SóProvas


ID
899707
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A cal (óxido de cálcio, CaO), cuja suspensão em água é muito usada como uma tinta de baixo custo, dá uma tonalidade branca aos troncos de árvores. Essa é uma prática muito comum em praças públicas e locais privados, geralmente usada para combater a proliferação de parasitas. Essa aplicação, também chamada de caiação, gera um problema: elimina microrganismos benéficos para a árvore.
Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 1 abr. 2010 (adaptado).

A destruição do microambiente, no tronco de árvores pintadas com cal, é devida ao processo de

Alternativas
Comentários
  • O óxido de cálcio em água origina o hidróxido de cálcio, conhecido por água de cal ou leite de cal. O leite de 

    cal é uma suspensão que é aplicada nos troncos das árvores, provocando alteração no pH dos microambientes, 

    que irá provocar a morte dos microrganismos. Devido à osmose, como a concentração da solução é superior 

    à concentração do microambiente, a água é retirada do mesmo, tornando-o inviável para o desenvolvimento 

    dos microrganismos.

    Resposta: B


  • O ato de pintar os troncos de árvore com cal altera o micro ambiente onde vivem os microrganismos. A presença de cal, por ser um óxido de cálcio, deixa o ambiente com maior concentração de soluto que as células desses microrganismos. Assim, estes irão perder água pelo processo da osmose (movimento da água de um meio menos concentrado para um meio mais concentrado), o que acarreta numa desidratação excessiva e consequente morte. Letra B correta.


  • O CaO, faz com que o meio extracelular fique mais concentrado Ca++. A alta concentração desse íon no meio extracelular cria um desequilíbrio entre o meio intracelular e o meio extracelular, levando a saída de água do meio menos concentrado de íons (dentro da célula) para o meio mais concentrado (fora da célula). Essa fenômeno é denominado osmose. Em virtude da saída de água, a célula pode morrer por estresse hídrico.

  • Letra B

    O acréscimo de Cal torna o meio hipertônico. O meio hipertônico em relação as células dos microrganismos faz com que a agua migre da célula para o meio, em um fenômeno de osmose, desidratando os microrganismos e impedindo sua instalação.

    Em outras palavras: O Cal faz as células perderem agua, fazendo elas ficarem desidratadas e como consequência, a morte.

  • A cal, (óxido de cálcio, CaO), é higroscópica, retirando água do microambiente pelo processo de osmose, tornando-o inviável ao desenvolvimento de microrganismos.

  • A presença de cal nos troncos das árvores, por ser um óxido de cálcio, irá deixar o ambiente com uma maior concentração de soluto que as células dos microrganismos. Esses organismos irão perder água pelo processo de osmose (que é a água se movimento de um meio menos concentrado para um mais concentrado), o que vai causar uma desidratação e consequentemente, morte.

  • Como bem o sabe a prestimosa instituição que é o Exército brasileiro.