-
Resposta C.
?A estrutura matricial é multidimensional. Trata de maximizar as virtudes e minimizar os defeitos das estruturas anteriores. Para isso combina a clássica estrutura vertical funcional, com outra estrutura sobreposta a ela, horizontal ou transversal: a dos projetos.
?As unidades de trabalho são os projetos. Os órgãos permanentes (funcionais) atuam como prestadores de serviços nos projetos. A organização de cada projeto é temporária. Maior versatilidade e otimização dos recursos humanos.
?Dentre as suas principais vantagens temos o equilíbrio dos objetivos, a coordenação entre os setores funcionais e a visão total do projeto através do coordenador (gerente do projeto).
?Seu maior defeito é que o pessoal envolvido venha a ter dois chefes: verticalmente, tem as ordens de seu chefe de departamento funcional; horizontalmente, as ordens do coordenador ou gerentes do projeto. Em uma situação de conflito, os funcionários poderão encontrar-se em apuros.
Vantagens:
?Forma efetiva para conseguir resultados em projetos ou problemas complexos.
?Mais fortemente orientada para resultados.
?Maior grau de especialização.
Desvantagens:
-
ESTRUTURA MATRICIAL
Fonte Imagem: Blog PEGG (Adaptado de CURY, Antonio, 2009, p.258)
É um tipo de estrutura mista, uma excelente alternativa para organizações que desenvolvem projetos, mas também adotam as estruturas: divisional, funcional, staff etc. é indicado para empresas que desenvolvem vários projetos, mas que se utilizam de diversas tecnologias. As principais características são:
- Multidimensional, pois se utiliza de características de estruturas permanentes, por função, produtos e projetos;
- Permanente, sendo temporários apenas os grupos de cada projeto;
- Adaptativa e flexível: quanto mais complexa a ambiência organizacional, mais complexa deve ser a estrutura da empresa;
- Combina a estrutura hierárquica vertical tradicional com uma estrutura superposta, horizontal, de coordenadores de projetos/produtos.
As principais vantagens:
- Equilíbrio de objetivos pela atenção dispensada tanto às áreas funcionais quanto às coordenações de projetos;
- Visão dos objetivos dos projetos por meio das coordenações de projetos;
- Desenvolvimentos de um forte e coeso trabalho de equipe e metas de projetos
- Elimina mão de obra ociosa;
- Elimina extensas cadeias hierárquicas;
- Conhecimento especializado pode estar disponível para todos os projetos igualmente, podendo ser transferido de um projeto para outro;
- Utilização de Mao de obra pode ser flexível.
As principaisDesvantagens:
- Subutilização de recursos disponíveis;
- Insucesso na obtenção de coordenação de funções, no estabelecimento de padrões de eficiência e de uniformidades de prática entre os especialistas que não são controlados por um único chefe;
- Insegurança entre os membros dos projetos;
- Indivíduo de posição intermediária possui dois chefes: chefe do seu departamento funcional e coordenador do projeto onde está alocado;
- Conflito entre gerentes funcionais e coordenadores de projetos quanto à autoridade.
Fonte: http://blogpegg.wordpress.com/2012/03/05/estruturas-organizacionais-contemporaneas/
-
Gabarito: C
Meu comentário não vai chegar aos pés do da Lorrayne Carvalho, mas vou acrescentar algo: Para o perfil traçado na questão, a estrutura matricial é a ideal. Ela vai combinar a estrutura funcional e a de projetos e favorecerá aos administradores quando possuem o corpo técnico abaixo do necessário para desenvolver todos os projetos da empresa 9como elucidou a questão!).
Essa estrutura gera uma maior interação e mobilidade dos funcionários, por isso é a ideal, em que pese a dualidade de comando. (Rodrigo Rennó: 2013: p. 106)
-
Gab. (C)
Questão linda, sem pegadinhas, feita para testar conhecimentos.
-
NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO TIPO MATRICIAL, CADA UM DOS ESPECIALISTAS FUNCIONAIS ENVOLVIDOS EM UM PROJETO, MESMO ESTANDO ALOCADO EM DIVERSOS PROJETOS, PRESERVA SUA LIGAÇÃO E SEUS COMPROMISSOS COM O SEU DEPARTAMENTO DE ORIGEM.
GABARITO ''C''