SóProvas


ID
90190
Banca
FCC
Órgão
TRE-AL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No âmbito da Administração Pública é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A administração pública gerencial vê o cidadão como contribuinte de impostos e como cliente dos seus serviços. Os resultados da ação do Estado são considerados bons não porque os processos administrativos estão sob controle e são seguros, como quer a administração pública burocrática, mas porque as necessidades do cidadão-cliente estão sendo atendidas.
  • A administração pública gerencial constitui um avanço e até um certo ponto um rompimento com a administração pública burocrática. Isto não significa, entretanto, que negue todos os seus princípios. Pelo contrário, a administração pública gerencial está apoiada na anterior, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princípios fundamentais, como a admissão segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático. A diferença fundamental está na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados, e não na rigorosa profissionalização da administração pública, que continua um princípio fundamental.Fonte:http://www.cursoaprovacao.com.br/cms/artigo.php?cod=281
  • ITEM A) errado - O modelo que se preocupa com as necessidades do cidadão-cliente é o Gerencial.

    ITEM B) errado - a diferença fundamental entre esses dois modelos está no item abaixo.

    ITEM C) certo

    ITEM D) errrado - O modelo que se preocupa com os processos administrativos é o Burocrático.

    ITEM E) errado - O modelo que se preocupa com a definição precisa dos objetivos é o Gerencial.

  • A administração pública gerencial apresenta-se como solução os problemas da burocracia. Busca desenvolver uma cultura gerencial nas organizações, com ênfase nos resultados, e aumentar a governança do Estado, isto é, a sua capacidade de gerenciar com efetividade e eficiência. O cidadão passa a ser visto com outros olhos, tornando-se peça essencial para o correto desempenho da atividade pública, por ser considerado seu principal beneficiário, o cliente dos serviços prestados pelo Estado.
  • A Administração Burocrática era voltada para si mesma, perdendo a noção de sua missão básica de instrumento do Estado para servir à sociedade, e o controle dos meios transformara-se na própria razaõ de ser da administração- tanto é que a qualidade era conceituada como efetividade no controle dos abusos. Características: hierarquia de autoridade, divisão do trabalho baseado na espacialização funcional, competência técnica, normas de procedimento para atuação no cargo, normas que controlam o comportamento dos empregados, autoridade limitada ao cargo, impessoalidade dos contratos pessoais, separação entre propriedade e administração, ênfase nas comunicações escritas e disciplina racional;

    Na Administração Gerencial a estratégia volta-se para a definição precisa dos objetivos que o administrador público deve atingir em sua unidade; para a garantia de autonomia do administrador na gestão de recursos humanos, materiais e financeiros que lhe forem colocados à disposição para que possa atingir os objetivos contratados; para o controle ou cobrança de resultados a posteriori; adicionamente, pratica-se a competição administrada no interior do próprio corpo do Estado, quando há a possibilidade de estabelecer concorrências entre unidades internas.
  • Cidadão-cliente, foco nos resultados = Adm. Gerencial

  • Alternativa  "C" CORRETA

    Burocracia = CONTROLE a priori

    Adm. Gerencial = CONTROLE  a posteriori........SÃO OS RESULTADOS

  • LETRA ''C''

    A diferença fundamental entre o modelo de Administração Pública Burocrático e o Gerencial está na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados.