SóProvas


ID
899857
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O tema da velhice foi objeto de estudo de brilhantes filósofos ao longo dos tempos. Um dos melhores livros sobre o assunto foi escrito pelo pensador e orador romano Cícero: A Arte do Envelhecimento. Cícero nota, primeiramente, que todas as idades têm seus encantos e suas dificuldades. E depois aponta para um paradoxo da humanidade. Todos sonhamos ter uma vida longa, o que significa viver muitos anos. Quando realizamos a meta, em vez de celebrar o feito, nos atiramos a um estado de melancolia e amargura. Ler as palavras de Cícero sobre envelhecimento pode ajudar a aceitar melhor a passagem do tempo.
NOGUEIRA, P. Saúde & Bem-Estar Antienvelhecimento. Época. 28 abr. 2008.

O autor discute problemas relacionados ao envelhecimento, apresentando argumentos que levam a inferir que seu objetivo é

Alternativas
Comentários
  • O texto é construído de maneira que leve o leitor a refletir sobre o tema envelhecimento. Inicialmente o autor introduz o assunto ao comentar que o tema foi objeto de estudo entre vários filósofos, entre eles Cícero. O filósofo aponta que todos desejam uma vida longa, mas ao alcançarem isso, tornam-se melancólicos por estarem velhos. No fim, o autor comenta que ler a obra de Cícero sobre o processo de envelhecimento nos ajuda a aceitar melhor a ação do tempo. A partir deste processo o autor nos leva a deduzir que é possível, sim, aceitar a passagem do tempo nas nossas vidas. Ele constrói este argumento ao apresentar a obra de Cícero, fazer um breve resumo sobre o tema e concluir que a partir da obra do filósofo, podemos entender, compreender melhor o processo de envelhecimento, ou seja, envelhecer não precisa ser um tormento, apenas precisa ser interpretado da melhor maneira possível. A frase final do texto é a “peça-chave” para a interpretação desta questão. Desta forma, a alternativa A está incorreta porque o texto não esclarece que a velhice é inevitável, ele vai além disso: a proposta é mostrar que é possível viver com a velhice. A alternativa B está incorreta também porque ele não apresenta fatos, e sim uma visão geral sobre como a sociedade encara o envelhecimento. O autor não defende a ideia de que a velhice é desagradável, pois é contrária à última frase do texto, o que torna a letra C incorreta. E também não há proposta de luta contra o envelhecimento, o que torna a letra D errada também. A alternativa que responde a questão é a letra E
  • A intenção do autor é ajudar as pessoas a aceitarem melhor o envelhecimento, no sentido de lhes mostrar que é possível envelhecer de forma positiva, sem angústias, melancolias e amarguras. Como dito ao fim do trecho citado na questão, o autor tenta fazer com que se entenda melhor a passagem do tempo.

  • Texto bem interessante. Realmente, nos preocupamos em crescer, amadurecer, viver e quando chegamos na velhice, ao invés de se orgulhar pelo tanto que viveu e fez, a maioria esmagadora trata a velhice com desprezo e melancolia.

  • ...Ler as palavras de Cicero sobre envelhecimento pode ajudar a aceitar melhor a passagem do tempo.

    A intenção do texto é apresentar a ideia de que é possível aceitar o envelhecimento sem angústias ou amarguras e que cada fase da vida possui os seus encantos e dificuldades.

    Letra E

  • COMANDO DA QUESTÃO! SEMPRE O COMANDO DA QUESTÃO!

    ... Apresentando argumentos que levam a inferir que seu objetivo é

    E) mostrar às pessoas que é possível aceitar, sem angústia, o envelhecimento.

    ARGUMENTAÇÃO: Argumentação é um recurso que tem como propósito convencer alguém, para que esse tenha a opinião ou o comportamento alterado. No momento da construção textual, os argumentos serão as provas que apresentaremos, com o propósito de defender nossa Ideia/Tese e convencer o leitor de que essa é a ideia correta.

    • Ordem do raciocínio: Tese--> Argumentos--> objetivo/intenção

    No trecho:

    Possível tese:O envelhecimento pode ser positivo

    Um dos argumentos citados: Ler a obra de Cícero por ajudar a aceitar melhor a passagem do tempo

    Possível objetivo implícito: Convencer o leitor (ou até mudar seu comportamento) de que o envelhecimento é uma conquista; é positivo; é natural etc. etc.