SóProvas


ID
899560
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O professor Paulo Saldiva pedala 6 km em 22 minutos de casa para o trabalho, todos os dias. Nunca foi atingido por um carro. Mesmo assim, é vítima diária do trânsito de São Paulo: a cada minuto sobre a bicicleta, seus pulmões são envenenados com 3,3 microgramas de poluição particulada - poeira, fumaça, fuligem, partículas de metal em suspensão, sulfatos, nitratos, carbono, compostos orgânicos e outras substâncias nocivas.
ESCOBAR, H. Sem Ar. O Estado de São Paulo. Ago. 2008

A população de uma metrópole brasileira que vive nas mesmas condições socioambientais das do professor citado no texto apresentará uma tendência de

Alternativas
Comentários
  • viver m grandes cidades, onde existam frábicas, automovéis, faz com que o ar seja poluido, quase que impróprio para se respirar e isso tem como consequência uma maior incidência de doenças respiratórias o que acarreta menor espectivas de vida.
  • A tendência, em uma cidade com altos níveis de poluição, é a diminuição das taxas de fecundidade. Há estudos que relacionam exposição a agentes tóxicos com disfunção sexual, infertilidade e aumento do número de abortos espontâneos. A alternativa (A) está errada.

    A alternativa (B) está correta. A poluição tende a causar e agravar uma série de problemas de saúde, que contribuem para a diminuição da expectativa de vida, como doenças do sistema respiratório.

    A alternativa (C) está incorreta, pois a tendência em locais com alto nível de poluição é de diminuição do crescimento vegetativo, e não aumento.

    A alternativa (D) está incorreta, pois a população idosa é uma das que mais sofre com a poluição atmosférica urbana, de modo que tende a diminuir, e não aumentar.

    A alternativa (E) está incorreta. A poluição não se relaciona diretamente com a quantidade de população jovem de um local, mas apenas com a qualidade de vida.


    Resposta : B

  • Letra B

    A intensa poluição atmosférica provocada pela emissão de gases por automoveis e indústrias prejudica a vida da população urbana, já que esta acaba respirando o ar poluído, aumentando os casos de doenças pulmonares e diminuindo a qualidade e expectativa de vida da população.