SóProvas


ID
903331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca da estruturação da máquina administrativa desde 1930,
julgue os itens subsequentes.

O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) foi criado com o objetivo de aprofundar a reforma administrativa destinada a organizar e racionalizar o serviço público no país.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) foi um órgão público do governo federal brasileiro, criado pelo decreto-lei 579, em 30 de julho de 1938, durante o governo de Getúlio Vargas (período do Estado Novo). Fazia parte de um esforço de reforma na administração pública brasileira, e já estava previsto na constituição de 1937. Além de fornecer elementos para melhoria da máquina pública, o DASP deveria fornecer assessoria técnica ao presidente da república e elaborar a proposta orçamentária.
  • Só por observação alguma bancas afirmam que criação do DASP foi em 1936.
  • Segundo o PEDRAE, página 18 "Com o objetivo de realizar a modernização administrativa, foi
    criado o Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP, em 1936."
  • "GABARITO DA BANCA: CORRETO. NÃO CABE RECURSO. O DASP foi introduzido por Getúlio Vargas, pai do modelo burocrático brasileiro, na tentativa de realmente organizar e racionalizar o serviço público na época."
    Fonte: Professor
    Wendell Léo Castellano
  •        Creio que o DASP foi criado com o objetivo de INICIAR um processo de reforma administrativa no país e não APROFUNDAR, como afirma a questão. O papel de aprofundar a reforma adiministrativa no Brasil coube ao DL 200/67.          
  • O DASP(Departamento Administrativo do Serviço Público) é sinônimo do modelo racional legal de administração burocrática que foi implantado por Getúlio Vargas na Década de 30. Ele era considerado os "olhos do presidente" e tinha as seguintes atribuições:
    • ORGANIZAR, DE ACORDO COM AS INSTRUÇÕES DO PRESIDENTE, A PROPOSTA ORÇMENTÁRIA A SER ENVIDA ESTE A CÂMERA DOS DEPUTADOS.
    • FISCALIZAR A EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA.
    • SELECIONAR OS CANDIDATOS AOS CARGOS PÚBLICOS FEDERAIS, EXCETUADOS OS DAS SECRETÁRIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, DO CONSELHO FEDERAL, DO MAGISTÉRIO E DA MAGISTRATURA.
    • PROMOVER O APERFEIÇOAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS.
    • ESTUDAR E FIXAR PADRÕES PARA USO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS.
    • AUXILAR O PRESIDENTE DA REPÚBLICA NO EXAME AOS PROJETOS DE LEI SUBMETIDOS A SANÇÃO.
    • APRESENTAR ANUALMENTE AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA RELATÓRIO PORMENORIZADO DOS TRABALHOS REALIZADOS E EM ANDAMENTO.
    E ainda Getúlio crios os DASPINHOS, que eram DASPs nos Estados que estavam em intervenção.
  • A criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), na década de 30, representou um marco na busca da racionalização e do desenvolvimento de métodos e procedimentos padronizados para a atuação dos agentes públicos.
    CERTO

     

     
  • o dasp criado no governo vargas veio para instituir o modelo burocrático de administração (raciona-legal).
  • Com o objetivo de realizar a modernização administrativa, foi criado o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), em 1936. Nos primórdios,  a administração pública sofre a influência da teoria da administração científica de Taylor, tendendo à racionalização mediante a simplificação, padronização e aquisição racional de materiais, revisão de estruturas e aplicação de métodos na definição de procedimentos. Registra-se que, neste período, foi instituída a função orçamentária enquanto atividade formal e permanentemente vinculada ao planejamento. 
  • O que me confundiu foi a palavra " aprofundar" na questão pois o DASP "iniciou" uma reforma  e a DL 200  é que aprofundou a reforma administrativa em 67 ?!  Concordo com o colega Ricardo!
  • Cara Aline, se a frase fosse só essa que você mencionou, eu concordaria, mas repare na continuação dela:

    "aprofundar a reforma administrativa destinada a organizar e racionalizar o serviço público no país."

    Nesse caso foi sim o DASP e não cabe recurso.

  • O DASP foi criado para centralizar e encabeçar a reforma burocrática, cujos principais objetivos foram:
      
      * centralizar e regionalizar a Administração Pública mediante ampla reforma;
      * definir uma política para gestão de pessoas;
      * racionalizar métodos, procedimentos e processos administrativos em geral;
      * estabelecer mecanismos de controle da crise econômica;
      * modernizar a Administração Pública brasileira

    Portanto, a questão está CORRETA
  • Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP)

    Órgão previsto pela Constituição de 1937 e criado em 30 de julho de 1938, diretamente subordinado à Presidência da República, com o objetivo de aprofundar a reforma administrativa destinada a organizar e a racionalizar o serviço público no país, iniciada anos antes por Getúlio Vargas.

    Coerente com os princípios do Estado Novo, o DASP via uma incompatibilidade entre a 'racionalidade' da administração e a 'irracionalidade' da política. Pretendia assim estabelecer uma maior integração entre os diversos setores da administração pública e promover a seleção e aperfeiçoamento do pessoal administrativo por meio da adoção do sistema de mérito, o único capaz de diminuir as injunções dos interesses privados e político-partidários na ocupação dos empregos públicos.


  • O DASP foi criado no início do Estado Novo, um momento em que o autoritarismo brasileiro ganhava força, com o objetivo de realizar a revolução modernizadora do país, industrializá-lo, e valorizar a competência técnica.

    DASP foi criado para racionalizar a administração pública e o serviço público, preocupava-se com o universalismo de Procedimentos em assuntos relacionados com a contratação e a promoção dos funcionários públicos

  • DECRETO-LEI Nº 200, DE 25 DE FEVEREIRO DE 1967

    CAPÍTULO III

    DO DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO DO PESSOAL CIVIL

    Art. 115. O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) é o órgão central do sistema de pessoal, responsável pelo estudo, formulação de diretrizes, orientação, coordenação, supervisão e controle dos assuntos concernentes à administração do Pessoal Civil da União.

  • O DASP foi criado como um órgão que buscaria aprofundar a reforma administrativa do país rumo a uma burocracia eficiente. O mesmo foi criado em 1938 para este propósito.

  • Principais Realizações do DASP

    * Ingresso no serviço público por concurso público; * Racionalização Geral de métodos; * Instituição de critérios gerais e uniformes de classificação dos cargos; * Padronização das compras Estatais; * Foco nos meios, ou seja, nas regras e procedimentos; * Auto Referente;
  • Vi que uma colega teve dificuldade com a palavra " aprofundar"... e eu tambem tive..

    E lendo os comentários, percebi que ninguem mencionou o seguinte:

    o DASP veio em 1938  para aprofundar o já instituído Conselho Federal do Serviço Público em 1936!

    nao confundir com dl200 nem outras coisas....

    vlw



  • Exatamente como disse o colega, Thiago G, a palavra apronfundar pode ter confundido muita gente, mas temos que lembrar que o DASP é posterior ao Conselho Federal do Serviço Público, de 1936, portanto assertiva CORRETA.

  • Acertei a questão, mas o termo aprofundar não é o mais cabível. Modernizar para Aprofundar está longe de ser sinônimo.

  • Gabarito: CERTO

     

    O grande marco da reforma administrativa BUROCRÁTICA foi a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), pelo decreto-lei n. 579 de 1938. As principais atribuições eram:


    --- > Realizar estudos detalhados de repartições, departamentos e estabelecimentos públicos para determinar as modificações a serem feitas em vários campos: dotação orçamentária, distribuição, processos de trabalho, relações entre os órgãos e relações com o público;


    --- > Fiscalizar a execução do orçamento, juntamente com o presidente da República;


    --- > Organizar anualmente a proposta orçamentária a ser enviada à Câmara dos Deputados;


    --- > Cuidar da organização dos concursos públicos para cargos federais do Poder Executivo;


    --- > Aperfeiçoar os servidores civis da União.


    --- > Auxiliar o presidente no exame dos projetos de lei submetidos à sanção;


    --- > Fixar padrões para os materiais usados no serviço público.


    O DASP deveria ser um órgão normativo, de coordenação e controle, encarregado de universalizar procedimentos, mas enfrentou problemas, entre eles o fato de o Estado ser visto como oportunidade de empregos com vagas preenchidas por meio de indicações pessoais.

  • Racionalizar remete a burocratização......