SóProvas


ID
902959
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Ministério da Saúde adota a seguinte definição de Marie-France Hirigoyen:

Assédio moral é toda e qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude) que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou a integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho.

De acordo com o Ministério da Saúde NÃO se classifica como assédio moral:

Alternativas
Comentários
  • Fiquei um pouco em duvida sobre a lógica da questão, mas me parece que o que deve ser pensado é a contextualização da afirmação. A alternativa "A" traz várias ações que caracterizam o assédio sobre a moral(dignidade da pessoa Humana). Mas pensando na intensidade das ações dirigidas ao sujeito trabalhador acho que é possível criminalizar as ações do empregador ou superior já que se trata de violência(que pode ser física por exemplo) e incutir em lesão corporal por exemplo. Sei lá acho que é esse o raciocínio. 

  • ..."submeter os trabalhadores ". Assédio moral se caracteriza por atitudes direcionadas a uma pessoa, em específico, do ambiente de trabalho.

  • O assédio moral está atrelado ao fato da autoridade existir e dessa forma ocorrer a pressão sobre o subordinado. Em geral, é necessário que tenha-se a hierarquia para que ele seja estabelecido. Creio que em raros casos isso não aconteceria. Por isso, creio que a resposta correta seja a "b".

  • "André Aguiar (2006) define o assédio moral como maus tratos aplicados aos indivíduos nas organizações, derivados de uma lógica perversa na relação de poder existente nesses locais, manifestando-se como produto das relações autoritárias sob as mais diversas formas de peregrinações e atrito entre chefe e subordinados OU ATÉ ENTRE COLEGAS DA MESMA HIERARQUIA FUNCIONAL, configurando-se como um fenômeno destruidor da convivência pacífica, da coexistência harmônica e produtiva dos indivíduos no ambiente de trabalho."

    Diante disso, não entendi o porquê de o gabarito ser letra "A", já que a hierarquia não é necessária/obrigatória para ter/existir assédio moral.

  • http://www.saude.goiania.go.gov.br/library_source/CartilhaMoral.pdf

    Na cartilha, página 15, diz que atos de violência explícita não são assédio, a resposta é a mesmo.

     

     

  • A gestão por injúria – tipo de comportamento despótico de 
    certos administradores, despreparados, que submetem os empregados a uma pressão terrível ou os tratam com violência,injuriando-os e insultando-os com total falta de respeito. Destaca-se que enquanto os procedimentos de assédio moral são 
    velados, a violência desses tiranos é notada por todos, inclusive 
    pelos representantes dos empregados, quando existem. 
    Fonte: http://www.saude.goiania.go.gov.br/library_source/CartilhaMoral.pdf

  • Alguém saberia dizer por que não a lera C?

  • Beatriz, de acordo com a cartilha do Ministério da Saúde, o assédio moral nem sempre é intencional. É possível que os atos causem efeitos no trabalhador independente da intenção.

  • Gestão por injúria

    A expressão “gestão por injúria” é sugerida por Hirigoyen, para definir gestores completamente despreparados para liderar, que costumam obter o que querem a gritos e xingamentos, submetendo seus empregados a terríveis pressões.

    E diferem do Assédio Moral, pois tais ofensas são dirigidas a todos os empregados sem distinção e sentidas por todos, enquanto o Assédio Moral chega de forma sutil apenas a um indivíduo.

    O assédio pressupõe intenção?

    De acordo com o Ministério da Saúde (2008, p.7), nem sempre ele é intencional, é possível que os atos causem efeitos no servidor assediado independente de intenção, ainda que o assediador afirme não ter desejado fazê-lo. Nesse caso existirá apenas a ignorância do agente quanto à extensão dos efeitos provocados pelo seu comportamento. 

    Definição de Assédio Moral

    Segundo Hirigoyen (2002, p. 17), o “assédio moral no trabalho é definido como qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude...) que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho.

    Conforme Leymann (1990, p. 121), define "fenômeno no qual uma pessoa ou grupo de pessoas exerce violência psicológica extrema, de foram sistemática e recorrente e durante um tempo prolongado – por mais de seis meses e que os ataques se repitam numa freqüência média de duas vezes na semana – sobre outra pessoa no local de trabalho, com a finalidade de destruir as redes de comunicação da vítima ou vítimas, destruir sua reputação, perturbar a execução de seu trabalho e conseguir finalmente que essa pessoa ou pessoas acabe abandonando o local de trabalho.

    Existem três classificações de assédio: o ascendente, o horizontal e o descendente. Então, pode existir assédio moral sem o fator da autoridade/hierarquia estar envolvida, como, horizontal, são do mesmo nível hierárquico.

    A questão chave do assédio se resume: na conduta abusiva/violência psicológica + sistematização + repetição.

    Gabarito: Letra A

  • Complementando...

    Para o Ministério da Saúde, 2008, p.15-16, o que não é assédio ?

    ♦ O estresse profissional, eventuais picos de trabalho ou convocações para o trabalho fora do horário;

    ♦ Conflito quando há igualdade entre os debatedores;

    ♦ A gestão por injúria – tipo de comportamento despótico de certos administradores, despreparados, que submetem os em- pregados a uma pressão terrível ou os tratam com violência, injuriando-os e insultando-os com total falta de respeito. Destaca-se que enquanto os procedimentos de assédio moral são velados, a violência desses tiranos é notada por todos, inclusive pelos representantes dos empregados, quando existem.

    ♦ Uma agressão pontual, a menos que tenha sido precedida de múltiplas pequenas agressões, é um ato de violência.

    ♦ As más condições de trabalho, só caracterizam assédio moral se forem direcionadas a um único trabalhador;

    ♦ A sobrecarga de trabalho passa a ser assédio moral quando carrega em si a intenção de prejudicar alguém;

    ♦ Mudanças ou transferência de função, desde que não tenham caráter punitivo ou configurem perseguição;

    ♦ Críticas construtivas e avaliações sobre o trabalho executado desde que sejam explicitadas;

    ♦ Exigência de produtividade;

    ♦ Reprimendas normais dos chefes e o controle sobre os empregados, desde que este poder disciplinar do superior hierárquico seja exercido de maneira adequada;

    ♦ Mesmo uma reprimenda “humilhante” do chefe, num momento de raiva, não chega a tipificar o assédio moral

    http://www.saude.goiania.go.gov.br/library_source/CartilhaMoral.pdf

  • GALERA! De forma simples e sem textão!

    A alternativa descreve o ASSÉDIO ORGANIZACIONAL

    ASSÉDIO ORGANIZACIONAL- Impessoal, maneira de administração (gestão por INJÚRIA, estresse, medo).

    ASSÉDIO MORAL- Tem caráter PESSOAL, focado em um indivíduo.