SóProvas


ID
902500
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a concordância se dá em conformidade com a norma-padrão.

Alternativas
Comentários
  • a) Fazem anos que me mudei para este apartamento com minhas filhas, que havia acabado de voltar do exterior. FAZ ANOS - INVARIÁVEL.  b) Os amigos que acreditavam no desaparecimento do livro teve de rever suas convicções diante das vendas de livros, que continua aumentando. TIVERAM - CONCORDA COM AMIGOS.  c) Apesar de ter criticado as estantes, os amigos do autor concluiu que era muito cômodo dispor de uma grande variedade de livros e CDs. CONCLUIRAM - CONCORDA COM AMIGOS; TEREM CRITICADIS - CONCORDA COM AMIGOS.  d) Já existe muitos jovens que tem baixado músicas pela internet e já se desfez de seus leitores de CDs tradicionais. EXISTEM - CONCORDA COM MUITOS JOVENS.  e) Um casal de amigos questionou a utilidade das estantes que haviam sido compradas para o apartamento novo. gabarito
  • Essa aí ,  eu suei  um pouco gente , contudo  ,acertei.

    Jah bless



    bob marley
    b
    obmarley
  • Pensei que o erro da letra C tb poderia ser ...muitos jovens que tem...  o "tem" deveria vir com acento...têm....muitos jovens que têm
  • apenas complementando o primeiro comentário:

    letra E: sempre que o sujeito for simples com idéia de coletivo (casal, bando, etc) e vier seguido de palavra no plural (de amigoS, no caso) o verbo pode ficar no SINGULAR OU no PLURAL.
  • O verbo HAVER não é um verbo impessoal , então porque ele está no plural ? Alguém pode me explicar ?????
  • verbo "haver" só é impessoal quando tiver sentido de "existir"
  • Apenas complementando e assinalando TODOS os erros presentes nas alternativas:

    a) Fazem anos que me mudei para este apartamento com minhas filhas, que havia acabado de voltar do exterior.  FAZ anos - O verbo 'FAZER', quando se refere a tempo decorrido, é impessoal e não é flexionado. O mesmo acontece com o verbo 'haver' em casos semelhantes. 'minhas filhas, que havia acabado' O certo seria 'que haviam acabado', pois, neste caso, o verbo 'haver' é flexionado, concordando com 'minhas filhas'.    b) Os amigos que acreditavam no desaparecimento do livro teve de rever suas convicções diante das vendas de livros, que continua aumentando. teve - O verbo deve, neste caso, concordar com o sujeito, que está no plural (tiveram)   c) Apesar de ter criticado as estantes, os amigos do autor concluiu que era muito cômodo dispor de uma grande variedade de livros e CDs. ter concluiu - Neste caso, bem como na alternativa B, temos estes dois verbos que deveriam estar em concordância com o sujeito 'os amigos'.   d) Já existe muitos jovens que tem baixado músicas pela internet e já se desfez de seus leitores de CDs tradicionais. tem - O verbo 'ter', na terceira pessoa do plural, recebe o acento circunflexo para a distinção entre o singular e o plural (por exemplo: ele tem a bola. / eles têm a bola). desfez - O verbo deveria estar em concordância com 'muitos jovens'.    e) Um casal de amigos questionou a utilidade das estantes que haviam sido compradas para o apartamento novo - Correta.
  • @Juliana, verbo haver só é impessoal, quando esta no sentido de existir, exemplo:

    Havia duas pessoas na sala. (CORRETO) / Existiam duas pessoas na sala. (CORRETO)
    Haviam duas pessoas na sala. (ERRADO) / Existia duas pessoas na sala. (ERRADO)
    (...) estantes que haviam sido compradas para o apartamento novo. (CORRETO) --> aqui o verbo haver nao esta no sentido de existir, percebe?!

    Perceba que haver no sentido de existir é impessoal, porém o proprio verbo "existir" ira variar conforme o exemplo acima. A grande confusão que as pessoas fazem é que na hora de substituir o Haver por Existir, o existir flexiona, assim elas acreditam que o haver devera flexionar tb, o que é um erro, já que estamos falando do verbo Haver apenas no sentido (semantica, significado) de existir. 

    Resumindo:
    Verbo HAVER no sentido de EXISTIR nao flexiona!!!
    Verbo EXISTIR flexiona!!!
  • A-verbo fazer  é invariável quando empregado no sentido de tempo transcorrido (ou a transcorrer).Nesses caso , como ele não tem sujeito , fica na 3 º pessoa do singular .

    ex Já faz muitos anos .

    B-verbo ter -não concorda com sujeito.

    C-verbo concluir-não concorda com sujeito.

    D- existe variável (não confundir com o verbo haver no qual tem o mesmo significado, porém invariávell).

    E- verbo haver com outro sentido de existir e  acontecer , não é invariável .

  • Letra E. O verbo HAVER no sentido de "o fera"(ocorrer, fazer, existir, realizar-se e acontecer) é impessoal. Isso não ocorre quando ele é utilizado como verbo auxilar de uma locução verbal. Estantes que haviam(verbo auxiliar) sido(verbo principal) compradas para o apartamento.

  • QUANTO A "D"

    JÁ EXISTEM MUITOS JOVENS QUE TÊM...

  • a)Fazer = sentido de tempo corrido IMPESSOAL

    b) tiveram de rever

    c) terem criticado /  concluiram

    d)Já existem muitos jovens.

    e)CORRETA.

     

  • Gabarito E. Conforme regra, nem sempre o verbo Haver é impessoal, existe uma exceção, quando há uma locução.

    Isso é notável na resposta E:

    haviam sido