SóProvas


ID
902047
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A definição da “missão da empresa”, isto é, o estabelecimento da razão de existência da organização, caracteriza-se como um dos passos para a elaboração do planejamento estratégico, pois,

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a alterativa "c" seja a mais adequada à resposta.
    A alternativa "e" cita o termo "com precisão", porém em administração  não temos uma verdade absoluta e sim uma ponderação entre tendências, , valores, princípios, axiomas, etc. o que torna as verdades como relativas.
  • Gabarito: E

    a) procede-se com a identificação de fatores fundamentais que influenciarão o desempenho da empresa no mercado alvo;
    Errada, isso são ameaças e oportunidades (análise swot);

     b) estabelece-se quem serão os responsáveis por determinadas ações, qual será o cronograma e quais os custos das mesmas;
    Errada, Isso é como executar a estratégia;

    c) define-se a participação da empresa no mercado, bem como seu posicionamento frente aos con-correntes;
    Errada, isso são ameaças e oportunidades (análise swot);

    d) agrega valor ao cliente, oferecendo um diferencial em seu segmento de atuação;
    Errada, isso contempla apenas um produto ou serviço, não a organização como um todo;


    e) o empreendedor definirá, com precisão, seu foco no mercado, determinando seu segmento de atuação, concorrentes e fornecedores.
    Certa - delimita qual a sua missão objetivamente, junto aos cliente/consumidores; 
    ex: missão de empresa de alimentos: levar alimentos e saúde aos consumidores.



     

  • Eu errei essa questão por pensar na missão de forma simplista, em exemplos práticos.

    No entanto, segundo DJALMA DE OLIVEIRA a missão pode ser dividida nas seguinte fases:

    Estabelecimento da missão da empresa

    Estabelecimento dos propósitos atuais e potenciais

    Estruturação e debate de cenários

    Estabelecimento da postura estratégica

    Estabelecimento das macroestratégias e macropolíticas



    Vendo por esse prisma, acredito que a resposta mais certa é a "e" ,  por englobar ações possíveis dentro das etapas da missão supracitadas.

    RESPOSTA:  "e"
  • Aham, é muito o empreendedor que definirá, que vai escolher os seus concorrentes e não o mercado por si só não fará isso automaticamente. Resposta ridícula e sem fundamento. Pode definir segmento de atuação e fornecedores, mas não é o empreendedor que escolhe os seus concorrentes, isso é variável externa, ele não tem como escolher se quer ou não.

  • Achei mal elaborada por apresentar o temo "preciso" onde não teremos essa precisão. Me corrijam.

  • Ao definir a missão da organização, o empreendedor estará conseqüentemente objetivando o foco da empresado mercado. Podendo assim determinar com precisão em que segmento irá atuar, quais são seus concorrentes, que empresas serão seus futuros fornecedores, etc.

    Fonte: A Empresa FlexPower - Erminio Vogelmann

  • Para mim o conceito constante da alternativa e, qual seja, "o empreendedor definirá, com precisão, seu foco no mercado, determinando seu segmento de atuação, concorrentes e fornecedores", está mais para definição de negócio. Questão mal elaborada!

  • MISSÃO:


    - motivo pelo qual a organização existe;

    -declaração de intenções;

    - define qual será o papel da organização na sociedade;

    - define necessidades a serem atingidas;

    - ajudar a buscar o comprometimentos dos funcionários;

    - norteia os membros da organização.

  • Não é a primeira vez que vejo uma questão ridícula sobre planejamento da FCC.

  • COM PRECISÃO!?? KKKKKKKKKKK

     

    OK fcc, "tá sertu"

  • Missão determina com precisão até os fornecedores!!! Essa é ótima!

  • “A missão é um caminho magnânimo que escolhemos trilhar, a visão é a meta de aquisição dos benefícios almejados”.

    A missão é uma declaração ampla e duradoura de propósitos que individualiza a organização e distingue o seu negócio impondo a delimitação de suas atividades dentro do espaço que deseja ocupar no mercado de atuação.

    Alguns exemplos de conceituação da missão:


    • A empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz, ela se define pela sua missão. “Somente uma definição clara da missão, a razão de existir da organização, torna possível, claro e realista os objetivos da empresa”. (Peter Drucker);


    • “A missão é em essência, o propósito da organização”.(Valeriano); 


    • “A Missão é a projeção da organização na visão do mundo e o papel que ela exercerá”. (Pavani, Deutscher e Lopes); 


    • “Missão é a razão de ser da empresa. Conceituação do horizonte, dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar no futuro”. (Oliveira,1999);

    A missão serve de elemento básico orientador na definição do Planejamento Estratégico e tem caráter permanente.



    A missão de uma organização geralmente apresentada nos sites corporativos e em banners na recepção das empresas é destinada ao público externo e tem conotação publicitária – é denominada “Missão Declarada”.


    Pode existir também uma “Missão Operacional”, mais detalhada e destinada ao público interno da empresa, além da Missão Institucional grafada nos documentos de abertura (oficiais) da empresa.

    Existem modelos de construção da missão segundo alguns autores, porém as variações são pequenas seguindo um padrão orientador, começando sempre com um verbo de ação no infinitivo,:além dos seguintes componentes:


    • Objetivos (o que), Finalidade (visando o que);
    • Ramos de negócio;
    • Princípios e Valores;
    • Referência à Governança (Acionistas, Clientes, Sociedade, Funcionários...)

    Toda missão deve causar impacto, ser comunicativa, mnemônica, focalizada nos clientes e não nos produtos, contemplar as competências centrais, ser autentica, assertiva e factível, devendo orientar permanentemente o caminho. 



    Outra orientação da empresa é dada por sua “Declaração de Negócios” que a situa e distingue da concorrência pela criatividade. Por exemplo, ao invés de uma indústria automobilística declarar que: produz automóveis, pode fazê-lo de maneira mais sutil: “Nossos produtos dão maior autonomia de locomoção com classe, conforto, qualidade e segurança”(p. e.).

     

    Fonte: http://wagnerherrera.blogspot.com.br/2006/11/misso-viso-e-objetivos_14.html

  • Essa matéria se tornou, de fato, uma carta curinga para as bancas!

     

    Assim elas conseguem eliminar candidatos bem preparados, e favorecer diversas quadrilhas de concursos, como se tem noticiado por aí. Ninguém hj em dia consegue mais fechar as provas da FCC por causa dessa disciplina abstrata, subjetiva, que cabe diversas interpretações contraditórias.

     

    Olha que bizarra essa resposta! Como que pode utilizar o termo "precisão" numa disciplina de gestão estratégica??

     

    Pra mim, a "c" é a mais condizente com o enunciado da questão.

  • Nada é preciso na administração.

  • Acredito que o erro da letra c (também selecionei esta em um primeiro momento) seja o fato de dizer que define seu POSICIONAMENTO frente aos concorrentes. Ora, a missão pode até definir a área de atuação da empresa com precisão, mas o seu posicionamento frente a concorrentes é mais típico de uma análise das forças de Porter ou alguma outra ferramenta de análise da CONCORRÊNCIA.

     

    Quanto à letra e analisando gramaticamente a semântica o examinador diz que a missão define precisamente apenas a área de atuação BEM COMO e por consequência disso, seu segmento de atuação e os concorrentes e fornecedores que atuarem nesse mercado. Na ordem direta o item ficaria assim: "O empreendedor definirá seu foco no mercado com precisão, determinando seu segmento de atuação, concorrentes e forncecedores." o termo "com precisão" é adjunto adverbial de modo  de "definirá" o que implica dizer que ele definirá seu foco de modo preciso. Já "seu segmento de atuação, concorrentes e fornecedores" é objeto direto de "determinando". 

  • Esse gabarito não ta certo nem aqui nem na China. 
    Não sei onde algumas pessoas vão buscar essas fundamentações tão sem lógica quando a própria assertiva. 

    É só ler. Só basta ler a alternativa "E" e ver que está errada. 

    Administração é subjetiva, e não só teoricamente falando, mas na prática também. Então você afirmar que através da missão o empreendedor definirá, com PRECISÃO ( Prestem atenção nessa palavra que não tem nada de subjetivo), seu foco no mercado, determinando seu segmento de atuação, concorrentes e fornecedores é no mínimo bizarro.
     

  • A resposta é a letra E.

     

    Definir a missão organizacional significa estabelecer a razão de existência da organização, qual seu negócio (o que faz) e de que forma atua nesse negócio (como faz).

    A missão deve ser simples, curta e extremamente objetiva. Ademais, deve haver consenso entre os dirigentes da organização e ser um compromisso de todos. Ao definir a missão da organização, o empreendedor estará consequentemente objetivando o foco da empresa do mercado, podendo assim determinar com precisão em que segmento irá atuar, quais são seus concorrentes, que empresas serão seus futuros fornecedores, dentro outros aspectos.

     

    Adriel Sá.

  • Nada é preciso na administração.

  • Discordo totalmente do gabarito. A letra "E" descreve o NEGÓCIO da organização, seu âmbito de atuação.