SóProvas


ID
898495
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O planejamento estratégico é uma ferramenta da gestão organizacional que deve ser elaborado com base no ambiente externo à organização – macroambiente – e no ambiente interno – microambiente. Cada um destes ambientes apresenta variáveis que dão subsídios aos gestores no processo de estruturação do planejamento estratégico.

Sendo assim, sabe-se que, no processo de planejamento estratégico, o

Alternativas
Comentários
  • "Só para deixar claro, o microambiente, o ambiente interno ou organizacional, está na alçada dos gestores, dentro do campo de controle da direção da empresa e ali ela pode mudar e intervir como quiser, basta vontade da empresa.
    O macroambiente, ambiente externo, onde estão inseridos os concorrentes, governo, tecnologias, fornecedores, clientes e tudo que for externo à organização não é afetado diretamente pela vontade dos gestores. Não são controlados pela empresa, ela tem que se adaptar a esse ambiente para sobreviver."

    RESPOSTA LETRA B

    Fonte: http://admcomentada.com.br/estrategia/28-cesgranrio-petrobras-administrador2012/
  • A própria questão diz que  

    "O planejamento estratégico é uma ferramenta ...que deve ser elaborad(a) com base no ambiente externo ...(e) interno "

    Por que não a letra A?

  • Não pode ser a letra A porque o processo não pode controlar as variáveis não controláveis,

  • O Macroambiente é um Amplo Sistema que envolve as organizações, abrangendo os aspectos demográficos, científicos, tecnológicos e ecológicos, físicos, políticos, econômicos, sociais e culturais. Ele interage permanentemente com a organização e esta procura influenciá-lo, mas sua capacidade é relativamente limitada.

    O Microambiente por sua vez, corresponde a sistemas próximos à empresa e que interagem com ela de maneira forte e permanente. Abrange os fornecedores de insumos, os clientes, os competidores e os órgãos governamentais ou regulamentadores. O microambiente influencia permanentemente a empresa e esta também procura influenciá-lo, tendo, quase sempre, alguma capacidade para isso. 

    fonte:wikipédia

    Na minha humilde opinião a letra a) não está certa em hipótese nenhuma, pois como pode controlar variável não controlável?

    espero ter ajudado!


  • microambiente-interno- logo, controlável!

    macroambiente-externo- incontrolável, a empresa deve adaptar-se ao cenário para obter sucesso!!
    GAB:B
  • O ambiente de marketing é composto por um microambiente e um macroambiente. O microambiente consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus Clientes – a própria empresa, os fornecedores, as empresas do canal de marketing, os clientes, os concorrentes e os públicos. O macroambiente consiste em forças sociais maiores que afetam todo o microambiente – forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.

    As variáveis controláveis são aquelas sobre as quais a empresa pode exercer decisão e gerenciamento, resultando em ações táticas que determinem o comportamento no mercado, quais sejam: o produto, a concorrência, o preço, a distribuição, a propaganda e a promoção.

    Já as variáveis incontroláveis são caracterizadas por ocorrências que independem das ações da empresa, mas provocam alterações substanciais no mercado.

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Patricia Pivoto

    MACROAMBIENTE é um conjunto de diversos fatores que não podem ser controlados por uma empresa, mas podem ser previstas, também não atingem só uma empresa, mas atinge varias empresas. 

    FATORES QUE COMPÕEM O MACROAMBIENTE:

    • "Fatores Econômicos: São indicadores sobre o cenário econômico do País em que a empresa atua, sobre o conhecimento e o poder de compra do mercado alvo da empresa.
    • Fatores Políticos: Indicadores sobre a politica se houve eleições atuais que mudaram o cenário econômico tanto internacional como nacional, a relação com os políticos e o próprio governo.
    • Fatores Jurídicos: Envolve Leis estaduais, municipais, constitucionais e Legislações Especificas para casos específicos como por exemplo: Anatel para empresas de telecomunicação.  
    • Fatores Demográficos: Coloca em questões como, raça, sexo, idade, perfil, naturalidade, índice de desenvolvimento humano, índice de gis, nível de renda, classe social, distribuição geográfica.
    • Fatores Tecnológicos: Acompanhamento dos avanços tecnológicos como, a criação de novos e melhores sistemas de gestão, novas maquinas que ajudem no processo de produção, os avanços tecnológico de produtos dos concorrentes (o que acontece muito com produtos eletrônicos).  
    • Fatores Culturais: Estuda a cultura do País em que a empresa atua também do mercado alvo, como proposta se os produtos vão ser bem aceitos ou não.
    • Fatores Religiosos: É importante para o conhecimento e para o planejamento estratégico, quando a empresa atuar em algum país que tenha resistência a carne bovina, como a Índia, por exemplo, onde o Boi é considerado sagrado.  
    • Fatores Ambientais: Um dos mais importantes para a empresa, trabalha com a previsão e os modos de como atuar em uma clima ambiental desfavorável a empresa.
    • Fatores Sociais: Como a sociedade reage a empresa e como impactar de forma positiva a sociedade e o meio que a empresa se encontra".

    FONTE: A INFLUÊNCIA DO MACROAMBIENTE NA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - DANIEL DUARTE e CARLOS TABORDA.