SóProvas


ID
899629
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O açúcar e suas técnicas de produção foram levados à Europa pelos árabes no século VIII, durante a Idade Média, mas foi principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que a sua procura foi aumentando. Nessa época passou a ser importado do Oriente Médio e produzido em pequena escala no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo, extremamente caro, chegando a figurar nos dotes de princesas casadoiras.
CAMPOS, R. Grandeza do Brasil no tempo de Antonil (1681-1716). São Paulo: Atual, 1996.

Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização brasileira, em virtude de

Alternativas
Comentários
  • Para responder esta questão é preciso ter conhecimento acerca do que foi o movimento cruzadista e o que se entende por Antigo Sistema Colonial. Ou seja , é preciso clareza acerca de quais eram os objetivos e os métodos de colonização dos europeus nos séculos XV e XVI.
    A colonização do Brasil deve ser entendida no contexto da construção do Mercantilismo nos Estados europeus da época moderna. Em um momento de acumulação de Capital, o objetivo de colonização era obter mercado consumidor e fornecedor exclusivo para as metrópoles. O ideal era o fornecimento de produtos tropicais de alto valor de revenda no mercado internacional e a colônia compraria os produtos manufaturados e escravos vendidos por suas metrópoles.
    Vale a leitura de livro O Mercantilismo, de Francisco José Calazans Falcon , da Coleção Kronos.
    1- A opção A é a correta. Ela expressa a idéia fundamental do lucro a ser obtido com o comércio colonial, dentro da llógica do Exclusivo Colonial. A colônia – Brasil- forneceria açúcar, com exclusividade, para Portugal, cujos comerciantes tinham interesse em uma especiaria com mercado certo na Europa.
    2- A opção B apresenta um erro significativo. Não só os árabes não foram aliados dos portugueses e sim dos italianos, como não estão envolvidos no comércio na América.
    3-  As opções C, D e E referem-se à outras questões e não ao açúcar ou à colonização do Brasil. Além disso não há escassez de mão-de-obra para o plantio de açúcar. As feitorias portuguesas na costa atlântica não compravam açúcar de Portugal . Na verdade os fornecedores eram os contrabandistas ingleses e franceses que vinham do Caribe. Para finalizar, os nativos da América sequer conheciam o açúcar. No Brasil poucos grupos eram agricultores. Em sua maioria eram caçadores e coletores. E o plantio mais significativo era o da mandioca.
  • Importante lembrar que se trata a economia de mercado, e que nesta época prevalecia muitas vezes a monocultura quando havia grande valor agregado no bem produzido, o que possibilitava lucro nas negociações. Foi o que aconteceu com tecidos da França.

  • Vale citar que o clima brasileiro na região escolhida favorecia a plantação da cana. 

  • As Cruzadas

    Chama-se cruzada a qualquer um dos movimentos militares, de caráter parcialmente cristão, que partiram da Europa Ocidental e cujo objetivo era colocar a Terra Santa (nome pelo qual os cristãos denominavam a Palestina) e a cidade de Jerusalém sob a soberania dos cristãos. Estes movimentos estenderam-se entre os séculos XI e XIII, época em que a Palestina estava sob controle dos turcos muçulmanos.

  • Letra A

    Ainda no século XVI o açúcar era considerado uma especiaria, devido ao alto valor que era vendido na Europa. Com isso, comercializar o açúcar geraria uma alta lucratividade devido ao seu alto valor.

  • O açúcar era um item raro e de alta lucratividade na época.

    Letra: A

  • Pessoal, quem dominava a produção do açúcar eram os portugueses que já tinham essas experiências nas ilhas africanas, como açores e madeira.