SóProvas


ID
902983
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em análises relativas à cultura organizacional, são integrados comumente os estudos das relações de poder nas organizações. Considerando a integração entre esses dois elementos, analise as afirmações a seguir.

I - O poder tem um papel mantenedor e homologador da cultura organizacional.

II - O poder tem como principal característica a produção de desequilíbrio nas relações entre os trabalhadores e a cultura organizacional.

III - Um dos aspectos relevantes do poder é a sua característica transformadora das culturas organizacionais.

É correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I - Correta. Segundo Bertero (1996)o poder não pode deixar de ser enfatizado em seu aspecto de mantenedor, fiador e homologador da cultura organizacional.

    II - Errado. Segundo Schein (1985) o poder tem um papel de mantenedor da harmonia, do equilíbrio interno da organização, de estabelecer fronteiras, devalidar os processos organizacionais e premiar o bom desempenho.

    III - Correta. Um dos aspectos relevantes do poder é a sua característica transformadora das culturas organizacionais. 

  • I - O poder tem um papel mantenedor

    III- [...] do poder é sua característica transformadora

    Mantenedor ou transformador? Decidam-se, por favor.


  •  " [...] Dessa forma, o poder possui aspecto de mantenedor, fiador e homologador da cultura da organização. A cultura serve tanto à sobrevivência da organização quanto à sobrevivência de uma comunidade e à realização das tarefas inerentes à adaptação externa (mercado,tecnologia e aquilo que se refere ao ambiente estratégico), permitindo a integração, articulação e coordenação internas. Para Schein (1992), a cultura propicia aos indivíduos uma interpretação da realidade, conferindo sentido e significado à realidade.Da mesma forma, Bertero (1996) revela que, na medida em que é legitimo,o poder ordena, estabelece fronteiras, homologa os processos organizacionais e reconhece o bom desempenho. A principal atribuição do poder é manter a harmonia e o equilíbrio organizacional interno (BERTERO, 1996), assim como gerir tanto o aspecto intelectual quanto o emocional (GHOSHAL; TANURE, 2004).  [...] O poder também é visto como um elemento dotado de energia e por isso possui o atributo de moldar e transformar organizações (BERTERO, 1996). Para se falar em mudança organizacional e design organizacional, continua o autor, é fundamental apresentar o poder como elemento modelador. Portanto, quem possui poder altera e influencia a mudança do comportamento organizacional e até mesmo dos processos organizacionais. Daí se dizer, segundo Bertero (1996),que o conceito de poder está intimamente relacionado com o de liderança, porque o poder é um dos meios pelos quais o líder influencia o comportamento dos liderados. Sendo assim, torna-se oportuno abordar agora a relação entre liderança  e mudança, principalmente no que tange ao poder da liderança no processo de transformação da cultura organizacional."

  • qUEM TEM O PODER pode mudar, inovar e transformar, pode tudo.

  • I - O poder tem um papel mantenedor e homologador da cultura organizacional. ("Um dos aspectos relevantes do poder é a sua característica transformadora das culturas organizacionais.Dessa forma, o poder possui aspecto de mantenedor, fiador e homologador da cultura da organização.")

    II - O poder tem como principal característica a produção de desequilíbrio nas relações entre os trabalhadores e a cultura organizacional. ("A principal atribuição do poder é manter a harmonia e o equilíbrio organizacional interno (BERTERO, 1996), assim como gerir tanto o aspecto intelectual quanto o emocional (GHOSHAL; TANURE, 2004)")

    III - . Um dos aspectos relevantes do poder é a sua característica transformadora das culturas organizacionais.("O poder também é visto como um elemento dotado de energia e por isso possui o atributo de moldar e transformar organizações (BERTERO, 1996).  Para se falar em mudança organizacional e design organizacional, continua o autor, é fundamental apresentar o poder como elemento modelador. Portanto, quem possui poder altera e influencia a mudança do comportamento organizacional e até mesmo dos processos organizacionais.)

    http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Administracao_SouzaMB_1.pdf

    Gabarito: LETRA D

  • Errei a questão, por achar ANTAGONICAS as alternativas I e III.

    Uma diz que mantém e a outra que transforma... Dureza