Resposta letra (A)
.1.Tipos de decisão
1.1 Programada: Aplicam-se a prolemas que são familiares ou representativos. São decisões que resolvem os problemas recorrentes, que acontecem todos os dias e exigem as mesma decisões e soluções a cada ocorrência.As decisões programadas são chamadas procedimentos, rotinas, e planos.
1.2 Não Programada: São os problemas com os quais a organização não tem qualquer familiaridade ou experiência, ou que se apresentam de forma diferente a cada ocorrência. Essas decisões dependem, em grande parte, de habilidades e de processos sistemáticos de análise e resolução de problema.
Fonte Maximiano 2000
GAB: A
Decisões programáveis, ou programadas, são aquelas previamente imaginadas, para a qual a organização dispõe de soluções padronizadas e pré-estabelecidas. São tomadas com base em regras e procedimentos pré- estabelecidos. Aplicam-se a problemas rotineiros, cujas soluções podem ser previstas. Neste tipo de decisão, não precisamos seguir as etapas normais de decisão, pois já sabemos qual é o problema, qual é o diagnóstico, quais são as alternativas possíveis, quais são os critérios etc. Deve-se buscar, no contexto organizacional, tomar o maior número possível de decisões programáveis.
FONTE: Professor Flávio Pompêo.
Decisões programadas são decisões rotineiras, ou seja, decisões sobre assuntos que já foram analisados antes e que, dessa forma, já existe uma resposta “padrão” para eles.
Já as decisões não programadas são típicas de situações em que o problema é novo, ou pouco frequente, e o gestor deve analisar os dados à sua disposição (muitas vezes incompletos) para que possa tomar uma decisão.
Fonte: Rodrigo Rennó
Questão trata dos conceitos das decisões programadas e das decisões não programadas e requer que o candidato assinale a alternativa incorreta concernente as decisões programadas.
As decisões podem ser:
◼ Decisões programadas: são decisões rotineiras, ou seja, sobre assuntos que já foram analisados antes e que, desta forma, já existe uma resposta “padrão”.
◼ Decisões não programadas: são comuns quando o problema é novo, ou pouco frequente, e o gestor deve analisar os dados à sua disposição (muitas vezes incompletos) para que possa tomar uma decisão.
Analisemos as afirmativas, uma a uma:
A - CORRETA. Situações desprovidas de precedentes possuem correlação com as decisões não programadas.
B - INCORRETA. As decisões programadas são tomadas por meio de um conjunto de normas preestabelecidas, que ocorrem com frequência na organização.
C - INCORRETA. Decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da organização, não demandando criação de novas alternativas. Assim, são mais fáceis de serem tomadas.
D - INCORRETA. Decisões programadas são rotineiras, ou seja, sobre assuntos que já foram analisados antes e que, desta forma, já existe uma resposta “padrão”, sendo fáceis de serem estruturadas em etapas.
E - INCORRETA. Consoante mencionado, decisões programadas são decisões rotineiras, ou seja, repetitivas.
GABARITO: A