SóProvas


ID
900499
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Redundância signifca ter componentes de reserva, a postos, para substituir o principal, caso este falhe por qualquer motivo. no caso dos discos rígidos, existem diferentes modos de operação do RAID. O modo RAID, no qual são usados 2 HDs, onde o primeiro HD armazena dados e o segundo armazena uma cópia exata do primeiro, atualizada em tempo real, é o

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B
    RAID 1 (Mirroring): No RAID 1 são usados dois HDs (ou qualquer outro número par). O primeiro HD armazena dados e o segundo armazena um cópia exata do primeiro, atualizada em tempo real. Se o primeiro HD falha, a controladora automaticamente chaveia para o segundo HD, permitindo que o sistema continue funcionando. Em servidores é comum o uso de HDs com suporte a hot-swap, o que permite que o HD defeituoso seja substituído a quente, com o servidor ligado. A desvantagem em usar RAID 1 é que metade do espaço de armazenamento é sacrificado.

    Bons Estudos!!!!
  • LETRA B -

    RAID-1
    é o nível de RAID que implementa o espelhamento de disco, também conhecido como mirror. Para esta implementação são necessários no mínimo dois discos. O funcionamento deste nível é simples: todos os dados são gravados em dois discos diferentes; se um disco falhar ou for removido, os dados preservados no outro disco permitem a não descontinuidade da operação do sistema.
  • Referência.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/RAID

  • Gabarito B

    Também conhecido como Mirroring ou espelhamento o RAID 1 é um arranjo de discos que necessita de pelo menos dois HDs onde o segundo espelha em tempo real tudo que é gravado no primeiro, proporcionando disponibilidade e segurança dos dados armazenados.

     

    Quando implementado o RAID 1 faz com que o sistema enxergue apenas metade dos discos instalados, ou seja, você terá metade do espaço de armazenamento porém terá o dobro de confiabilidade e proteção dos seus dados, pois quando um dos discos do array deixa de funcionar o outro assume seu papel automaticamente e de maneira transparente ao usuário.

     

    Quando um dos HDs titulares apresenta falhas, o administrador de TI é notificado pelo sistema mas servidor continua funcionando normalmente com o HD espelhado e se você possuir uma controladora RAID SCSI ou SAS pode se utilizar do hot swap para substituir o disco nem mesmo precisar desligar o servidor. Tornando o RAID-1 uma boa solução para quem precisa de alta disponibilidade mas não tem um grande orçamento.

      

    Apesar da utilização de dois discos, o RAID 1 não oferece nenhum ganho de performace na taxa de gravação de arquivos, muitas vezes nota-se até uma ligeira perda desempenho que se deve ao fato do sistema ter que gravar os dados simultaneamente no par espelhado. Porém pode-se ler simultaneamente dos dois discos espelhados, garantindo assim o dobro de desempenho na taxa de leitura.




    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • b-

    RAID1 (mirroring) conecta nominino 2 hdds, salvando dados em 1 e oferecendo redundancia no outro. a capacidade em RAID1 é igual ao hdd menor (o maior necessita de mais espaço para administrar redundancia).