SóProvas


ID
902215
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Característica que NÃO faz parte de um processo de negociação:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra D.
    Um processo de negociação envolve vários domínios, pelo que se torna complexo traçar um perfil genérico e transversal aplicável a todos os  procedimentos ao nível da negociação. Ainda assim é possível apresentar um conjunto de pontos universais a todo o tipo de negociações: 
    - A negociação pressupõe a existência de duas partes ou várias partes; 
    - A procura da negociação verifica-se quando se eleva o/um conflito de interesses entre várias pessoas ou entidades; 
    - Não existe negociação se não houver uma perspectiva/expectativa de influência de cada uma das partes sobre as restantes; 
    - Num dado momento, a preferência pela negociação sobrepõe-se ao estabelecimento de uma disputa que gera hostilidade e resistência a resolução dos problemas;
    - Cada uma das partes apresenta-se na negociação com uma perspectiva de que irá conceder algo na esperança de receber benefício de igual ou 
    maior interesse para si; 
    - A relação dos elementos tangíveis e intangíveis, no decorrer da negociação, obriga ao estabelecimento de uma equação cuidadosa e a uma análise quanto ao seu grau de importância.
    Outra característica dos processos de negociação é a interdependência. Num processo de negociação todas as partes, dependem mutuamente umas 
    das outras. A procura de soluções vantajosas para cada uma delas, conduz ao fenômeno de interdependência, visto cada parte necessitar da outra para 
    atingirem os seus objectivos. Essa interdependência surge a partir dos pontos em comum de cada uma das partes.

    FONTE: http://aguialaser.home.sapo.pt/negociacao.pdf

    Bons estudos.
  • Na negociação distributiva, as duas partes percebem que têm uma quantidade específica de recursos que precisam dividir. Eles adotam uma posição adversária. Cada parte percebe que ele ou ela deve conceder algo, mas procura obter a maior parte dos recursos. As partes não vêem a necessidade de interagir entre si no futuro e não ligam se seu relacionamento interpessoal será prejudicado ou destruído devido a negociação competitiva. Nas negociações distributivas, os conflitos são conduzidas por competição.
    Na barganha integradora, as partes percebem que podem ser capazes de aumentar o total de recursos tentando chegar a uma solução criativa para o confilto. Eles não vêem o conflito competitivamente, como uma situação de ganhar ou perder. Em vez disso, vêem-no cooperativamente, como uma situação que ambas as partes podem ganhar. A confiança, a troca de informações e o desejo de ambas as partes de atingir uma boa solução para o confilto caracterizam a barganha integradora. Na barganha integradora, os conflitos são conduzidos por meio da colaboração e/ou da concessão.

    Fonte: Jones, George. Administração Contemporânea.
  • Para os behavioristas, o administrador trabalha geralmente em situações de negociação. A negociação ou barganha é o processo de tomar decisões conjuntas quando as partes envolvidas tem preferências ou interesses diferentes. A negociação apresenta as seguintes características.    
    *Existir, pelo menos, duas partes envolvidas.
    * As partes envolvidas apresentam conflito de interesses a respeito de um ou mais tópicos.
    * as partes estão, pelo menos temporariamente, juntas em um tipo especial de relacionamento voluntário.
    * a atividade no relacionamento considera a divisão ou troca.
    *A atividade no relacionamento considera a divisão ou troca de um ou mais recursos específicos e/ou resolução de um ou mais assuntos intangíveis entre as partes ou entre aquelas que representam.
    * geralmente, a atividade envolve a apresentação de demandas ou propostas por uma parte e a avaliação das mesmas pela outra parte seguidas por concessões e contrapropostas.
    *Uma negociação pode apresentar duas abordagens: distributiva e integradora. => há duas abordagens gerais para negociação:
    Barganha distribuidora.
    Barganha integradora. 
    Barganha distribuidora Exemplo 1: Você quer comprar um carro e encontra um que atenda exatamente suas expectativas. O dono propõe um preço que venda que está acima do que você quer pagar. Vocês dois negociam o preço. Para cada real que o proprietário descontar do valor, você ganha e ele perde. As táticas usadas procuram convencer o oponente a aceitar as suas condições. Como?
    - Persuadir seu oponente da impossibilidade de conseguir seu alvo e da conveniência de aceitar um acordo próximo do seu;
    - Argumentar que seu alvo é mais justo, enquanto o do oponente não é;
    - Tentar conseguir que seu oponente se sinta emocionalmente generoso em relação à você e conseqüentemente aceite um resultado perto do seu ponto alvo.  
    Barganha Integradora Exemplo 2:
    O representante de vendas fecha um pedido de R$ 15.000,00 com uma pequena loja varejista. Ao apresentar o pedido ao departamento de crédito, este não é aprovado em função de atraso em pagamento anterior. Ambos (vendedor e analista de crédito) querem preservar seus interesses. Negociam e decidem aprovar o crédito mediante a apresentação de garantia bancária pelo lojista.

    ·                 Uma das habilidades de negociação é a utilização de critérios subjetivospara a negociação. (ERRADA) Critérios objetivos (e não subjetivos). Fonte. Chiavenato, Administração nos novos Tempos, 7ª edição pag. 437 e também nestes outros livros do mesmo autor, Chiavenato, Administração Geral e Publica,pag. 60. Chiavenato, Introdução a Teoria Geral da Administração 8ª edição,  pag. 333.
    http://pt.scribd.com/doc/36169655/Apostila-Negociacao
  • A alternativa "d" diz que uma das habilidades para a negociação é  a utilização de critérios subjetivos, e o correto seria critérios objetivos, portanto é a assertiva a ser marcada.
  • Verdade! Como vc vai convencer o outro com critérios subjetivos (internos, SEUS) ? Não, tem-se que buscar critério RACIONAIS, ou seja, OBJETIVOS!

  • FUI NA PRESSA E NAO VI O NAO

  • d) Uma das habilidades de negociação é a utilização de critérios subjetivos para a negociação. (O correto seria objetivos)

  • Leonardo, por favor, diga-me os números da megasena kkkkkkkk

    Você é vidente!

    Ou quem elaborou a questão 40 da prova da Petrobras 2018 para administrador junior frequenta o site

    Questão idêntica ao seu exemplo para barganha integrativa:

    PETROBRAS 2018 - ADM JR

    Um representante de vendas de uma empresa fechou um
    contrato de 15 mil reais com um pequeno varejista. Ele
    envia o pedido para o Departamento de Crédito de sua
    empresa, mas o crédito não é aprovado devido ao histórico
    de mau pagador do cliente. No dia seguinte, o representante
    e o gerente de crédito se reúnem para discutir
    o problema. O representante não quer perder o negócio,
    o gerente, também não, mas eles têm medo de trabalhar
    com um cliente inadimplente. Eles examinam suas posições
    abertamente e, depois de muita discussão, chegam
    a uma solução que favorece a ambos: o gerente de crédito
    aprova a venda, mas o varejista terá de oferecer uma
    garantia bancária que assegure o pagamento, caso o débito
    não seja saldado em 60 dias.
    Essa negociação acima descrita é um exemplo de
    (A) suavização
    (B) concessão
    (C) não enfrentamento
    (D) barganha distributiva
    (E) barganha integrativa

  • d) Uma das habilidades de negociação é a utilização de critérios objetivos para a negociação.