SóProvas


ID
902920
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A substância que se caracteriza por apresentar dupla ação: fraca inibição da recaptação da serotonina e intenso bloqueio de receptores pós-sinápticos 5HT2, bloqueia também receptores histamínicos e alfa-1-adrenérgicos. Tem poucos efeitos anticolinérgicos. Essa descrição corresponde ao seuinte psicofármaco:

Alternativas
Comentários
  • A venlafaxina- inibidor da recaptação neuronal de serotonina, norepinefrina e dopamina, ou seja, o cloridrato de venlafaxina aumenta a quantidade de determinadas substâncias (serotonina, norepinefrina e dopamina) no sistema nervoso levando à melhora sintomática dentro das indicações presentes nessa bula (vide item 1. Para que este medicamento foi indicado?). Tempo estimado para início da ação terapêutica do medicamento é de 3 a 4 dias. 

    Reboxetina -Prolift® é um inibidor seletivo da recaptação de noradrenalina que apresenta eficácia comparável aos outros agentes antidepressivos no tratamento do transtorno depressivo (Versiani et al, 1999). Prolift® assim como os inibidores seletivos da recaptação de serotonina apresenta menos efeitos colaterais e maior segurança quando comparado aos antidepressivos tricíclicos (Scates et al, 2000). 

    A olanzapina é um antipsicótico e que age no Sistema Nervoso Central, propiciando a melhora dos sintomas em pacientes com esquizofrenia e outros transtornos mentais (psicoses), e dos episódios maníacos (euforia) e mistos do transtorno afetivo bipolar. Além disso, nos pacientes com transtorno afetivo bipolar, previne novas fases de mania e depressão. A olanzapina poderá interagir com os seguintes medicamentos: inibidores ou indutores das isoenzimas do citocromo P450, inibidores potentes da CYP1A2, carbamazepina, carvão ativado, fluoxetina e fluvoxamina. Devido à possibilidade de a olanzapina diminuir a pressão sanguínea, o mesmo deve ser administrado com cuidado em pacientes que estejam em tratamento com medicamentos para controlar a pressão.

    Imipramina - aumenta a quantidade de mensageiros químicos (noradrenalina e serotonina) no cérebro, ou fazem seus efeitos durarem mais tempo. A imipramina tem várias propriedades farmacológicas, incluindo-se as propriedades alfadrenolítica, anti-histamínica, anticolinérgica e bloqueadora do receptor serotoninérgico (5-HT). Contudo, acredita-se que a principal atividade terapêutica da imipramina seja a inibição da recaptação neuronal de noradrenalina (NA) e serotonina (5-HT). A imipramina é chamada de bloqueador "misto" da recaptação, isto é, ela inibe a recaptação da noradrenalina e da serotonina, aproximadamente na mesma proporção. 

    A trazodona modifica as concentrações de duas substâncias naturais existentes no cérebro, a serotonina e a noradrenalina, promovendo a melhora dos sintomas associados à depressão.