SóProvas


ID
899734
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um instituto de pesquisa norte-americano divulgou recentemente ter criado uma “célula sintética” , uma bactéria chamada de Mycoplasma mycoides. Os pesquisadores montaram uma sequência de nucleotídeos, que formam o único cromossomo dessa bactéria, o qual foi introduzido em outra espécie de bactéria, a Mycoplasma capricolum. Após a introdução, o cromossomo da M. capricolum foi neutralizado e o cromossomo artificial da M. mycoides começou a gerenciar a célula, produzindo suas proteínas. GILBSON e t al. Creation o f a Bacterial Cell Controlled by a Chemically synthesized Genome. Science v. 329, 2010 (adaptado).

A importância dessa inovação tecnológica para a comunidade científica se deve à

Alternativas
Comentários
  • É uma questão de nível médio a difícil, pois envolve técnicas da biotecnologia, conceitos de genética e síntese de proteínas. A inovação descrita pelo enunciado é de grande importância na comunidade científica, pois, uma vez sendo possível inserir um cromossomo artificial e este gerenciar uma célula bacteriana, por exemplo, tal fato abriria possibilidades de se programar geneticamente microrganismos capazes de produzir medicamentos, vacinas ou combustíveis. 
  • O experimento descrito representa um novo passo rumo à possibilidade de produzir substâncias de interesse 

    médico e de combustíveis por meio da manipulação de material genético de microrganismos.

    Resposta: D


  • O procedimento descrito corresponde a inserção de material genético de um organismo em outro, da mesma espécie ou não, para serem sintetizadas substâncias de interesse médico e econômico. O desenvolvimento dessa técnica permite a reprogramação genética desses organismos e outros mais complexos, com a finalidade de produzir vacinas, medicamentos e combustíveis.

  • Letra D

    ...Começou a gerenciar à célula, produzindo suas proteínas...

  • n marquei a d pq pensei na bioética....

  • Gabarito D

    Sendo possível inserir um cromossomo artificial e este gerenciar uma célula bacteriana, por exemplo, tal fato abriria possibilidades de se programar geneticamente microrganismos capazes de produzir medicamentos, vacinas ou combustíveis.