SóProvas


ID
899650
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O café tem origem na região onde hoje se encontra a Etiópia, mas seu cultivo e consumo se disseminaram a partir da Península Árabe. Aportou à Europa por Constantinopla e, finalmente, em 1615, ganhou a cidade de Veneza. Quando o café chegou à região europeia, alguns clérigos sugeriram que o produto deveria ser excomungado, por ser obra do diabo. O papa Clemente VIII (1592-1605), contudo, resolveu provar a bebida. Tendo gostado do sabor, decidiu que ela deveria ser batizada para que se tornasse uma “bebida verdadeiramente cristã” .
THORN, J. Guia do café. Lisboa: Livros e livros, 1998 (adaptado).

A postura dos clérigos e do papa Clemente VIII diante da introdução do café na Europa Ocidental pode ser explicada pela associação dessa bebida ao

Alternativas
Comentários
  • A questão exige um conhecimento básico acerca de história da Igreja Católica entre os séculos XII e XVI. Não foge, porém , aos temas clássicos de estudo no Ensino Fundamental e Médio como expansão árabe e o Islã, movimento cruzadista, Renascimento e Reforma dos séculos XV e XVI na Europa Ocidental
    1- Na opção A o conceito é ateísmo. Não responde a uma questão sobre a  ação da Igreja na medida em que o conceito nomina a ausência de crença religiosa de qualquer matiz.
    2- A opção B não está correta porque o texto fala claramente em Etiópia e Península Árabe , onde a religião judaica não era e não é predominante.
    3- A opção C cita Hinduísmo, religião da Índia, região que não está em pauta na questão, além de não ser região de origem tampouco de consumo de café
    4- A opção D é a correta. Basta lembrar que o café chega ao ocidente palas mãos dos árabes, muçulmanos, considerados infiéis pela Igreja Católica, instituição fundamental na construção da mentalidade da época
    5- O movimento protestante estava, no século XVI, em processo de crescimento. E, realmente, há até mesmo guerras de caráter religioso na Europa. Um hábito típico das comunidades protestantes poderia, sim, ser considerado “herético” pelas autoridades católicas. No entanto, o café não é de origem europeia (como o texto destaca), seu consumo era restrito e, entre os protestantes, a bebida também não era bem vista.
  • Árabes e cristãos, desde a época das cruzadas vivem um clima hostil. Portanto, gabarito letra D.

  • O surgimento do islã no século VII d.c. e sua expansão pelo norte da África, se espalhando pela Pérsia e chegando a Europa através da Península Ibérica, fez com que representassem a principal ameaça a Igreja Católica na Europa durante quase toda Idade Média. Os muçulmanos só foram expulsos definitivamente da Europa no final do século XV com o fim do processo que ficou conhecido como Reconquista. Dessa maneira, a associação pejorativa ao café está relacionada à sua procedência árabe.

  • Letra D

    ...Se disseminaram a partir da península árabe..

    Obviamente no período medieval, os católicos nao iriam aceitar facilmente um bebida que veio de uma região onde a religião islâmica predominava.

  • GABARITO - D

     ...se disseminaram a partir da Península Árabe...

    Esse trecho mostra que o café veio das regiões onde o islamismo prevalecia, tal religião não era aprovada pelos católicos, o que fez com que os mesmos realizassem esse ritual antes de cultivar o café.

    Caveeeeira!