SóProvas


ID
903388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Acerca de compras, julgue os itens subsequentes.

Os custos referentes à entrega da mercadoria por meio da modalidade de frete denominado FOB (free on board) estão inclusos no preço apresentado pelo fornecedor.

Alternativas
Comentários
  • FOB (Free On Board) o fornecedor se responsabiliza (contratualmente) pela mercadoria até a hora em que ela é entregue, na data e hora, ao courrier escolhido pelo comprador. Este preço não faz parte do orçamento do fornecedor, deverá ser calculado pelo comprador de acordo com o serviço de frete que escolheu.

    OBS: Courrier é o responsável por despachar a carga no modal que estiver contratado. Em suma, essa modalidade consiste em "jogar" a responsabilidade de entregar a carga no porto de origem ( no caso do modal marítimo) para o fornecedor, este acarcando com todos os custos até o embarque.
  • O termo FOB (Free On Board) é aquele que estabelece que o vendedor se desvincula de suas obrigações, quando coloca a mercadoria a bordo do navio indicado pelo comprador, no porto de embarque designado . A mercadoria deverá ser entregue a bordo do navio, desembaraçada, sendo este o momento em que todas as despesas passam a correr por conta do comprador. Por isso o vlr do frete não está incluso no preço da mercadoria.

    Resposta ERRADA. 
  • estorinha...



    comprador (A) compra do vendedor (B)

     

    B pergunta a A: qual a forma de frete para que eu lhe entregue?
    A responde: não quero arcar com frete, quero economizar, vou escolher o Frete Free on Board (livre de responsabilidade no transporte, ou seja, o produto "vai livre, largado, sozinho no transporte", se acontecer algo, o vendedor não tem culpa)
    B diz a A: então tá, vou despachar a mercadoria, mas quando eu colocá-la no navio, eu não tenho mais nada a ver com isso, a responsabilidade é sua, foi vc quem escolheu. Quis economizar (frete gratis, sem custo nenhum), então, não vou me responsabilizar pelo trasnporte. Se tivesse escolhido outra forma de frete, a responsabilidade era minha até chegar o produto nas suas mãos.



    A diz a B: tudo bem, a responsabilidade é minha.
  • Segundo os INCOTERMS (International Commercial Terms) 2010 A codificação das modalidades de vendas entre Importador e Exportador são:
    SEPARAÇÃO POR GRUPOS:
     “E” – Partida. Mínima obrigação para o Exportador - Mercadoria entregue ao comprador no estabelecimento do vendedor.;
    “F” – Transporte  Internacional não pago pelo Exportador - Mercadoria entregue a um transportador internacional indicado pelo comprador.;
    “C” – Transporte Internacional pago pelo Exportador - O vendedor contrata o transporte, sem assumir riscos por perdas ou danos às mercadorias ou custos adicionais decorrentes de eventos ocorridos após o embarque e despacho.;
    “D” – “Deliver” – Obrigação máxima para o Exportador - O vendedor se responsabiliza por todos os custos e riscos para colocar a mercadoria no local de destino.

    1.O EXW-Works
     Representa obrigação mínima para o Exportador.A mercadoria fica à disposição do Importador no estabelecimento comercial do Exportador.
    Esta modalidade é mais usada por grandes importadores combinados com pequenos exportadores, devido ao diferente poder de barganha comercial na negociação dos serviços e logística.
     
    2.FCA – Free Carrier:
    A mercadoria fica à disposição dotransportador  no  estabelecimento comercial do exportador, do transportador ou em local escolhido pelo importador.
    É aconselhável que comprador e vendedor  definam claramente esse local que será eleito o ponto de transferência das responsabilidade entre ambos. Caberá ao exportador o desembaraço aduaneiro de exportação
    O FCA é utilizado para qualquer modal de transporte
     
    3. FOB – Free On Board:
    A mercadoria fica à disposição doimportador à bordo do navio no porto de origem.
    As responsabilidades do processo logístico são transferidas ao importador no porto de origem a partir do embarque da mercadoria desembaraçada para exportação no navio.
    O FOB é utilizado exclusivamente para o transporte marítimo.
     
    4.FAS – Free Alongside Ship:
    A mercadoria fica à disposição doimportador ao lado do navio em um píer, cais ou barca designados pelo comprador.
    As responsabilidades do processo logístico são transferidas ao importador no porto de origem antes do embarque da mercadoria que já deverá estar desembaraçada para exportação.
    O FAS é utilizado exclusivamente para o transporte marítimo.
     
    continua abaixo
  • 5.CFR – Cost and Freight:
    A mercadoria fica à disposição do importador à bordo do navio no porto de origem .
    As responsabilidades do processo logístico são transferidas ao importador no porto de origem a partir do embarque da mercadoria que já deverá estar  desembaraçada para exportação.
    Caberá ao exportador a contratação e o pagamento do frete internacional.
    O CFR é utilizado exclusivamente para o transporte marítimo
     
    6.CIF – Cost Insurance and Freight:
    A mercadoria fica à disposição do importador à bordo do navio no porto de origem .
    As responsabilidades do processo logístico são transferidas ao importador no porto de origem a partir do embarque da mercadoria que já deverá estar  desembaraçada para exportação.
    Caberá ao exportador a contratação e o pagamento do frete  e do seguro internacionais.
    O CIF é utilizado exclusivamente para o transporte marítimo.
     
    7.CPT – Carriage Paid To:
    A mercadoria fica à disposição do transportador em local designado por este ou peloimportador no país de origem.
    As responsabilidades do processo logístico são transferidas ao importador no ponto combinado para entrega da carga já desembaraçada ao transportador. É aconselhável a clara designação desse ponto. Caberá ao exportador a contratação e o pagamento do frete internacional.
    O CPT é utilizado para qualquer modal de transporte.
     
    8. CIP – Carriage and Insurance Paid:
    A mercadoria fica à disposição do transportador em local designado por este ou pelo importador no país de origem.
    As responsabilidades do processo logístico são transferidas ao importador no ponto combinado para entrega da carga já desembaraçada ao transportador. É aconselhável a clara designação desse ponto. Caberá ao exportador a contratação e o pagamento do frete  e do  seguro internacionais.
    O CIP é utilizado para qualquer modal de transporte
     
  • 9. DAT – Delivered At Terminal:
    A mercadoria fica à disposição do importador no terminal de carga designado por ele n país de destino.
    As responsabilidades do processo logístico são todas do exportador até a entrega da carga, ainda por ser desembaraçada na importação. Caberá ao exportador a contratação e o pagamento de todos os serviços logísticos desta operação incluindo o seguro e o frete internacionais.  
    O DAT é utilizado para qualquer modal de transporte.
     
    10.DAP – Delivered At Place
    A mercadoria fica à disposição do importador em qualquer lugar por ele designado no país de destino.
    As responsabilidades do processo logístico são todas do exportador até a entrega da carga, ainda por ser desembaraçada na importação e desembarcada. Caberá ao exportador a contratação e o pagamento de todos os serviços logísticos desta operação incluindo o seguro e o frete internacionais.  
    O DAP é utilizado para qualquer modal de transporte.
     
    11. DDP – Delivered Duty Paid:
    A mercadoria fica à disposição do importador em seu estabelecimento comercial.
    As responsabilidades do processo logístico são todas do exportador até a entrega da carga desembaraçada e desembarcada onde o importador determinar. Caberá ao exportador a contratação e o pagamento de todos os serviços logísticos inclusive os tributos da nacionalização.  
    O DDP é utilizado para qualquer modal de transporte.
  • Parabéns Karla objetiva e direta!!!
  • Parabéns Daniela, objetiva e direta! rsrsrs
  • Parabéns Daniela, objetiva e direta! rsrsrs...SÓ QUE NÃO !!!KKK
  • A colega Karla foi muito objetiva mesmo:

    FRETE CIF: é o frete pago na empresa ou seja, quem envia paga.

    FRETE FOB: é o comprador da mercadoria que paga, ou seja, quem recebe a mercadoria

    Para não esquecer, quem se "FOB" com o frete é o comprador!

  • Bem, ao meu ver o erro da questão não está em dizer que a modalidade FOB é a que o fornecedor PAGA, e sim, em afirmar que o preço está incluso no que o comprador vai pagar.

    Ela poderia nos induzir ao erro, mas perceba que nunca o comprador vai pagar uma mercadoria com o frete já incluso. Na verdade, ele vai sempre pagar o frete por fora.


    MERCADORIA  (preço do produto) + FRETE. ---> ENVIO.

    E se a modalidade for CIF? Neste caso, quem vai pagar o frete é o fornecedor, mas o preço da mercadoria paga não é devido ao frete pago pelo fornecedor. 

    Resumindo: O preço de uma mercadoria não incorpora o preço do frete!!!

    Se eu estiver errada, favor alguém me corrigir.




  • FOB é um termo que provém do Comércio Exterior, um tipo de INCOTERM. INCOTERMS são termos que definem a responsabilidade e custos do transporte de uma mercadoria entre importador e exportador. 

    Pois bem, a maldade da questão reside na inoportuna interpretação do termo, erro usualmente cometido por fornecedores e compradores nacionais que utilizam o chamado preço FOB nas propostas comerciais (preço do produto + entrega). Conforme esclarecido pelos colegas abaixo, o FOB não contempla o pagamento do transporte principal em sua concepção original, daí a confusão toda. CIF também não seria o caso, já que nele o fornecedor ficaria obrigado a pagar tanto o frete quanto o seguro da carga; por sua vez, CPT seria mais indicado.

    Particularmente, não acho válido se aprofundar nesse assunto, pois dificilmente ele será cobrado pelas bancas nessa disciplina, a não ser que seja para um cargo bem específico.

    http://www.aprendendoaexportar.gov.br/sitio/paginas/comExportar/incTabela.html

  • CIF=QUEM CONTRATA , PAGA E SE RESPONSABILIZA PELO PRODUTO É O FORNECEDOR.

    FOB=QUEM CONTRATA ,PAGA E SE RESPONSABILIZA PELO PRODUTO É O COMPRADOR.

  • No sistema free on board - FOB - quem paga é o comprador, mas não NECESSARIAMENTE (como afirma a questão) o valor do frete já está incluso no preço apresentado pelo fornecedor. Pode estar ou não incluso, este é o erro.


  • Parabéns, Daniela. Foi direta ao ponto!!! kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Um macete bom para gravar é:

    CIF = Bom para o Comprador, ja que quem paga o frete é o fornecedor

    FOB = Bom para o Fornecedor, já que quem paga o frete é o comprador 


  • Daniela clarificou meus pensamentos totalmente, muito precisa

  • ERRADO. Quem paga a conta (frete)?

    FOB - Você paga o frete (você se FOBeu!)

    FIB - O vendedor paga.

     

  • CIF =  Comprador não paga..........quem paga o frete é o fornecedor

    FOB = Fornecedor não paga..........quem paga o frete é o comprador

  • Os preços estão inclusos no frete da modalidade CIF(Cost, insurance, freight= custo,seguro,frete). Na modalidade FOB( free on board= sem custos a bordo), o frete é providenciado e pago separadamente, pelo comprador

    ERRADO

    Fonte: Administração de Recursos Materiais e Patrimonias para Concurso, Renato Fenili, 3ª edição

  • FOB (livre a bordo) - O preço da mercadoria apresentado pelo fornecedor não inclui frete ou Seguro.

  • nunca acerto questões dessa merda
  • ERRADA

     

    MODALIDADES DE FRETES: COMO SE DÁ O PAGAMENTO PELO TRANSPORTE DAS MERCADORIAS. TEMOS:

     

    FOB (FREE ON BOARD) ------------------------------------------> QUEM PAGA PELO TRANSPORTE DAS MERCADORIAS, DO FORNECEDOR AO COMPRADOR, É O PRÓPRIO COMPRADOR.

     

    CIF (COST, INSURANCE AND FREIGHT) --------------------> QUEM PAGA É O FORNECEDOR.

     

    BONS ESTUDOS!!!

  • Gab: ERRADO

    A questão está errada porque a modalidade citada deveria ser a CIF. Veja!

    • FOB - free on board - (grátis a bordo) - quem paga pelo transporte das mercadorias, do fornecedor ao comprador, é o próprio COMPRADOR.

    • CIF - cost, insurance and freight - (custo, seguro e frete) - quem paga é o FORNECEDOR.

    OBS: Vendo meu resumo de ARM. Interessados, solicitem amostra: Soresumo.com.br@gmail.com

    Erros, mandem mensagem :)

  • tô muito bem, sqn
  • O custo do frete e dos seguros do tipo CIF não está incluso no preço da compra, ou seja, ele é responsabilidade do fornecedor ao passo que o custo do frete e dos seguros do tipo FOB está incluso no preço da compra, sendo responsabilidade do comprador.

    • ' Posso ainda não ter chegado onde eu quero, mas estou mais perto do que ontem...
  • A modalidade CIF está incluso o frete.

  • Gab: ERRADO

    1. Esquema pra você nunca mais errar!
    • CIF - com ForneCedor
    • FOB - com FOmBrador (comprador).

    Amostras de resumos disponíveis aqui --> Linktr.ee/soresumo

  • Free On Board designa uma modalidade de repartição de responsabilidades, direitos e custos entre comprador e vendedor, no comércio de mercadorias.

    Errado.

  • CIF = Comprar no B2C, ou seja, compras de menor valor que o comprador se responsabiliza pelo frete para que o fornecedor se encarregue do transporte, é o mais comum.

    FOB = B2C, ou seja, geralmente produtos de empresas de alta demanda ou de valor muito alto em que o comprador arca com o custo do frete por muitas vezes já possuir um transporte de confiança, o fornecedor apenas despacha e se isenta de responsabilidade.