SóProvas


ID
899575
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em 1872, Robert Angus Smith criou o termo “chuva ácida” , descrevendo precipitações ácidas em Manchester após a Revolução Industrial. Trata-se do acúmulo demasiado de dióxido de carbono e enxofre na atmosfera que, ao reagirem com compostos dessa camada, formam gotículas de chuva ácida e partículas de aerossóis. A chuva ácida não necessariamente ocorre no local poluidor, pois tais poluentes, ao serem lançados na atmosfera, são levados pelos ventos, podendo provocar a reação em regiões distantes. A água de forma pura apresenta pH 7, e, ao contatar agentes poluidores, reage modificando seu pH para 5,6 e até menos que isso, o que provoca reações, deixando consequências.
Disponível em: http://www.brasilescola.com. Acesso em: 18 maio 2010 (adaptado).

O texto aponta para um fenômeno atmosférico causador de graves problemas ao meio ambiente: a chuva ácida (pluviosidade com pH baixo). Esse fenômeno tem como consequência

Alternativas
Comentários
  • Letra a,pois  precipitação ácida têm impactos adversos sobre as florestas, as água doce e  e os solos, afetando seres vivos, demonstrando efeitos negativos sobre a saúde humana.  Além disso, a precipitação ácida aumenta a corrosividade, causando danos em edifícios e outras estruturas e equipamentos expostos ao ar

  • Verifica-se que o fenômeno da chuva ácida tem ocorrido nos países industrializados, principalmente, naqueles que estão em desenvolvimento como, por exemplo, Brasil, Rússia, China, México e Índia. O setor industrial desses países tem crescido muito, porém de forma desregulada, agredindo, assim, o meio ambiente. Entre as consequências da chuva ácida, pode-se citar: contaminação da água de rios e lagos, assim como de lavouras e do solo; e a danificação de prédios, monumentos históricos e veículos pela corrosão.

    Gabarito: A
  • Letra A

    As chuvas ácidas corroem e acidificam o ambiente onde caem, podendo danificar carros, casas e a qualidade do ar.

    Os ácidos presentes na atmosfera gerados pela emissão de gases tóxicos se precipitam com as chuvas, atingindo monumentos nas cidades, vegetações e áreas de rios e lagoas, o que aumenta gastos públicos com manutenção de estátuas e despoluição dos recursos hídricos.

  • Consequências das chuvas ácidas (tema que despenca no ENEM, galera):

    Os países industrializados são os mais afetados pela chuva ácida. Porém, os poluentes podem ser levados pelas correntes de ar para locais distantes.

    Isso ocorreu nos lagos da Escandinávia, que se tornaram ácidos pelas chuvas em decorrência das atividades industriais da Alemanha, França e Reino Unido.

    Para a natureza, as consequências da chuva ácida são a destruição da cobertura vegetal, acidificação dos solos e das águas de rios e lagos.

    Um exemplo da consequência da chuva ácida foi observado no Brasil. O município litorâneo de Cubatão, em São Paulo, apresenta grande concentração de indústrias e a chuva ácida destruiu a vegetação da encosta da serra do Mar, expondo o solo à erosão.

    Quando a acidificação atinge o solo e as águas de rios e lagos, os seres vivos que habitam esses locais são afetados. A água e o solo se tornam impróprios para abrigar alguns organismos, levando-os a morte.

    A chuva ácida também pode causar a corrosão de mármores e calcários e a oxidação de metais em monumentos históricos, como prédios e estátuas.