-
"B"
vamos aos conceitos:
Eficiência trata-se de como fazer, não do que fazer, é utilizar da melhor forma os recursos disponíveis aumentando a produtividade gastando o mínimo.
Eficácia é antigir os objetivos, é antigir um resultado certo.
Para fins de analogia e exemplificação, podemos dizer que a eficiência é cavar, com perfeição e técnica, um poço artesiano; eficácia é encontrar a água.
-
Resposta: Letra B
Apenas complementando a resposta acima...
Eficiência: Meio - "Ótima utilização dos recursos disponíveis, produzindo aparelhos com baixo custo e excelente qualidade."
Eficácia: Atingir o Objetivo - "recuperar sua participação no mercado de televisores"
Logo, podemos concluir que a indústria em questão de fato foi EFICIENTE,
porém, o enunciado em momento algum diz respeito se tal indústria logrou êxito em seu objetivo (recuperar sua participação no mercado).
-
Ela foi eficiente, mas não tem como saber se foi eficaz, por isso, descordo do Gab B, na verdade não teria gabarito essa questão.
-
Ótima utilização dos recursos disponíveis, ou seja, eficiente. Porém, devido a televisores em tubo serem considerados ultrapassados tecnologicamente, a indústria eletrônica não recuperou sua participação no mercado, logo não foi eficaz.
Gabarito: B - Eficiente, mas não eficaz.
-
Simples: ao tentar recuperar sua participação no mercado de televisores fica claro uma coisa: não atingiu a meta de se manter no mercado. Se não se atinge uma meta, não se é eficaz. Porém, ao tentar recuperar sua participação no mercado, reativou sua linha de produção, produzindo uma ótima utilização, com baixo custo e excelente qualidade, ou seja, atingiu da melhor forma possível o objetivo, sendo, portanto eficiente.
Eficiente: atingir da melhor forma possível os objetivos.
Eficaz: atingir os objetivos.
GABARITO: LETRA B.
-
Acho que a questão não fornece mais informações sobre a eficácia. Não podemos aferir algo que não está escrito. Cabe anulação.
-
Eficiência -> Foco na tarefa (executar com o mínimo possível).
Eficácia -> Foco no resultado (atingir o resultado esperado).
A questão é bem clara a respeito da eficiência na produção: "O planejamento elaborado possibilitou uma ótima utilização dos recursos disponíveis, produzindo aparelhos com baixo custo e excelente qualidade.". Porém, nada fala a respeito de atingir um resultado. Logo, não dá pra dizer que houve eficácia. Então, por eliminação, sobra a alternativa "B".
Na minha modesta opinião, a questão não foi bem formulada, porque se ela não deixa claro que o resultado esperado não foi atingido, não há como eu concluir com certeza que houve ineficácia; deixando, deste modo, somente a dedução como ferramenta para a resolução da questão, o que pode levar ao erro. No meu modo de entender, a questão é passível de anulação.
-
Na questão não fala se ela atingiu seu objetivo que foi a participação no mercado, ou seja, não há como saber se ela foi eficaz.
-
Não concordo com a resposta a "b". Está claro que a empresa foi eficiente, mas foi eficaz também pois alcançou níveis de custo e qualidade esperados. Mas o objetivo final é recuperar participação no mercado, e isso não está informado se a empresa conseguiu ou não. E é isso que mostraria se a medida adotada foi afinal, efetiva ou não. Provavelmente não, pois como o próprio texto diz "reativou a linha de produção de televisores com tubo de imagem", ou seja, retrocedeu em termos de tecnologia. Será que a empresa consegue vender esse produto ultrapassado e crescer no mercado?.. Concluindo então, a empresa foi eficiente (soube usar bem os recursos) e foi eficaz (obteve o produto esperado com baixo custo e qualidade) e só. Resposta correta "d".
-
Em razão de não ter como saber se foi ou não eficaz, não é possível dizer, tal como o gabarito diz, que a Empresa foi eficiente e não foi eficaz.
Abre uma dubiedade entre as alternativas B e D !
Questão muito mal elaborada.
-
pra ser eficaz ela teria que ter recuperado sua fatia no mercado (isso não deu pra saber, logo alternativa B)
-
como meu otimo prof. Marcos antonio explica:
- EFICIÊNCIA : processo que funciona de forma adequada
- EFICÁCIA : o resultado desejado
- EFETIVIDADE : soma da eficiencia + eficacia.
GABARITO "B"
-
Fiquei procurando o gabarito, que ao meu ver, não existe nessa questão. Como foi dito por alguns colegas, fica claro que a empresa doi eficiente, mas não temos como dizer que ela não foi eficaz. Concordo com o Mateheus, questão muito mal elaborada.
-
Com certeza foi eficiente, mas quanto a ser eficaz (recuperar a participação no mercado), não há na questão uma afirmação que deixe issso claro, portanto gabarito "B". Preciso resolver mais questões nesse nível!
-
de fato concordo com os colegas...podemos afirmar que foi eficiente...se ñ posso dizer q foi eficaz tbm ñ posso dizer q ñ foi eficaz já q o texto ñ diz isso!
-
Não pode viajar muito nessa questão hahah conforme o enunciado da questão não temos subsídios suficientes para afirmar que a ação foi EFICAZ, pois, tão-somente, foi EFICIENTE.
Gab. B
-
Não tem com sr eficaz produzindo e colocando a venda uma coisa que niguém quer. Quem quer comprar porra de televisor de tubo, quando sem tem tela plana?
-
como é que eu vou advinhar que as tvs foram vendidas ou não?
-
Foi eficiente (na utilização dos recursos) mas não foi eficaz por produzir um modelo de tv ultrapassado que não vai ter saída no mercado.
-
Como vou saber se a empresa atingiu os seus objetivos?????
-
Objetivo da empresa (resultado esperado): recuperar sua participação no mercado de televisores
Eficiência = relação entre os produtos/serviços gerados e os insumos utilizados
Eficácia = alcance dos resultados
Alcançou eficiência, pois o planejamento elaborado possibilitou uma ótima utilização dos recursos disponíveis, produzindo aparelhos com baixo custo e excelente qualidade.
Não alcançou eficácia, pois não se sabe se a empresa recuperou sua participação no mercado.