-
Legislação: Portaria 3214/78 MTE NR 09.I. ERRADO. NR 9 ITEM 9.1.1. A elaboração e implementação do PPRA são obrigatórias para TODOS os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados.II. ERRADO. A NR não fala em subprograma de conservação auditiva, o laudo de análise ergonômica e o perfil profissiográfico, nem em monitoramento da saúde...III. ERRADO. Item 9.3.8.2. Os dados relativos ao programa deverão ser mantidos por um período mínimo de 20 anos.IV. ERRADO. A poeira faz parte do grupo dos riscos químicos. GABARITO LETRA B
-
I - A obrigação de implantação do PPRA independe do número de funcionários e do grau de risco, isto é, todas as empresas são obrigadas a elaborá-lo e implementá-lo.
II - O laudo de análise ergonômica, além de não ser obrigatório, não integra o PPRA. Fica a critério da empresa. O PPP nada tem a ver com o PPRA, e muito menos a NR 09 cita o subprograma de conservação auditiva.
III - O prazo é de 20 anos.
IV - Ruído - agente de risco físico; Poeira - agente de risco químico.
-
Acredito que uma observação interessante a respeito do item II é que a alternativa diz " O PPRA encerra um todo...". Entendo que o PPRA está mais para um início do que um encerramento. Um bom PPRA é indispensável para um bom PCMSO, pois a partir daquele que este terá sua fundamentação. Além do que a norma diz: DEVE estar ARTICULADO com o PCMSO.
Há outros erros na alternativa, mas acho que este ponto também a torna errada.
-
Marçal, com relação ao incisso II, o verbo encerrar tem um significado diferente de "terminar". Na verdade, encerrar aí quer dizer que o PPRA compreende um todo, cujas partes são....
-
1) O QUE É PPRA ?
São as iniciais do Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais - PPRA. Trata-se de uma legislação federal, especificamente a Norma Regulamentadoras no 09, emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego no ano de 1994.
QUAL É O OBJETIVO DO PPRA ?
Estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, frente aos riscos dos ambientes de trabalho.
QUAIS SÃO OS RISCOS AMBIENTAIS ?
Para efeito do PPRA, os riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores.
QUEM ESTÁ OBRIGADO A FAZER O PPRA ?
A elaboração e implementação do PPRA é obrigatória para todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados. Não importa grau de risco ou a quantidade de empregados. Assim, tanto um condomínio, uma loja ou uma refinaria de petróleo, todos estão obrigados a ter PPRA, cada um com suas próprias características e complexidade.
QUEM DEVE ELABORAR O PPRA ?
São legalmente habilitados os Técnicos de Segurança, Engenheiros de Segurança e Médicos do Trabalho.
O PPRA É UM DOCUMENTO QUE DEVE SER APRESENTADO À FISCALIZAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO ?
O PPRA é um programa de ação contínua, não é um documento. Já o documento-base gerado quando de sua elaboração e as ações que compõem o programa podem ser solicitados pelo Fiscal. Caso a empresa possua o documento-base e não existam evidencias de que esteja sendo praticado, o Fiscal entenderá que o programa NÃO EXISTE.
Pika Pika, Pikachuuuuu
-
I - o PPRA é obrigatório em todas as empresas que admitam trabalhadores como empregados, independentemente do grau de risco ou quantidade de funcionários. - ERRADA
II - o PPRA é parte de um conjunto amplo de ações que são definidas pelas normas regulamentadoras. - ERRADA
III - o programa deverá ser mantido na empresa por um período de 20 anos... - ERRADA
IV - Ruído - agente físico / Poeira - agente químico - ERRADA
-
Riscos Químicos - agentes quimicos tem a capacidade de interagir com o organismo do trabalhador e causar problemas de saúde, podem ser absorvidos pela pela ou pelas vias respiratórias (poeiras, névoas, neblinas etc)
Riscos Físicos - capazes de alterar as condições normais do trabalho que o individuo executa (ex: ruído, calor, frio excessivo etc)
Riscos Biológicos - causado por protozoários, vírus, bactérias etc.