SóProvas


ID
899881
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Abatidos pelo fadinho harmonioso e nostálgico dos desterrados, iam todos, até mesmo os brasileiros, se concentrando e caindo em tristeza; mas, de repente, o cavaquinho de Porfiro, acompanhado pelo violão do Firmo, romperam vibrantemente com um chorado baiano. Nada mais que os primeiros acordes da música crioula para que o sangue de toda aquela gente despertasse logo, como se alguém lhe fustigasse o corpo com urtigas bravas. E seguiram-se outras notas, e outras, cada vez mais ardentes e mais delirantes. Já não eram dois instrumentos que soavam, eram lúbricos gemidos e suspiros soltos em torrente, a correrem serpenteando, como cobras numa floresta incendiada; eram ais convulsos, chorados em frenesi de amor: música feita de beijos e soluços gostosos; carícia de fera, carícia de doer, fazendo estalar de gozo.
AZEVEDO, A. O C o r t iç o . São Paulo: Ática, 1983 (fragmento).

No romance O Cortiço (1890), de Aluízio Azevedo, as personagens são observadas como elementos coletivos caracterizados por condicionantes de origem social, sexo e etnia. Na passagem transcrita, o confronto entre brasileiros e portugueses revela prevalência do elemento brasileiro, pois

Alternativas
Comentários
  • A resposta é fácil e precisa, apenas, da interpretação correta do texto. Fragmento da obra “O Cortiço”, de Aluízio Azevedo, o texto apresenta, inicialmente, a relação entre a música e o comportamento de um grupo social – neste caso, o fado, música de origem portuguesa, e os brasileiros. Envolvidos pelo ritmo do fado, os brasileiros sentem-se mais comedidos e caem em tristeza. Ao ouvirem o som do cavaquinho e do violão, voltam a ficar alegres novamente ao som do chorado baiano. A partir disso, o grupo se mostra “vivo” diante do ritmo da música, resultando numa dança frenética, partindo, então, para o ato sexual. O enunciado mostra que a música brasileira envolve por completo o grupo, ocupando o lugar que antes era do fado. A prevalência do elemento brasileiro mostra a influência da música. A resposta da questão é a letra C. O aluno deve prestar atenção ao que o enunciado informa, pois a resposta está relacionada à prevalência do instrumento brasileiro, ou seja, a influência da música no grupo destacado na questão.
    A questão A está incorreta porque o texto não destaca a relevância de nomes brasileiros e portugueses. A questão B também está incorreta porque o cenário português não é inexpressivo (não podemos esquecer do fado, que já assumia um espaço no início do fragmento). O texto não está relacionado ao sentimentalismo, o destaque é a influência da música no comportamento do grupo, logo a alternativa D está incorreta. E a letra E está incorreta porque o foco não é a habilidade dos brasileiros com os instrumentos musicais.
  • Gabarito: C

    Fonte: educação.globo.com

  • No trecho "nada mais que os primeiros acordes da música crioula para que o sangue de toda aquela gente despertasse logo" há uma elevação da música brasileira sobre a portuguesa, também corroborada pela visão determinista da época, pois o texto descreve que as canções incitavam nas personagens o ardor, a transformação a partir da músicas e da dança.

    Letra C

  • Trechos do romance "O cortiço" já caíram mais de uma vez no Enem, vamos ficar ligados!

    Bons estudos!!

  • A resposta é fácil e precisa, apenas, da interpretação correta do texto. Fragmento da obra “O Cortiço”, de Aluízio Azevedo, o texto apresenta, inicialmente, a relação entre a música e o comportamento de um grupo social – neste caso, o fado, música de origem portuguesa, e os brasileiros. Envolvidos pelo ritmo do fado, os brasileiros sentem-se mais comedidos e caem em tristeza. Ao ouvirem o som do cavaquinho e do violão, voltam a ficar alegres novamente ao som do chorado baiano. A partir disso, o grupo se mostra “vivo” diante do ritmo da música, resultando numa dança frenética, partindo, então, para o ato sexual. O enunciado mostra que a música brasileira envolve por completo o grupo, ocupando o lugar que antes era do fado. A prevalência do elemento brasileiro mostra a influência da música.

    A resposta da questão é a letra C.

    O aluno deve prestar atenção ao que o enunciado informa, pois a resposta está relacionada à prevalência do instrumento brasileiro, ou seja, a influência da música no grupo destacado na questão.

    A questão A está incorreta porque o texto não destaca a relevância de nomes brasileiros e portugueses.

    A questão B também está incorreta porque o cenário português não é inexpressivo (não podemos esquecer do fado, que já assumia um espaço no início do fragmento).

    O texto não está relacionado ao sentimentalismo, o destaque é a influência da música no comportamento do grupo, logo a alternativa D está incorreta.

    E a letra E está incorreta porque o foco não é a habilidade dos brasileiros com os instrumentos musicais.