SóProvas


ID
899875
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No Brasil, a condição cidadã, embora dependa da leitura e da escrita, não se basta pela enunciação do direito, nem pelo domínio desses instrumentos, o que, sem dúvida, viabiliza melhor participação social. A condição cidadã depende, seguramente, da ruptura com o ciclo da pobreza, que penaliza um largo contingente populacional.
Formação de leitore s e construção da cidadania , memória e presença do PROLER. Rio de Janeiro: FBN, 2008.

Ao argumentar que a aquisição das habilidades de leitura e escrita não são suficientes para garantir o exercício da cidadania, o autor

Alternativas
Comentários
  • No texto o autor analisa as condições de ser cidadão no país. Embora ele considere a leitura e a escrita como instrumentos que fazem parte desta condição, ele informa que além de expor os direitos, é necessária a ruptura do ciclo da pobreza, que impede a viabilização da condição cidadã. Ao avaliar que as habilidades de escrita e de leitura não são suficientes para a condição cidadã, o autor faz uma crítica a respeito da condição de vida do brasileiro, ligada, ainda, à pobreza. Neste caso, a alternativa que responde esta questão é a letra D.
  • Comentário da professora:

    No texto o autor analisa as condições de ser cidadão no país. Embora ele considere a leitura e a escrita como instrumentos que fazem parte desta condição, ele informa que além de expor os direitos, é necessária a ruptura do ciclo da pobreza, que impede a viabilização da condição cidadã. Ao avaliar que as habilidades de escrita e de leitura não são suficientes para a condição cidadã, o autor faz uma crítica a respeito da condição de vida do brasileiro, ligada, ainda, à pobreza. Neste caso, a alternativa que responde esta questão é a letra D.

  • O autor faz uma critica a condição social de inúmeros brasileiros que ainda vivem à margem da pobreza, confirmando que a leitura e a escrita não são suficientes para garantir a formação cidadã dos indivíduos.

    Letra D

  • Lembrem, CRÍTICA não é algo ruim, e sim apenas a opinião do autor sobre determinado tema.

    GAB: D