SóProvas


ID
899674
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A produção de soro antiofídico é feita por meio da extração da peçonha de serpentes que, após tratamento, é introduzida em um cavalo. Em seguida são feitas sangrias para avaliar a concentração de anticorpos produzidos pelo cavalo. Quando essa concentração atinge o valor desejado, é realizada a sangria final para obtenção do soro. As hemácias são devolvidas ao animal, por meio de uma técnica denominada plasmaferese, a fim de reduzir os efeitos colaterais provocados pela sangria.
Disponível em: http://www.infobibos.com. Acesso em: 28 abr. 2010 (adaptado).

A plasmaferese é importante, pois, se o animal ficar com uma baixa quantidade de hemácias, poderá apresentar

Alternativas
Comentários
  • A questão contextualiza bastante, mas o foco é compreender a função das células do sangue no organismo. A baixa de hemácias (ou glóbulos vermelhos) não causaria febre constante nem redução da imunidade, uma vez que são os glóbulos brancos as células responsáveis pela defesa imunológica no sangue, por isso eliminamos a letra A e B. Uma redução do número de células no sangue significa redução dos seus componentes (menor concentração), o que pode diminuir a pressão arterial e não o contrário, letra C incorreta. A leucemia é uma doença que acomete os glóbulos brancos, comprometendo o sistema imunológico do indivíduo, então, eliminamos a letra D. Como a função das hemácias é transportar o oxigênio do pulmão a todas as partes do corpo, uma redução dessas células provocaria deficiência nesse transporte, por isso a letra E está correta.
  • As hemácias são responsáveis pelo transporte de oxigênio. A diminuição de seu número afetará o transporte 

    desse gás para os tecidos.

    Resposta: E

    O que é plasmaferese?

    Plasmaferese (ou plasmaférese) é uma técnica utilizada para fazer a separação entre o plasma e os outros elementos do sangue e para remover do plasma os elementos que possam estar sendo responsáveis pela doença do paciente. A indicação mais comum da plasmaferese é a remoção de anticorpos e complexos autoimunesque estejam atacando órgãos do próprio corpo. Em grego a palavra férese é derivada de um termo que significa "remover uma parte de seu todo"


  • A Hemoglobina é o principal componente das hemácias. De coloração avermelhada, ela possui a função de fazer o transporte de oxigênio pelos diferentes tecidos do corpo humano. Transporta também uma pequena quantidade de gás carbônico.

    O termo plasmaferese refere-se à retirada, tratamento e devolução de componentes do plasma sanguíneo.

    Este procedimento é feito por meio de um acesso venoso (punção ou cateter), sendo adicionado anticoagulante para prevenir a coagulação do sangue, enquanto este é aspirado ininterruptamente para um compartimento de plástico, estéril e descartável que se encontra instalado no equipamento responsável por realizar a plasmaferese ALTRNATIVA E


  • Funções:

    Hemácias: transporte de gases

    Leucócitos: imunidade e defesa

    Plaquetas: coagulação do sangue

  • Pra quem ficou com dúvida entre a D e a E as duas estão corretas mas a E responde melhor o que foi perguntado.

  • A letra d ta errada brother. Ela se refere a uma doença associada aos glóbulos brancos e não as hemácias.

  • Letra E

    -As Hemácias tem a função de transportar gases.

    -Leucócitos sao responsáveis pela imunidade e defesa

    -Plaquetas sao responsáveis pela coagulação do sangue

    Plasmaferese é um processo extracorporal, em que o sangue retirado do paciente é separado nos seus componentes plasma e elementos celulares. Constitui uma variedade da Aferese, e o seu principal objetivo é remover elementos específicos do plasma, nomeadamente, os considerados mediadores de processos patológicos, como anticorpos e imunocomplexos autólogos.

    -As Hemácias sao responsáveis por transporte de gases, em particular oxigênio, sendo assim, sua falta pode ocasionar em problemas no transporte desse gás pelo corpo so animal

  • A leucemia é uma doença que acomete os glóbulos brancos, comprometendo o sistema imunológico do indivíduo, então, eliminamos a letra D. 

  • soro antiofídico: é utilizado como antídoto quando uma pessoa é picada por uma serpente. Esse produto é formado por anticorpos e o seu principal objetivo é neutralizar o veneno que se encontra no sangue e nos tecidos da pessoa que sofreu a picada. Os soros antiofídicos são produzidos a partir do veneno retirado da própria serpente e da hiperimunização de animais. Primeiramente, obtém-se o veneno da serpente da qual se deseja produzir o soro. Posteriormente, esse veneno é inoculado em um animal, normalmente o cavalo, que produz  contra esse antígeno. Após a produção dos anticorpos, é realizada uma sangria, em que se retira cerca de 3% do peso total do animal em sangue. Após a retirada do sangue, este é enviado para laboratórios, que separam a parte ativa e verificam a qualidade do produto produzido.

    plasmaferese (ou plasmaférese): é um tratamento médico no qual usamos uma máquina para remover elementos do plasma sanguíneo que possam ser responsáveis por algumas doenças.

    hemácias: são também conhecidas pelos termos "glóbulos vermelhos" ou "eritrócitos" e sua principal função é o transporte de oxigênio e de gás carbônico no sangue.

  • Se o animal estiver com baixa quantidade de hemácias, ele irá ter problemas no transporte de oxigênio, pois essas células são responsáveis pelo transporte de O2 e CO2.

  • Gabarito, letra E. Hemácias: transporte de oxigênio.