-
Porque não a letra B, manter autoridade compatível com a posição? Afinal a autoridade vai variar com a situação. Já o envolvimento da equipe na tomada de decisão pode não ser o melhor para TODOS os casos.
-
Apenas manter a autoridade não quer dizer que vai liderar, por isso a B está errada.
-
O conceito de liderança situacional consiste da relação entre estilo do líder, maturidade do liderado e situação encontrada. Não existe um estilo de liderança adequado para todas as situações, mas ocasiões e estilos diferentes de gestores.
O modelo de liderança define o comportamento da tarefa, sendo o líder encarregado de dirigir as pessoas, ditando suas funções e objetivos a serem alcançados.
A liderança situacional mostra uma relação entre liderança, motivação e poder, em que o líder estará freqüentemente avaliando seus colaboradores e alterando seu estilo de liderança, sendo ela dinâmica e flexível. A liderança situacional busca utilizar modelos diferentes de atuação conforme a situação encontrada.
A liderança situacional busca conciliar a tarefa a ser executada, concedendo orientação e direção do líder aos colaboradores, o apoio emocional através de um relacionamento adequado e o nível de maturidade dos colaboradores.
A maturidade pode ser definida como a vontade e a capacidade de uma pessoa assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento.
Este modo de liderança pode ser dividido em quatro estilos:
Direção: a liderança ocorre quando o colaborador necessita aprender a tarefa a ser executada, sendo o líder supervisor da tarefa até seu fim, direcionando o colaborador para elaborá-la até conquistar confiança. Orientação: este estilo de liderança ocorre quando o colaborador necessita conhecer a tarefa e conquistar um estímulo para execução dela. O líder contribui apoiando a obtenção de novas idéias e disseminando conhecimento quando o colaborador necessite de ajuda. Apoio: o líder se encarrega de estimular o colaborador para adquirir segurança e buscar o aprendizado, aumentando suas habilidades e conhecimento, dando mais respaldo para o colaborador executar suas tarefas. O líder presta apoio, porém supervisiona pouco. Delegação: ela ocorre quando os colaboradores possuem maior autonomia e liberdade, tendo conhecimento e segurança com as tarefas. O líder mantém um contato com pouca supervisão e pouco apoio. Muitas vezes o colaborador inclusive tem autoridade para decisões de mudanças ambientais conforme o nível hierárquico. Conforme o perfil do colaborador, o líder deve lidar com cada situação encontrada na organização. A maturidade do colaborador faz o líder agir de modos diferentes conforme a necessidade.
-
O nome já nos diz muito, é uma liderança adaptável, que muda conforme a situação, que se adequa a cada fator de mudança e consegue se moldar à realidade.
Um líder situacional deve ser versátil e flexível, sabendo adequar seus estilo, de acordo com a pessoa com quem trabalha e coma situação. Ele utiliza o que há de melhor nas lideranças autocrática, laissez-faire e democrática (veja mais aqui) e aplica, dependendo do grupo que tem à mão e da circunstância. Normalmente lidera escolhendo alguns tipos de ação, como:
– Direção: Usada com pessoas mais inexperientes, pois trata-se de dar instruções bem específicas e acompanhar de perto a execução.
– Treinamento: Assim como na direção, há as instruções dadas e o acompanhamento, porém aqui o líder pede sugestões e explica suas decisões. Usada com pessoas inexperientes e que estão perdendo o interesse.
– Apoio: Líder apóia todo esforço dos liderados para cumprirem as tarefas, compartilha decisões, ou seja, para quem aprecia o estilo mais participativo, iniciantes que gostam de serem ouvidos e apoiados.
– Delegação: Para pessoas experientes, pois o líder passa o poder de decisão para os liderados. Tem que ser usada com pessoas que sabem se portar diante de crises e problemas.
Existe uma matriz, um gráfico criado com os eixos “comportamento diretivo” e “comportamento de apoio” do líder, para sabermos quando se usa cada situação e como o líder age, mais diretivamente ou mais em forma de apoio, chamado modelo de Hersey e Blanchard.
Indo para a questão, temos que saber o que um alguém que esteja sendo procurado para exercer uma liderança situacional precisa ter para contratarmos, das opções a única que tem algo a ver, relacionado mesmo com a liderança situacional é a parte de trabalhar em equipe, pois o líder precisa saber sempre trabalhar bem em equipe, mesmo em situações que ele tenha que ser mais incisivo e autocrático na sua decisão, ele tem que saber que a sua decisão é a melhor para a equipe, além de saber passar muito bem para ela a decisão, para não ocorrer muita resistência.
RESPOSTA LETRA E
PS: A letra D tem um erro de digitação, mas é da prova mesmo. Veio assim e não é o único.
Fonte: Adm comentada
-
Essa questão faz referência ao tipo de liderança situacional, porém não tem haver com a maturidade da equipe, ela trata mais de gestão de projetos, pois para a criação de um projeto se faz necessário a integração e o total envolvimento da equipe para que o projeto flua e se desenvolva como esperado.
-
Comentários breves:
a) Errada. Um bom líder deve ter, além de capacidade técnica, a de lidar com pessoas
b) Errada. Esse é um atributo mais ligado ao “chefe/gestor” (e não ao líder)
c) Errada. Líder não necessariamente deve estar em posição superior a de seus liderados
d) Errada. O líder situacional deve se “moldar” de acordo com a maturidade de seus liderados, sendo assim não estabelecer uma única linha de commando
e) Gabarito. Está aí um atributo que todo o líder deve ter; o líder deve “ouvir” sua equipe.
Se estiver errado, corrija-me
Bons estudos!