SóProvas


ID
895282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que concerne a RAID e deduplicação, julgue os itens que se
seguem.

O arranjo de disco do tipo RAID 10 tem por objetivo agregar maior velocidade à gravação dos dados e promover redundância, caso algum disco do arranjo seja danificado.

Alternativas
Comentários
  • RAID 10 ou RAID 0 (zero) + 1

    RAID-0+1

    O RAID 0 + 1 é uma combinação dos níveis 0 (Striping) e 1 (Mirroring), onde os dados são divididos entre os discos para melhorar o rendimento, mas também utilizam outros discos para duplicar as informações. Assim, é possível utilizar o bom rendimento do nível 0 com a redundância do nível 1. No entanto, é necessário pelo menos 4 discos para montar um RAID desse tipo. Tais características fazem do RAID 0 + 1 o mais rápido e seguro, porém o mais caro de ser implantado. No RAID 0+1, se um dos discos vier a falhar, o sistema vira um RAID 0.

    Ex: se os dois discos que possuam a sequencia A1, A3, A5 falharem ao mesmo tempo, haverá perda de dados. Se apenas uma das controladoras falhar, o sistema continua funcionando, mas sem outra tolerância a falha e sem o ganho de velocidade.

    Vantagens:

    • segurança contra perda de dados;
    • pode falhar 1 dos HD's, ou os dois HD's do mesmo DiskGroup, porém deixando de ser RAID 0 + 1.

    Desvantagens:

    • alto custo de expansão de hardware (custo mínimo = 4N HDs);
    • os drives devem ficar em sincronismo de velocidade para obter a máxima performance.

    [editar]RAID 1+0

    RAID-10

    O RAID 1+0, ou 10, exige ao menos 4 discos rígidos. Cada par será espelhado, garantindo redundância, e os pares serão distribuídos, melhorando desempenho. Até metade dos discos pode falhar simultaneamente, sem colocar o conjunto a perder, desde que não falhem os dois discos de um espelho qualquer — razão pela qual usam-se discos de lotes diferentes de cada ‘lado’ do espelho. É o nível recomendado para bases de dados, por ser o mais seguro e dos mais velozes, assim como qualquer outro uso onde a necessidade de economia não se sobreponha à segurança e desempenho.

    Vantagens:

    • segurança contra perda de dados;
    • pode falhar um ou dois dos HDs ao mesmo tempo, dependendo de qual avaria.

    Desvantagens:

    • alto custo de expansão de hardware (custo mínimo = 4N HDs);
    • os drivers devem ficar em sincronismo de velocidade para obter a máxima performance.
  • Para compreender o RAID 10, é necessário entender os níveis de RAID 1 e RAID 0
    RAID 0 --> Também conhecido como striping (fracionamento), o nível RAID 0 é aquele onde os dados são divididos em pequenos segmentos e distribuídos entre os discos. Trata-se de um nível que não oferece proteção contra falhas, já que nele não existe redundância.O foco do RAID 0 acaba sendo o desempenho:como os dados são divididos, cada parte de um arquivo é gravada em unidades diferentes ao mesmo tempo, o que torna a operação mais rápida.
    RAID 1 --> Também conhecido como mirroring (espelhamento), o nível RAID 1 é aquele onde um mesmo dado é gravado em dois HDS. O foco do RAID 1 é a segurança:se o disco principal falhar, os dados são recuperados imediatamente do outro disco.
    RAID 10 --> É um sistema híbrido, que combina o RAID 1 e o RAID 0, logo contém as características dos dois níveis: desempenho + segurança
    Importante lembrar que RAID 10 não é a mesma coisa que RAID 0+1. No RAID 10, se um dos discos falhar o sistema assume as características do RAID 1 e no RAID 0+1, assume as características do RAID 0.
    Mais sobre o assunto aqui:http://www.infowester.com/raid.php

  • As principais características do RAID são: uso do espaço, redundância, desempenho e resiliência. O desempenho sempre melhora com o stripping, pois gravação e leitura são feitas em paralelo, salvo quendo há cálculo de paridade: este, que garante resiliência, sacrifica o desempenho de escrita (vide RAID 5 x RAID 0), mas não o de leitura. Além disso, tanto a redundância quanto a resiliência custam espaço: no RAID 0, um disco para cada disco; no 5, 1 disco para todo o conjunto e, no 6, 2.

    Uma pequena comparação entre diferentes tipos de RAID:



    Fonte: 
    http://www.gatan.com/knowhow/knowhow_15/optimizing.htm
  • RAID significa em português Conjunto Redundante de Discos Independente

    RAID 0

    Seu funcionamento básico consiste na divisão do arquivo que está sendo armazenado seguindo o tamanho configurado no sistema chamado de “chunk size” ou “strip size”.

    RAID 1

    A característica principal aqui é o espelhamento

    RAID 2

    Este tipo é similar ao RAID 0 e ainda utiliza Error Correcting Code (ECC), que é a informação de controle de erros, no lugar da paridade. Atualmente esta tecnologia é obsoleta, pois os HDs  já vem com esta correção internamente

    RAID 3

    Utilizar paridade, por isso utiliza-se pelo menos 3 discos, onde um deles serve apenas para guardar as informações de paridade

    RAID 4

    Semelhante ao RAID 3, mas utiliza bloco de dados maiores e seu uso é mais indicado em sistemas que priorizam a leitura de dados, ou seja, que realizam muito mais consultas do que gravação.

    RAID 5

    Os bits de paridade são distribuídos em todos os discos e não em um único, dando um melhor desempenho em relação ao RAID 4 e ainda uma tolerância a falhas. Seu desempenho é igual ao do RAID 4, com exceção nas leituras sequenciais, que reduzem a eficiência dos algoritmos de leitura por causa da distribuição das informações sobre paridade. Caso haja falha, haverá uma redução na disponibilidade de ambos os dados e a paridade, até a recuperação do disco que falhou, causando assim uma degradação na velocidade de leitura e escrita.

    RAID 0+1 ou RAID 10

    Neste tipo de RAID, é necessário no mínimo 4 discos. Se você entendeu o conceito do RAID 0 e do RAID 1, ficará fácil entender este, pois aqui há uma combinação de ambos, sendo isto chamado de “RAID híbrido”. Cada nível do RAID terá no mínimo 2 discos, ou seja, 2 discos no nível 0 para fazer a divisão dos dados (data stripping) e 2 discos no nível 1 para o espelhamento (mirroring). Desta forma, teremos a junção das vantagens de cada um: redundância e desempenho. Características: Segurança contra perda de dados (redundância); Pode falhar um ou dois HDs ao mesmo tempo; Alto custo de expansão do hardware; Os discos devem estar em sincronismo para ter o máximo desempenho.

  • Curso de Hardware - Vídeo 08 - O que é RAID: http://youtu.be/tg8RpKh8EiI

    Explica as diferenças entre os principais níveis de RAID.
  • Eu acredito que a questão está ERRADA.  A questão explica RAID 01. RAID10 primeiro redundância e depois desempenho. Se levarmos em conta que ambos os RAIDs - 10 e 01 - possuem desempenho e redundancia, também estaria errado, por que RAID 10 e 01 são conceitos diferentes.

  • Pensei que a questão estaria errada ao afirmar melhor desempenho de gravação.

    Eu discordo, pois, se você precisa gravar o dado em dois hds vc perde em desempenho na gravação, já para leitura eu concordo que aumenta o desempenho.