SóProvas


ID
899569
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Como os combustíveis energéticos, as tecnologias da informação são, hoje em dia, indispensáveis em todos os setores econômicos. Através delas, um maior número de produtores é capaz de inovar e a obsolescência de bens e serviços se acelera. Longe de estender a vida útil dos equipamentos e a sua capacidade de reparação, o ciclo de vida desses produtos diminui, resultando em maior necessidade de matéria-prima para a fabricação de novos.
GROSSARD, C. Le Monde Diplomatique Brasil. Ano 3, n° 36, 2010 (adaptado).

A postura consumista de nossa sociedade indica a crescente produção de lixo, principalmente nas áreas urbanas, o que, associado a modos incorretos de deposição,

Alternativas
Comentários
  •   A urbanização intensificou-se com a expansão das atividades industriais, fato que atraiu e ainda atrai milhões de pessoas para as cidades. O desenvolvimento e o crescimento desses centros urbanos muitas vezes não ocorrem de maneira planejada, provocando mudanças drásticas na natureza e desencadeando diversos problemas ambientais. 

      A expansão da rede urbana sem o devido planejamento ocasiona problemas ambientais também nas cidades brasileiras. No estado de São Paulo, metade dos municípios ainda utiliza aterros sanitários. Esse fato é muito preocupante, uma vez que o Chorume, resíduo altamente tóxico produzido pela decomposição do lixo urbano,  pode facilmente penetrar no subsolo e, consequentemente, contaminar os recursos hídricos.

    Gabarito: A


  • Letra A

    O problema dos lixões se agravou muito com o crescente consumismo também é fruto da urbanização. As quantidades colossais de lixo produzidas nem sempre são destinadas aos centros mais ecológicos de tratamento, que por sua vez são mais caros. Assim, o peso do lixo e o chorume degrada os solos e pode contaminar o lençol freático, produzindo uma contaminação da cadeia trófica.