-
Assertiva CORRETA.
Para a administração pública burocrática, o interesse público é frequentemente identificado com a afirmação do poder do Estado. A administração pública gerencial vê o cidadão como contribuinte de impostos e como uma espécie de “cliente” dos seus serviços. Os resultados da ação do Estado são considerados bons não porque os processos administrativos estão sob controle e são seguros, como quer a administração pública burocrática, mas porque as necessidades do cidadão-cliente estão sendo atendidas. No plano da estrutura organizacional, a descentralização e a redução dos níveis hierárquicos tornam-se essenciais.
Força, Fé e Coragem!!!
-
Pessoal, não entendi porque há descentralização da decisão. Não seria desconcentração?
Por favor quem puder esclarecer melhor essa questão ficarei muito grato.
-
Na adm gerencial ocorre a descentralização das decisões, baseadas nas principais teorias de liderança, nesse caso, a transacional, onde ocorre a troca de papéis, visando trazer benefícios a uma determinada situação, são lideranças modernas. Objetivando assim, uma maior eficência do serviço e satisfação para ambos, os lideres e liderados. São os líderes democráticos....por isso é necessária a descentralização no processo decisório...
Espero que tenha ajudado!
-
GABARITO QUESTIONÁVEL
GOSTARIA DE UM EXEMPLO ONDE A DECISÃO É DESCENTRALIZADA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
PELO QUE ENTENDO DE DIREITO ADMINISTRATIVO SOMENTE CHEFES DE SETORES, DIRETORES, GERENTES, ETC, POSSUEM COMPETÊNCIA DECISÓRIA.
-
Em síntese:
a) PSO (Public Service Orientation)= Cidadão
b) Consumerism= Cliente/Consumidor
c) Gerencialismo Puro= Taxpayer, isto é, contribuinte.
Pág. 109 da obra Administração Geral e Pública para Concursos,Idalberto Chiavenato. 3ª Edição.
-
CORRETO
A administração pública gerencial apresenta-se como solução para os problemas da burocracia. Prioriza-se a eficiência da Administração, o aumento da qualidade dos serviços e a redução dos custos. Busca-se desenvolver uma cultura gerencial nas organizações, com ênfase nos resultados, e aumentar a governança do Estado, isto é, a sua capacidade de gerenciar com efetividade e eficiência. O cidadão passa a ser visto com outros olhos, tornando-se peça essencial para o correto desempenho da atividade pública, por ser considerado seu principal beneficiário, o cliente dos serviços prestados pelo Estado.
(Analista TCE/AC 2007) A administração pública gerencial, apesar de representar uma evolução em relação ao modelo burocrático, foi apenas uma transição de métodos e técnicas gerenciais, sem representar, de fato, uma nova visão do Estado e da administração pública. E
(Analista TCE/AC 2007) Na administração pública gerencial, a estratégia volta-se para a definição dos objetivos que o administrador público deve atingir em sua unidade, para a garantia da autonomia na gestão de recursos humanos, materiais e financeiros e para o controle e a cobrança a posteriori de resultados. C
Luciano Oliveira
-
CESPE gosta de desconstruir o pouco conhecimento adquirido. Eu nunca consideraria uma "Decisão Descentralizada" em um simples atendimento ao um cliente consumidor ou cidadão que seja.
-
Edilson Santos -> O termo descentralização refere-se ao escrito na introdução do decreto-lei 200/67, onde Bresser Pereira, deveria ter escrito desconcentração (ao falar de Adm. Indireta).
-
CERTA Questão. Foi mencionada por uma colega em uma das questões anteriores.
-
GABARITO: CERTO
Principais características do gerencialismo:
- Profissionalização da Alta Burocracia;
- Transparência;
- Descentralização da execução dos serviços estatais;
- Desconcentralização organizacional;
- Accountability.
Fonte: Prof. Luiz Antônio de Carvalho
-
... o servidor público trabalha para atender aos cidadãos, considerados consumidores e clientes...
FOCO NOS RESULTADOS.
-
Complementando...
ITEM 13. (CESPE/ 2013 / CNJ/ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA))
De acordo com a administração pública gerencial, o servidor público trabalha para atender aos
cidadãos, considerados consumidores e clientes, mediante a descentralização da decisão e das
funções.
Perfeito, minha gente! Vimos que na perspectiva da administração gerencial os
cidadãos são considerados usuários de serviços, equivalendo-se a consumidores,
clientes. Neste modelo a eficiência e efetividade deve ser alcançada por
descentralização e delegação das ações. Portanto, a afirmativa está CERTA!
Ponto dos Concursos - Reformas Administrativas
-
1) Separação entre as secretarias formuladoras de políticas públicas, de caráter centralizado, e as unidades descentralizadas, executoras dessa mesmas políticas.
2) Orientação da ação do estado para o cidadão-usuário ou cidadão-cliente;
Certa
-
Quando se evolui do consumerismo com sua idéia de cidadão cliente/usuário e se admite no PSO que o cidadão tem direitos e deveres, eles não deixam de ser considerados concumidores e clientes não?
-
Adooro o cesp!
♡ GERENCIAL ou SISTÊMICA :
# Foco em resultados
# Eficiência e Eficácia
# Autônomia dos Admistradores
# Descentralização
-
O que quebrou minhas pernas foi essa "decisão descentralizada". Um dos 4 segmentos de organização do Estado descrito no PDRAE, diz: "Núcleo Estratégico: Corresponde ao governo, em sentido lato. É o setor que define as leis e as políticas públicas, e cobra o seu cumprimento. É, portanto, o setor onde as decisões estratégicas são tomadas."
Alguém poderia elucidar?
-
Gabarito: CERTO
É o chamado Paradigma do Consumidor/ Cliente: procura dar ao cidadão-usuário atendimento semelhante ao que ele teria como
cliente em uma empresa privada, ou seja, visava ao atendimento das necessidades definidas pelos próprios cidadãos-usuários, tratando-os como consumidores a serem satisfeitos.
Três medidas faziam parte da estratégia para tornar o poder público mais leve, ágil e competitivo:
--- > Descentralização administrativa com grande delegação de autoridade, partindo do princípio de quanto mais próximo estiver o serviço público do consumidor, mais fiscalizado pela população ele o será;
--- > Competição entre as organizações do setor público;
--- > Adoção de um novo modelo contratual para os serviços públicos, em contraposição ao monopólio estatal – a extensão do fornecimento de serviços públicos entre o setor público, o setor privado e o voluntário/não lucrativo. Baseia-se na ideia de que, numa situação de falta de recursos, a melhor forma de aumentar a qualidade é introduzir relações contratuais de competição e de controle.
A visão do cidadão como simples consumidor está vinculada à tradição liberal, que dá, na maioria das vezes, maior importância à proteção dos direitos do indivíduo do que à participação política.
Fonte: file:///G:/Downloads/apostila-mpu-tecnico-administracao-rafael-ravazolo.pdf
Adendo: Do ponto de vista do servidor público, a Administração Gerencial prioriza a remuneração por desempenho, a constante capacitação, o sistema de promoção por mérito em carreiras estruturadas e a autonomia dos executores.
-
GABARITO: CERTO
Administração Pública Gerencial
Emerge na segunda metade do século XX.
Considera essencial:
Busca de eficiência
Redução de custos
Aumento da qualidade
A administração pública gerencial vê o cidadão como contribuinte de impostos e como cliente dos seus serviços.
-
Perfeito. O modelo gerencial de gestão pública realmente tenta aprimorar o atendimento ao cliente/cidadão através de uma gestão mais flexível.
Para este modelo de gestão, a descentralização é de fundamental importância para uma maior agilidade na tomada de decisão por parte das organizações.
Gabarito: correta
Rodrigo Renno
-
CERTO
-