-
Devem ser características das comunicações oficiais a impessoalidade, o uso do padrão culto da linguagem, a clareza, a concisão, a formalidade e a padronização. No trecho em tela, acredito que o erro está na inclusão do termo "esperadas" e do trecho "tenho o prazer de informar" (o correto seria apenas "informo"), desnecessárias diante do contexto em que aparecem, o que retira do texto a sua concisão. A concisão é uma característica que possibilita fornecer o máximo de informações com o mínimo possível de palavras.
Portanto, item ERRADO.
-
Gabarito: Errado
Manual de Redação - Presidência da República
Não podem existir marcas de apreço ou desapreço; devem ser evitadas as figuras de linguagem, expressões coloquiais e o provérbios populares.
Desta forma, não há lugar na redação oficial para impressões pessoais, como as que, por exemplo, constam de uma carta a um amigo, ou de um artigo assinado de jornal, ou mesmo de um texto literário.
A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade que a elabora.
A concisão, a clareza, a objetividade e a formalidade de que nos valemos para elaborar os expedientes oficiais contribuem, ainda, para que seja alcançada a necessária impessoalidade.
-
São características da Redação Oficial: a IMPESSOALIDADE, a CONCISÃO, o USO DA LINGUAGEM CULTA, a CLAREZA e a UNIFORMIDADE (caracterizada pela formalidade e padronização).
O trecho acima não tem a concisão que caracterizam a Redação Oficial da Administração Pública.
-
Errado
tenho o prazer de...
Isso é uma opinião, marca de pessoalidade
-
Já que foi tratado anteriormente sobre as características (atributos) da Redação Oficial, lá vai uma dica: ICUCU
I mpessoalidade C lareza U niformidade (formalidade e padronização) C oncisão U so do padrão culto de linguagem
-
ERRO GRAMATICAL: Erro de Concordância!!!
Tendo em vista a proximidade das esperadas festas de comemoração do aniversário de 50 anos da nossa instituição, tenho o prazer de informar que este setor terá seu horário de atendimento reduzido em função da necessidade dos preparativos da referida festa.
Corrijam-me se errado.
Força, Fé!!!
-
"Tenho o prazer de informar" que esta questão está errada
-
Quem não teria o prazer de passar essa informação?...rsrsrs
-
Uma dúvida, caberia crase em "Tendo em vista a proximidade.." ??
-
"Tendo em vista a proximidade das esperadas festas de comemoração do aniversário de 50 anos da nossa instituição, tenho o prazer de informar ...."
Fica claro que houve a manifestação de uma opinião, um juízo de valor, portanto, não pode compor uma redação oficial por se tratar de uma expressão inadequada.
-
Olá André creio que não pois "em vista" já tem preposição , tendo em vista alguma coisa e não tendo em vista a alguma coisa
-
Para identificação dos signatários é vedado ter:
- preciosismos: ex - "outrossim", "destarte"
- expressões que exprimam familiaridade: "prezados", "caros", no vocativo
- expressões redundantes: "sem mais", "vimos por meio desta"
- verborragia e prolixidade: "temos a satisfação de comunicar", "nada mais havendo para o momento"
Gabarito errado
-
Tenho prazer... Tem nada de impessoal. Rs
-
Sem contar o subjetivismo no trecho ''esperadas festas de comemoração''.
-
GOSTEI DO ICUCU
colega Pricila Santos rsrssr
-
Gabarito: ERRADO
O item 1.1 diz que deve haver um tratamento impessoal aos assuntos que constam das comunicações oficiais Assim, não pode haver expressões que denotem impressões individuais de quem comunica. Assim, a expressão "tenho o prazer de informar" não é impessoal e descaracteriza a formalidade do texto.