SóProvas


ID
905377
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Relativamente aos princípios e regras que regem a Administração Pública, previstos na Constituição Federal, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • breve comentário sobre a letra "D", não existe perda dos direitos políticos, apenas suspenção. art 37, §4º.
  • a) O prazo de validade do concurso público será de 4 (quatro) anos, prorrogável uma vez, por igual período. ART. 37, CF.III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;

     

     

    b) Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo.ALTERNATIVA CORRETA. Copia literal do disposto no art. 37, XII da CF/88:

     

    “Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

    XII - os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo;

     

    c) A proibição de acumular cargos públicos remunerados não se estende a empregos e funções, assim como não abrange os órgãos da administração publica indireta. ART.37, CF88. XVII - a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

    d) Os atos de improbidade administrativa poderão importar a perda dos direitos políticos.ART.37,CF. § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

     

    e) O servidor público da administração direta, no exercício de mandato de Vereador, mesmo havendo compatibilidade de horários, será afastado do cargo, emprego ou função.ART. 38,CF. III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;

  • Gostaria de compartilhar um mnemônico sobre as consequências dos atos de improbidade que foi muito útil pra mim, espero que ajude os colegas também.

    SUPER IRRESPONSÁVEL

    SU - SUspensão dos direitos políticos
    PER - PERda da função pública
    I - Indisponibilidade dos bens
    RES - RESsarcimento ao erário

  • Essa estava fácil hein :D

  • Quanto às disposições constitucionais referentes à Administração Pública:

    a) INCORRETA. O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável por uma vez, por igual período. Art. 37, III.

    b) CORRETA. Art. 37, XII.

    c) INCORRETA. A proibição de acumular cargos públicos remunerados se estende a empregos e funções, bem como aos entes da administração indireta. Art. 37, XVII. 

    d) INCORRETA. Os atos de improbidade administrativa podem importar na suspensão, e não na perda, dos direitos políticos. Art. 37, §4º.

    e) INCORRETA. O vereador não será afastado do cargo público se houver compatibilidade de horários. Art. 38, III.

    Gabarito do professor: letra B.
  • GAB. B

    O erro da alternativa D é que importar suspensão e não perda.