Em virtude do processo de deposição de lixo, esse material fica bastante compactado, consequentemente, há ausência de oxigênio. As bactérias, responsáveis pela degradação desse material, são as anaeróbicas, dentre as quais podemos encontrar as bactérias metanogênicas, que geram como um dos produtos finais o gás metano. Esse gás, quando não canalizado adequadamente para fora, gera bolsões de gás que são altamente inflamáveis e, com isso, podem gerar explosões.
LETRA B
Organismos como as bactérias, nos processos de degradação da matéria orgânica em condições de baixa concentração de oxigênio utilizam outros aceptores de elétrons como, por exemplo, NO3, SO2, ou CO2.
No caso da utilização do gás carbônico como aceptor, é formado o gás metano, o que geralmente acontece em ambientes naturais como solo, fundo de rios, lagos e mares e até mesmo em órgãos digestivos de animais ruminantes. Por isso, a opção correta é a letra B.
Na respiração aeróbica são produzidos 38 ATPs, liberando gás carbônico e água na presença de oxigênio, não havendo produção de metano, letra A incorreta.
Os produtos da fotossíntese são glicose e oxigênio, letra C incorreta.
Na letra D, o gás carbônico funciona como aceptor de elétrons e o metano é um produto gerado.
Como a produção desse gás se dá em condições anaeróbias, a letra E também está incorreta.