SóProvas


ID
893797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A previsão do tempo a curto e médio prazo — para até sete
dias — ficará mais apurada. O avanço se deve a um programa que
a NASA cedeu ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
(INPE), que poderá, além da temperatura, contribuir para os
meteorologistas conferirem a pluviosidade esperada para a semana
seguinte. Trata-se de um dado fundamental em um período em que
boa parte do país é assolada pelas chuvas de verão.
O Globo, 28/12/2012, p. 32 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e
considerando o tema que ele aborda, além de aspectos relativos ao
nível de desenvolvimento científico do mundo contemporâneo,
julgue os itens seguintes.

País emergente, ao lado de outras forças econômicas que se destacam no cenário global, como China, Índia, Rússia e África do Sul, o Brasil optou por desenvolver um programa espacial de modestas dimensões, o que explica o fato de não construir foguetes nem possuir bases para lançar esses artefatos no espaço.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    embora não esteja explorando o espaço o Brasil possui base de lançamento de foguetes sim.

    Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), foi a denominação atribuída à segunda base de lançamentos de foguetes da Força Aérea Brasileira. Destina-se a realizar missões de lançamentos de satélites e sedia os testes do Veículo Lançador de Satélites (VLS).

    Devido a sua proximidade com a linha do equador, o consumo de combustível para o lançamento de satélites é menor em comparação a outras bases de lançamento existentes. No âmbito do mercado das Missões Espaciais Internacionais, o CLA é o único concorrente do Centro Espacial de Kourou situada na Guiana Francesa, mas ao contrário deste, o centro espacial brasileiro não opera lançamentos constantes em razão de atrasos logísticos e tecnológicos.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_de_Lan%C3%A7amento_de_Alc%C3%A2ntara
  • Complementando o colega.

    Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), conhecido simplesmente como Barreira do Inferno, é uma base da Força Aérea Brasileira para lançamentos de foguetes. Fundada em 1965, se tornou a primeira base aérea de foguetes da América do Sul.[1] Está localizada naRota do Sol, no município de Parnamirim, a 12 km de Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte. Nela se concentram operações de lançamento de foguetes de pequeno e de médio porte.

    O local foi escolhido pois é próximo do equador magnético; aproveitava o suporte logístico já existente; a região apresenta baixo índice pluviométrico; grande área de impacto representado pelo oceano e condições de ventos predominantemente favoráveis.

    O centro é aberto a visitação da população e turistas, porém deve-se fazer um agendamento.[2] Em março de 2011, a então presidenta Dilma Rousseffpassou o carnaval no hotel de trânsito da base, permanecendo isolada, aproveitando a segurança das instalações.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Barreira_do_inferno

  • é só lembrar do terrivel acidente que aconteceu em 2003....


    Acidente de Alcântara

     
    Torre Móvel de Integração do CLA (ao fundo) destruída em 2003.

    Às 13h30min (horário de Brasília) do dia 22 de agosto de 2003, três dias antes da data prevista para o lançamento, uma enorme explosão destruiu o foguete brasileiro VLS-1 V03 em sua plataforma de lançamento no Centro de Lançamento de Alcântara durante os preparativos para o lançamento, matando 21 técnicos civis.1 2

    O objetivo da missão, nomeada Operação São Luís, era colocar o satélite meteorológico Satec do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o nanosatélite Unosat da Universidade do Norte do Paraná em órbita circular equatorial a 750 km de altitude.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_de_Alc%C3%A2ntara

     



  • Correção: A base de Alcantara se encontra no Estado do Maranhão.

    conforme wiki:

    "Ela está situada na latitude 2°18’ sul, e tinha originalmente uma área de 620 km², no município de Alcântara, a 32 km de São Luís, capital do estado brasileiro do Maranhão."
  • Registre-se a coleção de fracassos que o Programa Espacial Brasileiro vem logrando nas últimas décadas. Enquanto Índia, China e até mesmo o Irã têm tido êxitos em seus programas espaciais. E o grande astronauta brasileiro, Sr. Marcos Pontes, não passa de um fanfarrão que ficou famoso às custas do contribuinte e hoje vende a sua imagem para fazer propaganda de travesseiros da NASA.

     

  • Completando os colegas.

     Em Formosa, fica o 6º Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes e Campo de Instrução do Exército Brasileiro(6º GLMF). Nas dependências da unidade, serão construídas outras duas, especializadas em mísseis e foguetes e destinadas a operar o  Astros 2020(...)

    Chamada de Forte de Santa Bárbara, a nova base receberá o avançado míssil AV-TM,de fabricação nacional, com alcance de até 300 quilômetros e lançado por terra, de blindados. As obras, segundo oExército, começam neste semestre(2º\2013), com conclusão prevista para 2018 eum custo total de R$ 1,246 bilhão. (...)

    Fonte: Correio Brasiliense. 

    Gabarito: Errado

  • Brasil: 21 mortos em lançamento de foguete



    Por mais que o Brasil ainda não tenha um programa espacial forte, ele já enfrentou um dos piores acidentes do gênero. Em 2003, durante o lançamento de dois satélites que seriam colocados em órbita pela agência espacial brasileira, o foguete que levaria os equipamentos ao espaço explodiu, causando a morte de 21 funcionários do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) de São José dos Campos (SP).

    Em entrevista para a Folha, o tenente-brigadeiro Astor Nina de Carvalho disse que a explosão foi provocada por um incêndio que ocorreu na base do primeiro estágio do foguete, gerando um calor de cerca de 3 mil ⁰C que derrubou a torre de lançamento sobre o veículo que levaria os satélites para o espaço.

    Investigações posteriores apontaram como prováveis causadores do acidente a presença de gases perigosos e voláteis, sensores deteriorados e interferência eletromagnética no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. Como se não bastasse, funcionários encarregados do controle de qualidade da baseadmitiram estar com excesso de trabalho e falta de empregados.

    O acidente causou um impacto muito grande no programa espacial brasileiro, mas um novo veículo lançador de satélites, o VLS-1 V4, está em desenvolvimento e com planos de ser utilizado em 2013. Quem sabe, no futuro, o Brasil não passe a ser um grande explorador do espaço, certo?

    http://www.tecmundo.com.br/astronomia/20393-as-6-maiores-tragedias-espaciais-de-todos-os-tempos.htm




  • Questão relativamente simples. É só lembrar do CLBI (Centro de Lançamento da Barreira do Inferno) em Natal-RN, e do CLA (Centro de Lançamento de Alcântara) na cidade de Alcântara-MA. Unidades militares subordinadas à FAB com recursos da AEB (Agência Espacial Brasileira).

  • Embora o Brasil realmente tenha um programa espacial pouco desenvolvido se comparado ao de outros países, inclusive emergentes, temos programas de construção de foguetes, veículos lançadores de satélites e bases de lançamento. Atualmente, a principal base é o Centro de Lançamento de Alcântara, situado no Maranhão, onde ocorrem diversas operações. A questão está errada. 


    RESPOSTA: Errado