SóProvas


ID
900976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de teorias e modelos da administração pública, cultura
organizacional e tecnologias gerenciais, julgue os itens a seguir.

A cultura e subculturas das organizações resultam do processo de adaptação ao ambiente e da integração interna do grupo organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Correto
    O subsistema humano e cultural são compostas pela cultura oficial da organização e pela cultura dos subgrupos organizacionais, podendo haver uma cultura em comum e subculturas desenvolvidas em diferentes áreas e departamentos. Porexemplo, indivíduos que possuam experiências de trabalho, posições em organizações, executam o mesmo tipo de tarefa e tendem a desenvolver valores e visões de mundo semelhante na prática profissional, desenvolvendo assim valores, padrões,comportamentos e uma linguagem similar. Trata-se de uma identidade social. É possívelen contrar padrões culturais próprios em cada tipo de sistema (SCHEIN, apud MOTTA EVASCONCELOS, 2002).
  • "Mas afinal, o que é cultura organizacional? SCHEIN (1993), apresenta um dos conceitos mais ricos na literatura consultada. Para este autor, a cultura organizacional é o modelo dos pressupostos básicos, que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna. Segundo esse autor, uma vez que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados aos demais membros como a maneira correta para se perceber, se pensar e sentir-se em relação àqueles problemas."

    Fonte: http://www.aedb.br/seget/artigos07/1075_A%20INFLUENCIA%20DA%20CULTURA%20ORGANIZACIONAL%20NA%20GESTAO%20DE%20COMPETENCIAS.pdf
  • Cultura dominante:

    Valores principais compartilhados com a maioria dos membros. Quando falamos em cultura organizacional, nos referimos à cultura dominante.

    Subcultura:

    Reflete experiências e desafios de cada setor em grandes empresas.


    Fonte: Admção Geral p/ Concursos  - Rodrigo Rennó

  • A cultura dominante tem uma visão macro da organização e trata apenas dos valores centrais. Na formação da cultura há também uma forte influência dos fundadores da instituição, que estabeleceram diretrizes culturais, e que são vistos com respeito ou até adorados por grande parte dos colaboradores.


    Além desta cultura principal, existem também as subculturas, que podem estar ou não relacionadas entre si, ou que podem até concorrer umas com as outras. Elas podem ser geográficas, departamentárias ou situacionais. Os valores centrais da cultura dominante estão presentes nessas subculturas, porém são incluídos valores adicionais e particulares de alguns grupos, equipes ou departamentos.


    A contracultura também existe nas organizações. Trata-se de um movimento reacionário, por parte de um grupo que quer reagir contra os valores tradicionais, com os quais está insatisfeito e vive em busca de mudanças e inovações na cultura atual.

  • GABARITO: CERTO

     

    A cultura de uma organização é gerada inicialmente pelos seus fundadores. Entretanto, essa cultura, bem como as suas subculturas, irá se desenvolver de acordo com os desafios e contextos que a instituição for encontrando em sua “jornada”.


    Pense assim: se a organização encontra muita concorrência em seu ramo, terá de desenvolver uma cultura organizacional que valorize a inovação, a qualidade de seus produtos, para que possa se diferenciar de seus concorrentes, não é verdade? Por isso, o gabarito é mesmo questão certa.

     

     

    Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos

  • A CULTURA ORGANIZACIONAL É O CONJUNTO DE PRESSUPOSTOS QUE DETERMINADO GRUPO INVENTOU OU INSERIU NA ORGANIZAÇÃO E INFLUENCIA O MODO COMO A ORGANIZAÇÃO ATUA, PRINCIPALMENTE SEU DESEMPENHO. POR OUTRO LADO, SUBCULTURAS SÃO AS MANEIRAS DE COMO AGIR E PROCEDER DE DETERMINADOS GRUPOS ORGANIZACIONAIS, POR EXEMPLO, A ÁREA DE TI TEM UM COMPORTAMENTO E UMA AÇÃO DIFERENTE DA ÁREA DE FINANÇAS. NESSE SENTIDO, TANTO A CULTURA COMO A SUBSCULTURA DEPENDEM DO AMBIENTE EM QUE ESTÃO INSERIDAS E DA INTEGRAÇÃO INTERNA (PESSOAL).

  • Subcultura - culturas menores e com aspectos diferenciados, mas que não representam ameaça para a cultura dominante.

  • Comentário:

    Mais uma questão que trata do conceito formal de cultura de Schein. Na questão número 6 vimos que as culturas organizacionais são construídas, segundo o estudioso, a partir da adaptação às demandas externas e da integração dentro da organização. Isso é válido tanto para a cultura dominante, quanto para as subculturas, ok? Portanto, afirmativa correta.

    Gabarito: C

  • GABARITO: CERTO

    cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização.

     

    Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.

    Conforme SHEIN, cultura organizacional é o modelo de pressupostos básicos que um grupo assimilou na medida em que resolveu os seus problemas de adaptação externa e integração interna e que, por ter sido suficientemente eficaz, foi considerado válido e repassado (ensinado) aos demais (novos) membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.