SóProvas


ID
895840
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A respeito de orçamento público, julgue os itens seguintes.

O orçamento de desempenho pode ser considerado uma importante evolução no processo de integração entre orçamento e planejamento. Uma de suas principais características é a apresentação dos propósitos e objetivos para os quais os créditos se fazem necessários.

Alternativas
Comentários
  • O Orçamento de Desempenho ou de Realizações constitui-se numa evolução em relação ao orçamento tradicional. Nele evidencia-se a preocupação com o resultado dos gastos e não apenas com o gasto em si. Buscava-se a definição dos propósitos e objetivos para os quais os créditos se faziam necessários, ou seja, a preocupação era saber "as coisas que o governo faz, e não as coisas que o governo adquire", enfatizando, dessa forma, as realizações governamentais em cada programa. Apesar de ter sido um passo importante em direção à racionalidade orçamentária, falta-lhe ainda uma característica importantíssima: a vinculação a um instrumento central de planejamento das ações do governo.
    Jund, Sérgio. Administração, orçamento e contabilidade pública. Ed.Impetus. 
  • Certa.
    O orçamento de desempenho consiste numa das primeiras modalidades do orçamentação moderna (comparado ao orçamento tradicional), posteriormente identificado com a expressão inicial do que viria a ser chamado de prçamento-programa. Ele constitui um processo orçamentário que inova em relação ao orçamento tradicional por incluir, além da explicitação dos itens de gasto de cada unidade, uma dimensão programática, ou seja, a explicitação do programa do trabalho que deve ser realizado com os recursos que estão sendo destinados à unidade. No orçamento de desempenho, a ênfase passa a ser a da busca da eficiência e de economia nas repartições públicas e não na adequação dos seus produtos à necessidades coletivas.
  • Evolução do orçamento público:

    1°) Classico ou Tradicional - se caracterizava por ser um documento apenas de previsão de receita e autorização de despesa. Classificava as despesas por objetos de gastos. Não cogitava em atender as necessidades da administração e da coletividade, nem considerava objetos econômicos e sociais. Era corrigido de acordo com o que se gastava no exercício anterior.

    2°) Orçamento de Desempenho ou de Realizações - verificava o que o gorveno fazia e não apenas o que gastava. Buscava ligar os gastos aos objetivos. Apesar dos objetivos previstos, não era vinculado ao planejamento.

    3°) Orçamento Programa (utilizado atualmente) - expresso por um conjunto de ações a realizar e pela identificação dos recursos necessários a sua execução.
    Vantagens do orçamento progra:
    - melhor planejamento das ações;
    - mais precisão na elaboração dos orçamentos;
    maior oportunidade para redução dos custos;
    - facilidade na identificação de duplicidade de funções;
    - melhor controle na execução do programa;
    - ênfase no que a instituição realiza e não no que ela gasta;

  • Essa questão está ERRADA, a afirmativa que o orçamento desempenho  "marca a evolução da integração do planejamento no orçamento público" é equivocada!  o fato de o orçamento desempenho tratar de uma evolução do orçamento tradicional, não há o que se discutir, mas o fato de ele ser considerado uma evolução da integração entre planejamento e orçamento, esta é a característica que falta para esse ser considerado orçamento-programa. Como pode este ser considerado uma evolução da característica que não lhe é pertinente?? 
  • Primeira parte da Questão: O orçamento de desempenho pode ser considerado uma importante evolução no processo de integração entre orçamento e planejamento.

    Correto. O orçamento de desempenho consiste numa das primeiras modalidades de orçamentação moderna (comparada ao orçamento tradicional), posteriormente identificado como a expressão inicial do que viria a ser chamado orçamento-programa. Por isso, ele pode ser considerado como uma importante evolução no processo de integração entre orçamento e planejamento.
    Apesar de ter sido um passo importante em direção à racionalidade orçamentária, entende-se que o Orçamento de Desempenho não deve ser classificado como orçamento programa, pois lhe falta uma característica principal, qual seja, a vinculação a um instrumento central de planejamento das ações do governo. 


    Segunda Parte da Questão: Uma de suas principais características é a apresentação dos propósitos e objetivos para os quais os créditos se fazem necessários.

    Correto. O Orçamento Programa possui as seguintes características: 
    1) Busca pela definição de propósitos e objetivos
    2) Preocupação com o resultado dos gastos 
  • Reginaldo, em momento algum a questão diz que o orçamento de desempenho marca a evolução da integração do planejamento ao orçamento. A questão diz: "O orçamento de desempenho pode ser considerado uma importante evolução no processo de integração entre orçamento e planejamento. E pode mesmo! Podemos dizer que o orçamento evoluiu da seguinte maneira: Orçamento Clássico ou Tradicional → Orçamento de Desempenho ou de Realizações → Orçamento-programa. 
  • O orçamento por desempenho enfatiza o desempenho organizacional, preocupando-se com o resultado dos gastos e não apenas com o gasto em si, pois não é mais apenas um documento de previsão de receita e autorização de despesas. De fato, ele foi uma evolução se o compararmos com o orçamento tradicional, mas ainda lhe falta vinculação entre planejamento e orçamento.

  • O Orçamento de Desempenho representa uma evolução do Orçamento Tradicional; buscava
    saber o que o Governo fazia (ações orçamentárias) e não apenas o que comprava (elemento de
    despesa). Havia também forte preocupação com os custos dos programas.


    A ênfase é no desempenho organizacional, e avaliam-se os resultados (em termos de
    eficácia – não de efetividade). Procura-se medir o desempenho através do resultado obtido,
    tornando o orçamento um instrumento de gerenciamento para a Administração Pública.


    É um processo orçamentário que se caracteriza por apresentar duas dimensões do
    orçamento: o objeto do gasto e um programa de trabalho, contendo as ações desenvolvidas.


    No entanto, ainda não havia a vinculação com o planejamento, e o critério de classificação
    foi alterado para incorporar o programa de trabalho e a classificação por funções.
    Segundo James Giacomoni, 2008, o “Orçamento de Desempenho é aquele que apresenta os
    propósitos e objetivos para os quais os créditos se fazem necessários, os custos dos
    programas propostos para atingir aqueles objetivos e dados quantitativos que meçam as
    realizações e o trabalho levado a efeito em cada programa”.


    Fonte:Orcamento Publico AFO e LRF - Augustinho Paludo 4° Edição p. 25 e 26

  • CERTO:


    Essa questão é perigosa! Observe que o examinador utilizou a palavra “evolução”, pois – realmente – o orçamento de desempenho foi o modelo que começou a tratar de programas e, por consequência, havia um nível de planejamento envolvido com o orçamento.


    Entretanto, não poderíamos afirmar que foi no orçamento de desempenho que houve a efetiva integração entre o planejado o executado, orçamentariamente, porque essa característica se deu no orçamento-programa.


    No que se refere aos propósitos e objetivos, devemos nos atentar que são características desenvolvidas em nível de execução e para decisões microadministrativas.

  • "É um processo orçamentário que se caracteriza por apresentar duas dimensões do orçamento: o objetivo do gasto e um programa de trabalho, contendo as ações a serem desenvolvidas". (Agustinho Paludo)

  • Questão ridícula..."pode ser considerado uma importante evolução"...

  • GABARITO CERTO

    Orçamento por Desempenho/Realizações

    Preocupação com gasto é secundária;

    Dois aspectos- objeto do gasto e programa de trabalho para execução gasto;

    Ênfase na eficácia e não apenas gasto em si;

    Ainda não há um elo entre planejamento e a execução;

    Ênfase preocupação resultados gastos e não apenas com gasto;

    Ênfase no objetivo gasto público;

    Processo de integração entre orçamento e planejamento;

    Apresentação propósitos e objetivos créditos necessários;

    Objetivo saber o que o governo faz e não o que compra;

    Não há vinculação planejamento anterior;

    Fonte:qconcursos+ Leandro Ravyelle

  • GABARITO: CERTO

    .

    Evolução do orçamento público:

    .

    1°) Clássico ou Tradicional - se caracterizava por ser um documento apenas de previsão de receita e autorização de despesa. Classificava as despesas por objetos de gastos. Não cogitava em atender as necessidades da administração e da coletividade, nem considerava objetos econômicos e sociais. Era corrigido de acordo com o que se gastava no exercício anterior.

    .

    2°) Orçamento de Desempenho ou de Realizações - verificava o que o governo fazia e não apenas o que gastava. Buscava ligar os gastos aos objetivos. Apesar dos objetivos previstos, não era vinculado ao planejamento.

    .

    3°) Orçamento Programa (utilizado atualmente) - expresso por um conjunto de ações a realizar e pela identificação dos recursos necessários a sua execução.

    .
    Vantagens do orçamento programa:

    .
    - melhor planejamento das ações;
    - mais precisão na elaboração dos orçamentos;
    maior oportunidade para redução dos custos;
    - facilidade na identificação de duplicidade de funções;
    - melhor controle na execução do programa;
    - ênfase no que a instituição realiza e não no que ela gasta;

    .

    Bons estudos! Com fé e dedicação com certeza alcançará a sua aprovação!!

    .

    Luiz Claudio

     

  • GABARITO: CERTO
    .

    - O orçamento por desempenho enfatiza o desempenho organizacional, preocupando-se com o resultado dos gastos e não apenas com o gasto em si, pois não é mais apenas um documento de previsão de receita e autorização de despesas. De fato, ele foi uma evolução se o compararmos com o orçamento tradicional, mas ainda lhe falta vinculação entre planejamento e orçamento.
    .
    - O Orçamento de Desempenho ou de Realizações constitui-se numa evolução em relação ao orçamento tradicional. Nele evidencia-se a preocupação com o resultado dos gastos e não apenas com o gasto em si. Buscava-se a definição dos propósitos e objetivos para os quais os créditos se faziam necessários, ou seja, a preocupação era saber "as coisas que o governo faz, e não as coisas que o governo adquire", enfatizando, dessa forma, as realizações governamentais em cada programa. Apesar de ter sido um passo importante em direção à racionalidade orçamentária, falta-lhe ainda uma característica importantíssima: a vinculação a um instrumento central de planejamento das ações do governo.
    .
    - O orçamento de desempenho consiste numa das primeiras modalidades de orçamentação moderna (comparada com o orçamento tradicional), posteriormente identificado como a expressão inicial do que viria a ser chamado de orçamento programa ( embora, pela falta de vínculo ao planejamento, não possa ser considerado ainda o orçamento programa).
    .

    Bons estudos! Com fé e dedicação com certeza alcançará a sua aprovação!!

    .

    Luiz Claudio

  • GABARITO: CERTO
    .

    .

    Q90853 - CESPE 2011 - O orçamento de desempenho é a mais recente evolução do orçamento-programa, fruto das pressões sociais por serviços públicos de melhor qualidade e por mais transparência na gestão pública. ERRADO
    .
    Q18172 – CESPE 2009 - O orçamento de desempenho, também identificado como orçamento moderno, é aquele elaborado com base nos programas de trabalho de governo que serão executados durante o exercício financeiro. ERRADO
    .
    Q58202 – CESPE 2010 - O orçamento de desempenho, voltado para a definição dos propósitos e objetivos próprios dos créditos orçamentários, corresponde ao que, nos dias de hoje, se convencionou chamar de orçamento-programa. ERRADO: Não se trata de uma convenção, pois no orçamento de desempenho não havia planejamento.
    .
    Q298611 – CESPE 2013 - O orçamento de desempenho pode ser considerado uma importante evolução no processo de integração entre orçamento e planejamento. Uma de suas principais características é a apresentação dos propósitos e objetivos para os quais os créditos se fazem necessários. CERTO
    .
    Q489366 - CESPE 2015 - O orçamento de desempenho, por considerar o resultado dos gastos e os níveis organizacionais responsáveis pela execução dos programas, distingue-se do orçamento clássico ou tradicional. CERTO
    .
    Q331159 – CESPE 2013 - Como técnica orçamentária, o orçamento de desempenho negligencia os propósitos e objetivos dos créditos, priorizando a construção de indicadores que permitam a aferição dos resultados a partir de medidas simples e objetivas de desempenho. ERRADO.
    .
    Q627575 – CESPE 2013 - No orçamento de desempenho, consideram-se os seguintes fatores para a mensuração da atuação: economia de custos ou insumos, eficiência técnica na obtenção dos produtos e eficácia dos resultados pretendidos pelas políticas governamentais. CERTO.
    .
    Q359677 – CESPE 2009 - No orçamento por desempenho, a alocação de recursos visa à consecução de objetivos e metas relacionados ao planejamento, no orçamento-programa, visa à aquisição de meios. ERRADO.
    .

    Bons estudos! Com fé e dedicação com certeza alcançará a sua aprovação!!

    .

    Luiz Claudio

  • Orçamento de desempenho / Funcional

     

    Buscava saber o que o governo fazia e não apenas o que comprava. ênfase no desempenho organizacional.

  • Como eu odeio essa materia.

  • Bom dia,

     

    Acertei a questão, mas a parte do "evolução no processo de integração entre orçamento e planejamento" e deixou muito cismado, o orçamento por desempenho é conhecido pela desvinculação ao planejamento, o que veio a ocorrer no orçamento moderno (programa), em fim...Questão ao meu ver bem ambígua ( mas o "meu ver" pouco importa rsrs o que importa é o do Cespe).

     

    Bons estudos

  • errei por fazer o link da palavra objetivo com orçamento programa

  • AAFF, errei por causa da parte "integração entre orçamento e planejamento"

  • questão fdp!!!

  • Kkkkk... Cespe... Fazendo amigos...
  • Certo.

    Orçamento de Desempenho: O orçamento tradicional evoluiu para o orçamento de desempenho, também conhecido como orçamento de realizações. Ele pode ser considerado uma importante evolução no processo de integração entre orçamento e planejamento. Uma de suas principais características é a apresentação dos propósitos e objetivos para os quais os créditos se fazem necessários. Neste tipo de orçamento, o gestor começa a se preocupar com o que o governo realiza e não com o que compra, ou seja, preocupa-se agora em saber as coisas que o governo faz e não as coisas que o governo compra. O orçamento de desempenho é o processo orçamentário que se caracteriza por apresentar duas dimensões do orçamento: o objeto de gasto e um programa de trabalho, contendo as ações desenvolvidas.

    Apesar de ser um passo importante, o orçamento de desempenho ainda se encontra desvinculado de um planejamento central das ações do governo, ou seja, embora já interligue os objetos de gastos aos objetivos, não poderia, ainda, ser considerado um orçamento-programa, visto que lhe faltava uma característica essencial: a vinculação ao Sistema de Planejamento, partiu-se para uma técnica mais elaborada, que foi o orçamento-programa.

  • Acho que já estou vendo estrelinhas, vou tomar café, volto já! Cespe fez a mesma coisa quando elaborou essa. E o pior é que segue a manada....
  • Exatamente! O orçamento de desempenho representou uma evolução no processo de integração entre orçamento e planejamento, porque o gestor começa a se preocupar com os benefícios e com os objetivos dos gastos e não mais apenas com o objeto do gasto. Esta é uma de suas principais características: apresentar os propósitos e objetivos para os quais os créditos se fazem necessários.

    Vale ressaltar que a questão fala que o orçamento de desempenho pode ser considerado uma importante evolução no processo de integração entre orçamento e planejamento. A questão não fala que o orçamento de desempenho possui ou representa a integração entre orçamento e planejamento. Apenas diz que ele foi um importante passo nessa direção. Portanto, a questão está mesmo correta!

    Gabarito: Certo

  • Pessoal, temos a tendência de focar somente nas palavras "desvinculação", "não integração".

    Mas desvinculação de quê?

    O orçamento de desempenho desvinculava o PLANEJAMENTO da EXECUÇÃO, e não desvinculava o PLANEJAMENTO do ORÇAMENTO.

    Tá aí o pega do STC - Supremo Tribunal do Cespe.

  • banca lixo amaldiçoada

  • MAs orçamento desempenho não tinha objetivos. Seu foco era nas ações. Não entendi como ela pode ter sido uma integração entre planejamento e objetivo. Se nem planejamento tinha.

  • CERTO

  • a gente estuda e vem resolver questão de afo Cespe, fica desanimado...

  • CERTO

  • Orçamento de Desempenho, Funcional ou de Realizações

    A evolução do orçamento clássico trouxe um novo enfoque na elaboração da peça orçamentária. Evidenciar as "coisas que o governo compra" passa a ser menos importante em relação às "coisas que o governo faz". Assim, saber o que a administração pública compra tornou-se menos relevante do que saber para que se destina a referida aquisição. O orçamento de desempenho, embora já ligado aos objetivos, não pode, ainda, ser considerado um orçamento-programa, visto que lhe falta uma característica essencial, que é a vinculação ao sistema de planejamento.

     

    Esse modelo orçamentário tinha como característica básica duas dimensões, quais sejam, o objeto de gasto e um programa de trabalho com as ações desenvolvidas. Com isso, esse modelo de orçamento, além de apresentar o objeto de gasto, como no orçamento tradicional, apresentava uma nova dimensão, o programa de trabalho, com a finalidade de avaliar as ações desenvolvidas, quanto ao seu desempenho.

    A importância do orçamento de desempenho era saber “as coisas que o governo faz e não as coisas que o governo gasta”. A ênfase é dada ao resultado, entretanto ainda não se podia falar em orçamento-programa, pois não havia qualquer vinculação do orçamento com o planejamento governamental.

  • CESPE / CEBRASPE - 2013 - CNJ - Técnico Judiciário - Área Administrativa

    O orçamento de desempenho pode ser considerado uma importante evolução no processo de integração entre orçamento e planejamento. Uma de suas principais características é a apresentação dos propósitos e objetivos para os quais os créditos se fazem necessários.

    Como o próprio nome já diz, o Orçamento de Realizações (ou de desempenho) considera não apenas o que o governo compra, mas também o que o governo faz.

    O orçamento de desempenho não pode ser considerado um orçamento programa porque não possui a vinculação ao sistema de planejamento.

  • Frase muito ampla que pode ter muitas interpretações.

    "Pode ser considerado uma importante evolução no processo."

    Ex.:

    A descoberta da roda "pode ser considerado uma importante evolução no processo" para o desenvolvimento da internet.

  • Sérgio Machado | Direção Concursos

    12/12/2019 às 16:09

    Exatamente! O orçamento de desempenho representou uma evolução no processo de integração entre orçamento e planejamento, porque o gestor começa a se preocupar com os benefícios e com os objetivos dos gastos e não mais apenas com o objeto do gasto. Esta é uma de suas principais características: apresentar os propósitos e objetivos para os quais os créditos se fazem necessários.

    Vale ressaltar que a questão fala que o orçamento de desempenho pode ser considerado uma importante evolução no processo de integração entre orçamento e planejamento. A questão não fala que o orçamento de desempenho possui ou representa a integração entre orçamento e planejamento. Apenas diz que ele foi um importante passo nessa direção. Portanto, a questão está mesmo correta!

    Gabarito: Certo

  • Uma das principais características do orçamento desempenho é a apresentação de propósitos e objetivos para os quais os créditos se fazem necessários. A preocupação é com que o governo realiza e não com o que ele compra. Nesta fase, o orçamento ainda é desvinculado do planejamento, apesar de interligar os objetos de gastos aos objetivos.