SóProvas


ID
904576
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo decisório envolve decisões programadas e decisões não programadas. Sobre as decisões programadas assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • letra A

    Decisões programadas – são aquelas rotineiras e repetidas no cotidiano da empresa. São usadas como orientação para a realização  das tarefas como políticas, normas, cultura, desafios, metas a serem alcançadas entre outras.
  • As decisões não programadas caracterizam-se, segundo Porto (2000, p. 23), “por resultarem de situações e/ou problemas inéditos ou não esperados, os quais geralmente representam decisões únicas e complexas, cujo resultado não se encontra previamente descrito”.
     
    Para Stoner e Freeman (1995) as decisões não programadas destinam-se a problemas incomuns ou excepcionais que requeiram soluções específicas. Por sua vez, não tem regras para seguir e nem possuem um esquema específico para ser utilizado. Podem ser conhecidas ou inéditas.
    Nas decisões não-programadas conhecidas, o tomador de decisão já esteve envolvido com problema igual ou parecido. Embora todas as variáveis não sejam conhecidas, já existe uma certa experiência em situações semelhantes. Nas decisões não programadas inéditas, o tomador de decisão se vê diante de uma situação completamente nova e não pode contar com nenhuma regra pré-estabelecida para auxiliá-lo.
  • A letra A é o gabarito, pois ela aplica o conceito de decisões Não programadas, e a questão pede Programada.



    Decisões Programadas:

    As decisões programadas aplicam-se a problemas que são familiares ou repetitvos. São decisões que resolvem os problemas recorrentes, que acontecem todos os dias e exigem as mesmasdecisões e soluções a cada ocorrência. ( as decisões prograadassão chamadas procedimentos, rotinas, políticas e planos)

    Decisões não programadas:

    Outros problemas, ao contrário dos problemas repetidos e rotineiros,não podem ser resolvidos por meio de decisões programadas. São problemas com as quais a organização não tem qualquer familiaridade ou experiencia, ou que se apresentam de forma diferente a cada ocorrência.

    Fonte: Introdução a Administração ( Maximiano 2000)
  • Resposta letra (A)

    .1.Tipos de decisão

    1.1 Programada:  Aplicam-se a prolemas que são familiares ou representativos. São decisões que resolvem os problemas recorrentes, que acontecem todos os dias e exigem as mesma decisões e soluções a cada ocorrência.As decisões programadas são chamadas procedimentos, rotinas, e planos.

    1.2 Não Programada: São os problemas com os quais a organização não tem qualquer familiaridade ou experiência, ou que se apresentam de forma diferente a cada ocorrência. Essas decisões dependem, em grande parte, de habilidades e de processos sistemáticos de análise e resolução de problema.

    Fonte Maximiano 2000

  • GAB: A

     

    Decisões programáveis, ou programadas, são aquelas previamente imaginadas, para a qual a organização dispõe de soluções padronizadas e pré-estabelecidas. São tomadas com base em regras e procedimentos pré- estabelecidos. Aplicam-se a problemas rotineiros, cujas soluções podem ser previstas. Neste tipo de decisão, não precisamos seguir as etapas normais de decisão, pois já sabemos qual é o problema, qual é o diagnóstico, quais são as alternativas possíveis, quais são os critérios etc. Deve-se buscar, no contexto organizacional, tomar o maior número possível de decisões programáveis.

     

     

    FONTE: Professor Flávio Pompêo.

  • Decisões programadas são decisões rotineiras, ou seja, decisões sobre assuntos que já foram analisados antes e que, dessa forma, já existe uma resposta “padrão” para eles. 

     

    Já as decisões não programadas são típicas de situações em que o problema é novo, ou pouco frequente, e o gestor deve analisar os dados à sua disposição (muitas vezes incompletos) para que possa tomar uma decisão.

     

     

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • Resposta: Letra A.

  • Questão trata dos conceitos das decisões programadas e das decisões não programadas e requer que o candidato assinale a alternativa incorreta concernente as decisões programadas.

    As decisões podem ser:

    Decisões programadas: são decisões rotineiras, ou seja, sobre assuntos que já foram analisados antes e que, desta forma, já existe uma resposta “padrão”.

    Decisões não programadas: são comuns quando o problema é novo, ou pouco frequente, e o gestor deve analisar os dados à sua disposição (muitas vezes incompletos) para que possa tomar uma decisão.

    Analisemos as afirmativas, uma a uma:

    A - CORRETA. Situações desprovidas de precedentes possuem correlação com as decisões não programadas.

    B - INCORRETA. As decisões programadas são tomadas por meio de um conjunto de normas preestabelecidas, que ocorrem com frequência na organização.

    C - INCORRETA. Decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da organização, não demandando criação de novas alternativas. Assim, são mais fáceis de serem tomadas.

    D - INCORRETA. Decisões programadas são rotineiras, ou seja, sobre assuntos que já foram analisados antes e que, desta forma, já existe uma resposta “padrão”, sendo fáceis de serem estruturadas em etapas.

    E - INCORRETA. Consoante mencionado, decisões programadas são decisões rotineiras, ou seja, repetitivas.

    GABARITO: A