-
Certa.
As relações de causa e efeito mostram as interligações existentes entre os objetivos e seus respectivos indicadores nas quatro perspectivas, ou seja, como as áreas precisam trabalhar juntas nos processos diários e principalmente na criação de seus planejamentos estratégicos.
Bons estudos!
Fonte: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/26803/000760941.pdf?sequence=1
-
Correto
As perspectivas utilizadas pelo BSC (financeira, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento) são inter-relacionadas (relação de causa e efeito entre elas). Essas relações devem ocorrer do geral (de cima) para o particular, iniciando processo com os resultados pretendidos referentes aos clientes e de natureza financeira, passando para os processos de negócio e para infraestrutura, que são os vetores de mudanças. É dessa relação entre vetores e os resultados desejados que se formam as hipóteses que definem a estratégia.
Fonte: (Livro Administração Pública, Augustinho V. Paludo, pág. 217)
-
CORRETO.
Só complementando: O BSC é um modelo de gestão estratégica que busca ALINHAR estratégias, missão e visão da empresa a indicadores de desempenho.
-
BSC é muito mais que dinheiro é o caminho para realidade.Experimente já.
-
Inicialmente as organizações valorizavam apenas os indicadores financeiros, medindo apenas essa perspectiva, porém, Kaplan e Norton alertaram para a importância dos indicadores não financeiros, fundamentais para o equilíbrio organizacional. Os indicadores seriam, então, categorizados em 4 perspectivas: financeira, de clientes, de processos e de aprendizagem e crescimento.
Segundo Augustinho Paludo, as perspectivas dos indicadores do BSC não são estanques, pelo contrário, são inter-relacionadas, formando uma relação de causa e efeito entre elas.
Perspectiva de aprendizado e crescimento: constitui a base para a sustentabilidade da empresa no longo prazo, pois é nesta perspectiva que se analisa a capacidade da organização para melhorar continuamente.
Perspectiva dos processos internos: são os processos internos que criam valor para os clientes, que podem aumentar a produtividade e trazer melhores resultados.
Perspectiva dos clientes: identifica como a organização é vista pelos clientes e como ela pode atendê-lo da melhor maneira possível.
Perspectiva financeira: mostram as consequências econômicas das ações consumadas.
Dessa forma, pode-se perceber, realmente, que elas mantém entre si uma relação de causa e efeito e que os indicadores não financeiros direcionam os indicadores financeiros, uma vez que os resultados financeiros dependerão da capacidade da organização para aprender e melhorar e criar cada vez mais valor aos clientes através de processos internos eficientes e eficazes, a fim de satisfazê-los e, por fim, obter bons resultados financeiros. É um processo que se retroalimenta...
Fonte: livro "Administração Pública" do Augustinho Paludo.
-
Muito bom o seu comentário Guilhermina, o senso de humor é fundamental para aguentarmos esse blá-blá-blá do mundo das organizações. Aguentei isso durante 04 anos e não me arrependo por ver como as demais áreas das ciências humanas e sociais estão desvalorizadas no Brasil.
-
"As relações de causa e efeito, presentes nas medições do BSC, possibilitam o entendimento de como os indicadores não financeiros direcionam os indicadores financeiros na organização."
Pelo que eu entendi, a questão está se referindo a relações do tipo: + satisfação dos clientes,+ retornos, + vendas, + entrada de dinheiro. Mas como é que essa relação está presente nas medições do BSC? Medindo o número de clientes que retornam, por exemplo?
-
Para Kaplan e Norton (1997, p.157), “as relações de causa e efeito de todas as medidas incorporadas ao Scorecard devem estar vinculada a objetivos financeiros.”
Fonte:http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0412264_06_cap_03.pdf
-
As relações de causa e efeito não estão mais relacionadas a gestão da qualidade, com o gráfico de ishikawa? fiquei na dúvida em relação a esta questão...
-
O BSC enfatiza a existência de relações de causa e efeito nas relações entre as perspectivas. Assim, a organização é capaz de compreender como os indicadores não financeiros, como a qualidade do produto ou serviço, direcional os indicadores financeiros, como o da rentabilidade.
Fonte: Pontos dos concursos
-
BSC é um mecanismo para implementação da estratégia, não para sua formulação, que
leva em conta um conjunto equilibrado de indicadores financeiros e não
financeiros.
CESPE
-
Entre as 4 perspectivas do BSC (Crescimento e aprendizagem, processo interno, clientes, financeiro ) há relação de causa e efeito.Lembrando que um dos objetivos do surgimento do BSC foi achar outros indicadores diferentes do financeiro.
-
Item certo.
Kaplan e Norton (2004) destacam que na era industrial, os indicadores tradicionais de desempenho financeiro funcionaram bem. No entanto, hoje em dia, estão em descompasso com as habilidades e competências que as empresas buscam alcançar. Pensando nesta situação, os autores desenvolveram um conjunto de indicadores que proporcionasse aos gerentes uma visão rápida, embora abrangente de toda empresa, dando origem ao Balanced Scorecard (BSC).
Rocha e Oliveira (2006) afirmam ainda que esta ferramenta transforma a missão e estratégia em objetivos e medidas, organizados de acordo com quatro perspectivas diferentes: financeira; do cliente; dos processos internos; e do aprendizado e crescimento, traduzindo as medidas estratégicas de alto nível (subjetivas) em medidas específicas de nível operacional (objetivas).
-
CERTO
O BSC, ou Balanced Scorecard, é uma metodologia de medição e gestão de desempenho, baseada em quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado/crescimento.
-
Acertei usando a lógica, se os clientes estiverem insatisfeitos, então isso pode ser causa para baixa lucratividade.
Gabarito Certo.
-
Na gestão estratégica competitiva, o alinhamento e controle estratégicos são suportados pela ferramenta balanced scorecard (BSC), pela qual se elaboram medidas financeiras e não-financeiras que possibilitam o desdobramento das estratégias a serem implementadas.