-
De acordo com Stoner e Freeman (1995 apud JAMIL, 2006), o processo decisório envolve a identificação de um problema específico e a escolha de uma ação para resolvê-lo ou aproveitar uma oportunidade.
Da mesma maneira, Drucker (2001) defende a necessidade da atenção por parte do gestor em relação a sua percepção do que ocorre no mundo. Segundo o autor, esteprocedimento influenciará a fora como a organização poderá ser vista e será determinante para a tomada de decisão.A tomada de decisão.
Segundo Oliveira (2004), é a conversão das informações analisadas em ação. Os desafios impostos levam os administradores a buscar informações que espelhem fielmente a real situação das organizações, para que o processo decisório seja efetuado de forma eficaz, para alcançar os resultados pretendidos. Neste sentido, entende-seque as decisões precisam ser tomadas de forma ágil e correta, pois o desempenho das organizações depende da qualidade de seu gerenciamento. Constantemente, os administradores deparam-se com um determinado número de opções de decisão e, dentre estas, devem ser escolhidas aquelas que levem a organização a atingir seus resultados.
Assim sendo, Mañas (2002) defende a toma da de decisão de forma consciente de um curso de ação, entre as alternativas disponíve is, na busca do resultado que se deseja alcançar. O processo decisório nas organizações, portanto, converte-se na essência da habilidade gerencial, em que a responsabilidade do gestor é decidir a mel
-
Errada letra E
Não há racionalidade (razão) na escolha da alternativa mais adequada para alcance dos objetivos.
Deve-se ter avaliação da melhor escolha.
-
ETAPAS DO PROCESSO DECISORIAL
O processo decisorial é complexo e depende das características pessoais do tomador de decisões, da situação em que está envolvido e da maneira como percebe a situação.
Percepção da situação que envolve um problema.
Análise e definição do problema.
Definição dos objetivos.
Procura de alternativas de solução ou de cursos de ação.
Escolha (seleção) da alternativa mais adequada ao alcance dos objetivos.
Avaliação e comparação das alternativas.
Implementação da alternativa escolhida.
Cada etapa influência as outras e todo o processo decisório.
Fonte. http://www.passeidireto.com/arquivo/981324/apostila-de-teoria-geral-da-administracao---tad/16
-
Alguém sabe explicar porque a "d" está correta?
Obrigada!!!
-
Resposta Letra E
1.Fases do processo da tomada de decisão
1.1 Identificação do problema ou oportunuidade
1.2 Diagnóstico
1.3 Geração de alternativa
1.4 Decisão
Fonte : Maximiano 2000
-
Deve-se abandonar as demais alternativas?
-
e) Não há racionalidade na escolha da alternativa mais adequada para o alcance dos objetivos. (errado)
Racionalidade:baseava-se na ideia de que os gestores tomam decisões lógicas segue o conceito de como as decisões deveriam ser tomadas, não como elas realmente eram tomadas. Logicamente essa premissa não ocorre na vida real;
Racionalidade limitada: as pessoas são racionais até certo ponto principalmente nos aspectos em que elas conseguem entender ou interpretar. OU seja, temos diversas limitações que nos impedem de utilizar o modelo racional.
Com isso é possível concluir que há racionalidade porém ela é muitas vezes limitada.
-
Questão mal formulada no meu ponto de vista:
Alternativa "b": O processo decisório se inicia com a identificação de um problema ou oportunidade e, em seguida, faz-se o diagnóstico desse problema ou dessa oportunidade. Logo, dizer que o processo decisório pode ser estruturado em etapas que vai desde o diagnóstico da situação-problema, até a implantação da alternativa escolhida, dá a entender que ele se inicia na fase do diagnóstico (que é a segunda etapa do processo).
Alternativa "d": apesar de gerar dúvida ao dizer que uma vez escolhida uma escolha, deve-se abandonar as demais, está correta a questão, pois o processo decide por escolher uma entre várias opções - decisões são escolhas entre alternativas ou possibilidades.
Alternativa"e" (gabarito): por óbvio, para se tomar uma decisão é necessário seguir um modelo racional, em que o ator se conscientiza de um problema/oportunidade, define uma meta, analisa os meios alternativos e escolhe, entre estes, o que melhor se alinha com o resultado pretendido.
-
Achei a letra D muito forçada. No meu ponto de vista as alternativas são planos que podem ou não entrar em ação. Escolhe-se o melhor, mais racional e mais condizente com os objetivos almejados. No caso de falha ou insucesso, propõe-se a ação do plano B. É lógico que os planos estão todos dentro de um diagnóstico dos problemas. Achei a A escorregadia.
-
Sem dúvida a letra "e" é a "mais errada", mas é bom lembrar que a primeira etapa da tomada de decisão é a identificação do problema, não o dagnóstico, como leva a crer a alternativa "b"
-
Sobre a letra "d"
Relatividade das decisões: quando se toma uma decisão, há a renúncia de outras, ao passo que nessa mesma decisão com o decorrer do tempo originará outras decisões.
-
Com relação a B: o item não disse que o diagnóstico do problema era a 1ª etapa. Não adianta ficar brigando com a banca, pois é ela quem dá as cartas.
Use o exemplo do Cespe: A maioria das questões dessa banca que trazem palavras taxativas como "somente, sempre, apenas, todo, nenhum" tem 95% de chance de serem erradas!
Gab: E
-
qual a diferença de identificação e diagnóstico?
-
Alternativa (e) - Gabarito.
Ha racionalidade na tomada de decisão.
-
Não li até o fim e marquei a letra B, então, me ferrei. Hahaha