-
A burocracia nos moldes weberianos é definida como o tipo ideal de organização que aplica, em sua forma mais pura, a autoridade racional-legal.
eu marquei falso achando que o "ideal" estava errado. O que a pergunta traz é que a autoridade racional-legal é acolhida pela burocracia weberiana?
agradeço desde já!
-
"GABARITO DE BANCA: CORRETO. NÃO CABE RECURSO! A Burocracia de Weber é baseada em:
- caráter legal das normas
- caráter formal das comunicações
- a impessoalidade no relacionamento
- a divisão do trabalho
- hierarquização de autoridade
- rotinas e procedimentos.
- competência técnica e mérito
- especialização da administração
- profissionalização
- previsibilidade do funcionamento
- racionalidade
- meritocracia"
Fonte: Professor Wendell Léo Castellano
-
Galera a questão está corretíssima!
O Cespe ama fazer isso, confundir a cabeça do candidato com o conceito original da teoria, ou seja, aquilo que ela acreditava, com os conceitos comuns, os quais foram as chamadas disfunções! bons estudos!
-
Disfunções da Burocracia segundo Merton:
1. Internalização das Regras e Apego aos Regulamentos – As normas e regulamentos passam a se transformar de meios em objetivos. Passam a ser absolutos e prioritários. Os regulamentos, de meios, passam a ser os principais objetivos da burocracia.
2. Excesso de Formalismo e de Papelório – A necessidade de documentar e de formalizar todas as comunicações dentro da burocracia a fim de que possa ser devidamente testemunhado por escrito pode conduzir à tendência ao excesso de formalismo, de documentação e de papelório.
3. Resistência Mudanças – Como tudo dentro da burocracia é rotinizado, padronizado, previsto com antecipação, o funcionário geralmente se acostuma a uma completa estabilidade e repetição daquilo que faz, o que passa a lhe proporcionar uma completa segurança a respeito de seu futuro na burocracia.
4. Despersonalização do Relacionamento – A burocracia tem como uma de suas características a impessoalidade no relacionamento entre funcionários. Daí o seu caráter impessoal, pois ela enfatiza os cargos e não as pessoas que os ocupam. Isto leva a uma diminuição das relações personalizadas entre os membros da organização.
5. Categorização como Base do Processo Decisorial – A burocracia se assenta em uma rígida hierarquização da autoridade. Portanto, quem toma decisões em qualquer situação será aquele que possui a mais elevada categoria hierárquica, independentemente do seu conhecimento sobre o assunto.
6. Superconformidade às Rotinas e aos Procedimentos – Com o tempo, as regras e rotinas tornam-se sagradas para o funcionário. O impacto dessas exigências burocráticas sobre a pessoa provoca profunda limitação em sua liberdade e espontaneidade pessoal.
7. Exibição de Sinais de Autoridade – Surge a tendência á utilização intensa de símbolo de status para demonstrar a posição hierárquica dos funcionários, como uniforme, mesa etc.
8. Dificuldade no Atendimento a Clientes e Conflitos com o Público – O funcionário está voltado para dentro da organização. Esta atuação interiorizada para a organização o leva a criar conflitos com os clientes da organização. Todos os clientes são atendidos de forma padronizada, de acordo com regulamentos e rotinas internos, fazem com que o público se irrite com a pouca atenção e descaso para com seus problemas particulares e pessoais.
¹ Robert King Merton, nascido Meyer R. Schkolnick, (Filadélfia, 5 de Julho de 1910 — Nova Iorque, 23 de Fevereiro de 2003) foi um sociólogo estadunidense. É considerado um teórico fundamental da burocracia, da sociologia da ciência e da comunicação de massa. Passou a maior parte de sua vida acadêmica ensinando na Universidade Columbia. É pai do economista Robert C. Merton.
-
o lance da qustão é não confundir o conceito com as disfunções.
-
A Dominação Racional-legal tem sua legitimidade na lei, o estatuto criado com base na razão. Obedece-se às regras e não à pessoa. Segundo Weber, "obedece-se à ordem impessoal, objetiva, e legalmente estatuída e aos superiores por ela determinados, em virtude da legalidade formal de suas disposições e dentro do âmbito de vigência destas". A Burocracia moderna, para Weber, é a forma de Organização do Estado própria dos regimes em que predomina a dominação racional-legal.
Fonte: Prof. Rafael Encinas
-
Marquei errado por uma questão de interpretação, porque burocracia não é um o tipo de organização, ela é uma forma de administra-la.
Estou falando bobagem? Por favor, corrijam-me se eu estiver viajando
-
"Camila" a Burocracia é sim uma organização, veja: "Para Weber, a burocracia é uma organização cujas consequências desejadas se resumem na previsibilidade do seu funcionamento no sentido de obter a maior eficiência da organização. Chiavenato, Administração Geral e Pública, p. 43
-
Pessoal, não deixe o cespe confundir vocês. Essa é uma pegadinha clássica dos cespe. Adora tentar confundir o candidato com o real modelo burocrático e as disfunções que apresentou ao longo do tempo.
-
"A burocracia nos moldes weberianos é definida como o tipo ideal de
organização que aplica, em sua forma mais pura, a autoridade
racional-legal."
Eu errei a questão pois parti do princípio de que a burocracia não é mais considerado o tipo ideal de organização, tanto que hoje estamos em transição para o gerencialismo.
Olhando mais a fundo:
entendo que a questão quis dizer que para Max Weber
a burocracia na sua forma mais pura,
a qual aplica a autoridade racional-legal,
é o tipo ideal de organização.
ai sim a questão estaria correta pois Weber realmente defendia isso.
-
Weber criou a burocracia justamente como forma de tornar a organização eficiente com base na autoridade racional-legal, Perfeitamente correto.
-
Pessoal,
Weber fala que “há três tipos puros de dominação legítima”. Quando ele fala
em “puros”, ele se refere a “tipos-ideais”, ou seja, uma abstração teórica que
não existe no plano concreto, na realidade. Ideal não quer dizer que é bom,
mas que contém as características essenciais do conceito em análise.
Weber descreve os tipos puros de dominação com base na vigência de sua
legitimidade, que pode ser, primordialmente:
a) dominação racional (legal): baseada na crença na legitimidade das ordens
estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens,
estão nomeados para exercer a dominação;
b) dominação tradicional: baseada na crença cotidiana na santidade das
tradições vigentes desde sempre e na legitimidade daqueles que, em virtude
dessas tradições, representam a autoridade;
c) dominação carismática: baseada na veneração extracotidiana da
santidade, do poder heróico ou do caráter exemplar de uma pessoa e das
ordens por esta reveladas ou criadas.
FONTE: PROF. MARCELO CAMACHO (PONTO DOS CONCURSOS)
-
NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS
Em 30/07/2016, às 18:27:04, você respondeu a opção C. Certa!
Em 23/07/2015, às 11:39:32, você respondeu a opção C. Certa!
Em 03/06/2015, às 12:17:02, você respondeu a opção C. Certa!
Em 29/05/2015, às 20:24:42, você respondeu a opção E. Errada
-
se esse gabarito fosse de uma questão de 1930, concordaria que ele seria o modelo ideal para a época. mas, atualmente, estamos em transição para o modelo gerencialista. portanto nao é o ideal!
-
O termo dominação é mais amplo que poder, pois não basta ter somente o poder: este poder tem que ser legítimo. Max Weber classificou a dominação (poder + legitimidade) em três tipos fundamentais: o tradicional, o carismático e o racional-legal.
Dominação burocrática (ou racional-legal) é aquela em que o Direito – as normas legais racionalmente definidas – confere legitimidade e poder à autoridade formalmente constituída.Para Weber “a dominação racional significa poder legal, em que a obediência se deve a regras, estatutos, contratos, decisões judiciais e outras convenções legalmente estabelecidas que são impessoais e sistemáticas por natureza, ou impostas ou aceitas pelos indivíduos.
Gabarito certo
-
Burocracia.
Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a idéia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional-legal.
O Estado burocrático comporta instituições basicamente hierarquizadas e controle enfocado nos processos.
Combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista era seus maiores objetivos.
-
GABARITO: CERTO
A burocracia em seus “moldes weberianos” significa a teoria da burocracia, ou seja, um modelo ideal previsto por Weber. Este modelo era sim baseado na autoridade racional-legal. O conceito seria o de que o funcionamento da organização seria todo relacionado com as normas e regulamentos da instituição.
Lembre-se de que sempre que a banca estiver mencionando a teoria da burocracia, devemos “esquecer” os problemas da burocracia na prática, ok? O gabarito é mesmo questão correta.
Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos
-
CERTO
MODELO BUROCRÁTICO
RACIONAL-LEGAL = FIP
F -ORMALISMO
I - MPESSOAL
P -ROFISSIONALISMO
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
João 16:33
Deus é Fiel!!!
-
Há 3 tipos de autoridade segundo Weber:
1 TRADICIONAL: características patriarcais, patrimonialistas ..
legitimada por costumes sociais, crenças e tradições.
2 CARISMÁTICA: características personalistas ...grupos revolucionários, facções radicias de partidos políticos
3 BUROCRÁTICA: com normas impessoais e legais..tipo a sociedade contemporânea (racional legal)
https://www.trabalhosgratuitos.com/Outras/Diversos/MODELOS-DE-AUTORIDADE-CARISM%C3%81TICA-TRADICIONAL-E-BUROCR%C3%81TICA-59464.html
-
o problema foi esse '' tipo ideal"? ahhh cespe...vai lamber sabão, o que o resto está certo, mas "tipo ideal"...mal formulada heinn
-
tipo ideal de organização, o burocrático?
-
Com referência à administração pública do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático, julgue os itens que se seguem.
A burocracia nos moldes weberianos é definida como o tipo ideal de organização que aplica, em sua forma mais pura, a autoridade racional-legal.
O enunciado da questão faz com que o candidato julgue o item com referência ao paradigma pós-burocrático. Neste sentido, a burocracia não pode ser definida como o tipo ideal de organização, tendo em vista o crescente avanço do modelo orgânico/natural/adhocrático, principalmente nas organizações privadas.
Deixando-se de lado o enunciado da questão e tomando-se como base a expressão "nos moldes weberianos", é possível então julgar a afirmativa como verdadeira, tendo em vista que, sim, segundo o próprio Weber a burocracia é mesmo o tipo ideal de organização e aplica, em sua forma mais pura, a autoridade racional-legal.
-
TIPO IDEAL foi so pra dar emoção, MACETE : quando for uma questão de ADM burocratica observe se questão pede a visao de WEBER, se pedir esqueça as disfunçoes dela e responda conforme o "sonho do autor", se nao cita-lo considere entao os problemas.
-
GABARITO: CERTO
Administração Pública Burocrática
Princípios orientadores:
A profissionalização
A ideia de carreira
A hierarquia funcional
A impessoalidade
O formalismo
Em síntese: O poder racional-legal.
-
A dominação burocrática (ou racional-legal) é aquela em que as normas legais racionalmente definidas conferem legitimidade e poder à autoridade formalmente constituída.
Para Weber (apud Diggins, 1999) a dominação racional significa poder legal, em que a obediência se deve a regras, estatutos, contratos, leis, normas, decisões judiciais e outras convenções legalmente estabelecidas que são impessoais e sistemáticas por natureza, ou impostas ou aceitas pelos indivíduos.
A legitimidade da dominação burocrática está baseada na "legalidade", na crença nos preceitos legais e na "competência" objetiva fundada sobre normas racionalmente criadas.
➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)
-
O modelo burocrático em seu formato ideal, proposto por Weber, representa a forma superior de administração. Nesse modelo, temos a dominação racional-legal.
Resposta: Certo
-
CERTO
MAPA MENTAL DE MODELOS ADMINISTRATIVOS:
http://gestyy.com/e0HSFi
-
CERTO