SóProvas


ID
903343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com referência à administração pública do modelo racional-legal
ao paradigma pós-burocrático, julgue os itens que se seguem.

No modelo de administração pública gerencial, o aparelho de Estado deve ser responsável apenas pela execução das políticas públicas.

Alternativas
Comentários
  • O modelo Gerencial também foca na gestão por resultados, dispondo inclusive de ferramentas utilizadas na iniciativa privada para seus controles. 
  • Conforme citado pelo colega acima, a Administração Pública Gerencial é orientada para o cidadão e resultados.

    Repeti o comentário apenas para citar a fonte e dar mais credibilidade à resposta:

    FONTE: Reforma do Estado e Administração Pública Gerencial, p.28
  • "GABARITO DE BANCA: ERRADO. NÃO CABE RECURSO! Na sua origem, o gerencialismo puro tinha como eixo central o conceito de produtividade. O primeiro passo foi cortar custos e pessoal. O ponto central do modelo gerencial puro é a busca da eficiência. Para tanto, parte do pressuposto de que é preciso modificar as engrenagens do modelo burocrático. É um modelo de administração pública voltado para a eficiência, a eficácia e a efetividade do aparelho do Estado, com foco em resultados.
    A Nova Administração Pública ou “revolução gerencial” é um dos movimentos mais recorrentes e atualmente discutidos em todo o mundo, tendo surgido na segunda metade do século XX como alternativa para superar os problemas causados pelas chamadas buropatologias estatais associado à incapacidade de os governos atuarem com eficácia, eficiência e efetividade em determinados setores da economia. O estado seria menos intervencionista, agindo firme com o Controle. A Nova Gestão Pública convida novos atores a ser parte ativa de um Estado que se pretende menos intervencionista, mas que continue a regular funções importantes da vida social e econômica. Essas alterações, ao nível da Administração Central, acabaram por influenciar e condicionar a agenda da reforma e modernização administrativa dos governos locais. E relativamente a essa realidade que procuramos perceber como foram sentidas as alterações induzidas pela Nova Gestão Pública. Essa comunicação analisa as formas de prestação de serviços municipais de maneira a verificar o acolhimento das soluções reformistas sugeridas pela Nova Gestão Pública.
    A Nova Gestão Pública tem-se configurado em função dos processos de globalização da economia e de democratização nos países em desenvolvimento. A constituição de agências executivas e de regulação representa bem as tendências desse modelo.
    A nova administração ou gestão pública ou a “New Public Management (NPM)” pressupõe aplicar nas organizações públicas os modelos de gestão oriundos da iniciativa privada e os conceitos de administração estratégica focados nos negócios empresariais e nos princípios de empreendedorismo."
    Fonte: Professor
    Wendell Léo Castellano
  • a APG não se preocupa com execuçao e sim com a Gestão(controle, coordenaçao, reulaçao). O Estado passa a ser catalisador, transferindo a execuçao para o setor privado. 

    A questao está errada.
  • O aparelho do Estado passa a ser responsável não somente pelas políticas públicas, mas também pela regulação e fiscalização dos delegatários de serviços públicos.

  • GABARITO: ERRADO

     

     

    Esta frase não faz sentido. Não existe esta limitação no modelo gerencial, pois o aparelho do Estado NUNCA poderá abandonar o planejamento e o acompanhamento e avaliação das políticas públicas.


    Além disso, o modelo gerencial prevê, como estabelecido no Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado de 1995, a execução de algumas políticas públicas por organizações não estatais parceiras do Estado (como OSCIPs e OSs).

     

     

    Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos

  • Sempre que aparecer a palavra "apenas" é bom ficar com o pé atrás...

  • Gabarito: ERRADO.

     

    Mesmo atuando diante dos princípios do ESTADO MÍNIMO, a execução e/ou operacionalização de atividades ainda são exercidas diretamente pelos órgãos públicos, seja da administração direta ou indireta.

     

    Porém, na década de 90, as propostas de ajuste oriundas do modelo neoliberal de Estado mínimo mostraram-se irrealistase houve a percepção de que a estagnação econômica era provocada pela crise do Estado.

     

    Nesse momento, ganhou força o tema da reforma do Estado, ou então da sua reconstrução de forma que ele não apenas garantisse a propriedade e os contratos, mas também exercesse seu papel complementar ao mercado na coordenação da economia e na busca da redução das desigualdades sociais.

  • Na administração gerencial, o Estado deve ser responsável apenas pela gestão das políticas públicas.

  • No modelo gerencial o Estado não deve apenas se basear na execução de políticas públicas, mas deve buscar a concretização de seus objetivos através dos resultados que deverão ser alcançados (controle de resultados).

  • ERRADO

  • COLABORANDO

    Modelos de Estado

    Absolutista =======> Liberal (Estado mínimo) ===> "Welfare State" (Bem estar social) pol. pub. ===> Regulador.

    Bons estudos