em opiniões.

    As medidas objetivas representam a contagem objetiva do número de comportamentos ou da quantidade de trabalho produzida. São exemplos de medidas objetivas (número de acidentes, de atrasos etc.).

    As medidas subjetivas são os meios mais frequentemente utilizados para avaliar o desempenho de funcionários. O formulário de classificação por gráfico é o tipo mais comum de medida subjetiva utilizada para avaliar indivíduos, considerando várias dimensões de um desempenho. A maioria dos formulários requer a classificação quantitativa e qualitativa do trabalho, e muitos deles incluem traços pessoais, como aparência, postura etc.

  • índice de produtividade e indicadores quantitativos = MEDIDAS OBJETIVAS = eliminam Subjetividade

    ===============================================================

    questionário de percepção = MEDIDA SUBJETIVA = não elimina a Subjetividade

  • por mais bem elaborado que seja o instrumento de avaliação, jamais conseguiremos eliminar 100% a subjetividade. Com os mesmos indicadores e questionários, um sujeito pode entender que o desempenho foi satisfatório e o outro entender que foi insuficiente. A ideia dos indicadores é diminuir ao mínimo a subjetividade, mas não há como eliminá-la.

     

    Estratégia concursos

  • Gabarito Errado.

     

     

    A avaliação quantitativa deve ser utilizada em conjunto com a avaliação qualitativa. Deste modo, nunca eliminamos totalmente a subjetividade de um processo de avaliação.

     

    Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.

  • Erros principais:

    1) As métricas de avaliação englobam também os resultados qualitativos.

    2) Independentemente de ser quantitativa ou qualitativa, sempre haverá subjetividade - ainda que mínima. Não há garantia de eliminação da subjetividade.

  • Atenção pra pegadinha da banca, pessoal! Em meio a índices objetivos como produtividade e indicadores de resultados, o examinador “enfiou” questionários de percepção, os quais são índices altamente subjetivos, pois dependem de como o avaliador percebe a situação. Logo, item incorreto.

    Gabarito: E