SóProvas


ID
90562
Banca
FCC
Órgão
TRE-AL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Considere as seguintes assertivas:

I. A qualidade fundamental da Administração Pública Burocrática é a efetividade no controle dos abusos.

II. A incapacidade de voltar-se para o serviço aos cidadãos vistos como clientes é um defeito da Administração Pública Gerencial.

III. Administração Pública Gerencial surgiu na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista.

No âmbito da Administração Pública está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. A qualidade fundamental da Administração Pública Burocrática é a efetividade no controle dos abusos. CertoII. A incapacidade de voltar-se para o serviço aos cidadãos vistos como clientes é um defeito da Administração Pública Gerencial. ErradoUma das disfunções (“defeitos”) da burocracia é a dificuldade no atendimento a clientes, onde o atendimento é feito de forma padronizada, seguindo normas e rotinas internas, fazendo com que o público se irrite com a pouca atenção e o descaso.III. Administração Pública Gerencial surgiu na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. ErradoA Administração Pública Burocrática que surgiu para combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista.
  • Comentário da afirmativa III
    O mundo estava em grandes mudanças e com a tecnologia avançando. A competitividade das nações, a eficiência da administração e a busca por resultados se tornaram palavras de ordem. Foi nesse contexto que surgiu a necessidade de uma grande reforma, que pudesse colocar a busca da eficiência, redução de custos e aumento da qualidade dirigidos ao CIDADÃO. O combate ao nepotismo, como afirmado pelo colega, surgiu da necessidade da Administração Burocrática para tentar combater as práticas patrimonialistas da época. Hoje a Administração adota o modelo gerencial, mas não por inteiro, pois o combate a corrupção e ao nepotismo é realizado como fundamento da Administração Burocrática. 
  • Afirmativa I:
    Por outro lado, o controle - a garantia do poder do Estado -transforma-se na própria razão de ser do funcionário. Em conseqüência, o Estado volta-se para si mesmo, perdendo a noção de sua missão básica, que é servir à sociedade. A qualidade fundamental da administração pública burocrática é a efetividade no controle dos abusos; seu defeito, a ineficiência, a auto-referência, a incapacidade de voltar-se para o serviço aos cidadãos vistos como clientes. Este defeito, entretanto, não se revelou determinante na época do surgimento da administração pública burocrática porque os serviços do Estado eram muito reduzidos. O Estado limitava-se a manter a ordem e administrar a justiça, a garantir os contratos e a propriedade.
    Fonte: Plano diretor
    http://www.bresserpereira.org.br/Documents/MARE/PlanoDiretor/planodiretor.pdf
  • Lembrando que na prática os abusos continuaram e esse modelo não foi nada efetivo.

  • muito bem, Fabiana!

     

    eu acertei MAAAS todos sabemos que só na teoria (aliás, administração geral é SÓ teoria, pelo menos no Brasil...quase nada do que lemos fucniona na prática) a administração burocrática não teve efetividade nenhuma no combate aos abusos.

  • II. A incapacidade de voltar-se para o serviço aos cidadãos vistos como clientes é um defeito da Administração Pública GerenciaL(BUROCRÁTICA).

     

    III. Administração Pública Gerencial surgiu na segunda metade do século XIX,(século XX) na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista.

     

    Vá e Vença!