SóProvas


ID
900751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2003
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Determinado estado da Federação editou emenda à constituição estadual, por meio da qual outorgou prerrogativas de caráter processual penal ao governador de estado, consistentes na imunidade a prisão cautelar e na imunidade a qualquer processo penal por delitos estranhos à função governamental.

A respeito da situação hipotética descrita, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • *ADI>>> Esfera Federal e Esfera Estadual.

    *ADC>>> Esfera Federal        

    *ADPF>>> Esfera Federal, Esfera Estadual e Esfera Municipal.

    Isto posto, sabendo essas classificações dá para resolver a referida questão. Haja vista que, a emenda constitucional estadual mencionada, apesar de contrariar princípios e dispositivos constantes da Constituição da República, por se tratar de norma de natureza constitucional, não está sujeita ao controle de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal, por meio de ação direta. Ou seja, está sujeita, sim! De modo que, a Ação Direta de Constitucionalidade é apreciada tanto no STF, quanto no TJ .
  • Processo:ADI 1008 PI - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO PIAUI - OUTORGA DE PRERROGATIVAS DE CARÁTER PROCESSUAL PENAL AO GOVERNADOR DO ESTADO - IMUNIDADE A PRISÃO CAUTELAR E A QUALQUER PROCESSO PENAL POR DELITOS ESTRANHOS A FUNÇÃO GOVERNAMENTAL - INADMISSIBILIDADE - OFENSA AO PRINCÍPIO REPUBLICANO - USURPAÇÃO DE COMPETÊNCIA LEGISLATIVA DA UNIÃO - PRERROGATIVAS INERENTES AO PRESIDENTE DA REPUBLICA ENQUANTO CHEFE DE ESTADO (CF/88, ART. 86, PARS.- O Estado-membro, ainda que em norma constante de sua propria Constituição, não dispõe de competência para outorgar ao Governador a prerrogativa extraordinária da imunidade a prisão em flagrante, a prisão preventiva e a prisão temporaria, pois a disciplinação dessas modalidades de prisão cautelar submete-se, com exclusividade, ao poder normativo da União Federal, por efeito de expressa reserva constitucional de competência definida pela Carta da Republica. 
     A norma constante da Constituição estadual - que impede a prisão do Governador de Estado antes de sua condenação penal definitiva - não se reveste de validade jurídica e, consequentemente, não pode subsistir em face de sua evidente incompatibilidade com o texto da Constituição Federal. 

  • Entendo que a questão estaria desatualizada, tendo-se em vista a jurisprudência transcrita por Marília.

  • Gabarito: D

    Jesus Abençoe!

    Bons Estudos!

  • O enunciado da questão está pedindo a alternativa INCORRETA...

    D- A emenda constitucional estadual mencionada, apesar de contrariar princípios e dispositivos constantes da Constituição da República, por se tratar de norma de natureza constitucional, não está sujeita ao controle de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal, por meio de ação direta.

  • AFF! Lendo a afirmativa B, só pensei "Nooouuss... totalmente correta!" e já a marquei, sem nem ler as demais afirmativas, esquecendo que o enunciado pede a INCORRETA e não a correta! Puutz! KKKK... tambéém, a hooora q estudo!! Já dormindo aqui. KKK