SóProvas


ID
895696
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Nos itens a seguir, são apresentadas propostas de trechos de
correspondências oficiais. Julgue-os quanto à correção gramatical e à
adequação às normas de redação oficial.

Encaminhamos cópia do Processo n.º 20100.001100/2012-15 para que sejam adotadas as providências por parte dessa Coordenação, nos termos do despacho do Diretor-Geral.

Alternativas
Comentários
  • Não trecho não apresenta nenhum erro de ordem gramatical  e está escrito dentro dos princípios da impessoalidade, formalidade, concisão e clareza.

    Sds

    @SagaFederal
  • Gabarito: Certo
    Manual de Redação - Presidência da República
    Não podem existir marcas de apreço ou desapreço; devem ser evitadas as figuras de linguagem, expressões coloquiais e o provérbios populares.
    Desta forma, não há lugar na redação oficial para impressões pessoais, como as que, por exemplo, constam de uma carta a um amigo, ou de um artigo assinado de jornal, ou mesmo de um texto literário.
    A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade que a elabora.

    concisão, a clareza, a objetividade e a formalidade de que nos valemos para elaborar os expedientes oficiais contribuem, ainda, para que seja alcançada a necessária impessoalidade.
  •  Quando se tratar de mero encaminhamento de documentos a estrutura é a seguinte:

            – introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado, segundo a seguinte fórmula:

    "Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal."

            ou

    "Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama no 12, de 1o de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste."

            – desenvolvimento: se o autor da comunicação desejar fazer algum comentário a respeito do documento que encaminha, poderá acrescentar parágrafos dedesenvolvimento; em caso contrário, não há parágrafos de desenvolvimento em aviso ou ofício de mero encaminhamento.

    Fonte: Manual de Redação da Presidência da República

  • Gente, mas não deveria ser "providências por parte desta Coordenação", já que o termo Coordenação ainda seria dito???
  • Concordo com a Lívia, o correto seria utilizar a palavra "desta" e não "dessa". Logo, a frase está errada.
  • Tive a impressão que faltou a sigla do órgão...
    Ou nos processos não cabe a regra do manual? Alguém sabe?

    3.1. Partes do documento no Padrão Ofício

    O aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes:

    a) tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede:

    Exemplos:

    Mem. 123/2002-MF Aviso 123/2002-SG Of. 123/2002-MME
  • Keller, note que o que foi encaminha foi um Processo e não um memorando, ofício ou aviso. Dessa forma, o formato para identificação não precisa ser a do ofício.
  • O emprego de DESTA denotaria PROXIMIDADE com quem fala, no caso, o REMETENTE.

    Porém, no caso em questão, o remetente pede providências à coordenação que RECEBERÁ o documento, cabendo o emprego de DESSA.

    Exemplos:

    ESTA camisa que EU visto agora custou R$ 50,00.

    ESSA camisa que VOCÊ está vestindo tem um bom corte.

    AQUELA camisa na vitrine do outro lado da rua não me agrada. (Denota distância do emissor e do receptor da mensagem)

  • Pois é Yuri, justamente essa minha dúvida.
    Já que o processo não está entre eles e não segue o padrão ofício, qual formato deve seguir?
    Como julgar a questão sem tal informação...seguindo o que acontece na prática...? Será isso...? Sinceramente eu não sei...
  • Se é um ofício de mero encaminhamento, não deveria constar a informação do motivo do encaminhamento, indicação dos dados do documento encaminhado, assunto tratato e a razão do encaminhamento?
  • DESTA =  EMISSOR
    DESSA = RECEPTOR
  • Não faltou o "Sr." antes do cargo ?
  • Complementando!!!

    Encaminhamos (EMISSOR) cópia do Processo n.º 20100.001100/2012-15 para que sejam adotadas as providências por parte dessa Coordenação (RECEPTOR), nos termos do despacho do Diretor-Geral.
  • a dúvida com o "dessa/ desta" mostra que decorar regras qualquer um consegue, agora interpretar o que se lê continua sendo a maior dificuldade de muitos... Solução: LEITURA!
  • Colegas, marquei errada pensando que o "dessa" estava errado. O certo não seria "desta"? Alguém me dá uma luz aí.

  • coloquei como errado pensando que faltava a sigla do órgão.

  • Este trecho trata-se de mero encaminhamento, como consta no Manual de Redação

    – introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado, segundo a seguinte fórmula:

    "Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal."

      ou

    "Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama no 12, de 1o de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste."

    Fonte:

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm


  • Estes pronomes: este, isto e desse e seus derivados (neste, nesse, desse, disso, etc) respeitam aquelas regras que a tia Candinha explicou lá na escola, aquelasque você já disse que conhece. Então vamos falar das regras mais importantes para desenvolver um bom texto, coeso e "lindo", ok.
    Tudo isso se garante respeitando estes dois conceitos: anáfora e catáfora.

    Anáfora - termos que usamos para retomar algo que já foi dito. Nesse caso os termos empregados são estes: DESSE, DESSA, ESSA, NESSA, ISSO, DISSO e todos os que você escrever com "SS". ok?

    Catáfora - termos que usamos para introduzir uma nova idéia. Estes pronomes que vou escrever agora são os usados para isso que acabei de falar: isto, este, neste, deste, e todos os pronomes que você escrever com "ST".

    Esse assunto é algo um tanto difundido no mundo das redações e interpretações de texto, entretanto não encontrado nas gramáticas. Procurei em umas 4 gramáticas há um tempo atrás para fazer um recurso e nada. Como acabo de ter essa idéia com relação a ANÁFORA e CATÁFORA pode ser que encontremos as referências nessa parte da matéria. 

  • Se for possívelalguém poderia me explicar por que a palavra Coordenação está com letra maiuscula no meio da frase e está correto? Pois ao ver outras questões relacionadas a grafia da CESPE, vi que uma letra coloca a questão como errada, no caso, essa palavra Coordenação com letra maiuscula no meio da frase não tornaria essa questão ERRADA?

  • Não teria que identificar o despacho do diretor? Coloquei errado por isso, por não estar identificado qual é o despacho. :/

  • Gabarito: CERTO

     

    Está de acordo com as normas. Note o pronome "dessa" utilizado para reforçar que a Coordenação é o destinatário.

  • Geralmente:

    Desta--> refere-se à instituição que está emitindo

    Dessa --> refere-se ao destinatário da informação... ( está longe)