Um pouco mais sobre o Windows 2008 Server Hyper-V:
Provê várias ferramentas para automatizar o processo de virtualização. Uma delas é o Manager Physical-to-virtual (P2V) que auxilia na conversão de servidores físicos para virtuais. Há também o Volume Shadow Copy Services que realiza automaticamente procedimentos de backup e de disponibilidade de forma que o sistema, como um todo, opere de forma homogênea independente de falhas e de picos de carga. Isso é feito por técnicas de migração de máquinas virtuais.
Um ponto que recebeu especial atenção foi a segurança. Para isso, o Hyper-V usa mecanismos em hardware existentes nos atuais processadores, como o ?execute-disable-bit? que reduz o sucesso de ataque de vários tipos de vírus e vermes. O Hyper-V reforça o aspecto de segurança através de um
restrito controle de regras de permissões integrado com o Active Directory e com políticas de grupo. Além disso, o Hyper-V permite que as máquinas virtuais usem, sem restrição alguma, as técnicas e ferramentas de segurança tradicionalmente empregadas nas máquinas físicas (firewalls, quarentena, anti-virus, entre outros).