SóProvas


ID
906805
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere as afirmativas sobre armazenamento utilizando RAID:

I. São usados dois discos (ou qualquer outro número par). O primeiro disco armazena dados e o segundo armazena um cópia exata do primeiro, atualizada em tempo real. Se o primeiro disco falha, a controladora automaticamente chaveia para o segundo, permitindo que o sistema continue funcionando.

II. Todos os discos passam a ser acessados como se fossem um único drive. Ao serem gravados, os arquivos são fragmentados nos vários discos, permitindo que os fragmentos possam ser lidos e gravados simultaneamente.

Estas descrições correspondem, respectivamente, aos modos

Alternativas
Comentários
  • c) 1 e 0.

    São usados dois discos (ou qualquer outro número par). O primeiro disco armazena dados e o segundo armazena um cópia exata do primeiro, atualizada em tempo real. Se o primeiro disco falha, a controladora automaticamente chaveia para o segundo, permitindo que o sistema continue funcionando.- esse é o famoso mirroring, ou espelhamento. O 2° H.D. é o espelho do 1°, o qual contém a informação necessário para um back-up dinâmico em caso de falha do 1°.

    O 2° texto é o RAID 0 o qual não usa mirroring, bit parity ou qualquer método contra falha. Os H.D.s são um aúnica unidade lógica e o risco de se perder tudo aumento em proporção ao n° de H.D.s. porque basta um dar pau para o array todo estragar.
  • Uma controladora RAID permite combinar vários discos rígidos, possibilitando aumentar tanto o desempenho (ao fazer vários discos trabalharem como se fossem um só) quanto a confiabilidade (ao usar um sistema de espelhamento).
    RAID 0 (Striping): É o modo que permite obter a melhor performance possível, sacrificando parte da confiabilidade. Todos os discos passam a ser acessados como se fossem um único drive. Ao serem gravados, os arquivos são fragmentados nos vários discos, permitindo que os fragmentos possam ser lidos/gravados ao mesmo tempo. RAID 1 (Mirroring): É o famoso sistema de espelhamento, conseguido usando dois HDs. Um deles armazena dados, enquanto o outro armazena uma cópia fiel dos mesmos dados. Caso qualquer um dos HDs pare, ele é automaticamente substituído pelo seu "clone" e o sistema continua intacto. RAID 5: É mais um sistema que baseia-se no uso de paridade para garantir a integridade dos dados caso um HD falhe. A diferença sobre um RAID 3 é que ao invés de dedicar um HD a esta tarefa, os dados de correção são espalhados entre os discos. RAID 6: É um padrão relativamente novo, suportado por apenas algumas controladoras. É semelhante ao RAID 5, porém usa o dobro de bits de paridade, garantindo a integridade dos dados caso até 2 dos HDs falhem ao mesmo tempo. RAID 10: Este sistema combina características do RAID 0 e RAID 1, daí o nome. O RAID 10 pode ser implementando em sistemas com 4 discos ou mais, sendo obrigatório um número par (6, 8, etc.). Metade dos discos armazena dados e a outra metade armazena uma cópia. A metade que armazena dados é combinada, formando um sistema RAID 0, aumentando a performance, porém mantendo a confiabilidade, já que temos cópias de todos os dados.Assim, a resposta para a questão é a letra "c", conforme mensionado pelo colega acima.
  • a segunda descrição caberia também ao RAID 5 não?

  • RAID 1: conhecido como mirroring (espelhamento). Tudo oque é gravado em um disco é gravado no outro, onde se realiza uma copia fiel. Se um disco falhar, os dados podem ser imediatamente recuperado.

    RAID 0: Conhecida como striping(fracionamento). Na RAID nível 0 temos dois discos onde os dados são divididos e armazenados um poco em cada.

    Para conhecimento.

    RAID 0+1 e RAID 10: Combina as características da RAID 0 e RAID 1 sendo assim um sistema hybrid. Para isso necessita de pelo menos 4 unidades de armazenamentos.

    RAID 2: Parecido com o RAID 0, mas tem um mecanismo de detecção de falha. Nível não esta mais sendo usado pois todos os discos já tem o mecanismo que o diferencia do RAID 0

    RAID 3: Nesse nível há a necessidade de no minimo 3 discos.

    RAID 4: Funcionamento similar ao RAID 3, com a diferença de dividir os dados em blocos maiores. Toda e qualquer gravação exige atualização na unidade de paridade.

    RAID 5: Com necessidades de 3 discos para ser implementada. Semelhante a RAID 3 mas com o diferencial de que as informações de paridade são armazenadas um poco em cada disco. Se qualquer disco falhar as informações podem ser reconstruídas. 

    RAID 6: Padrão relativamente novo, seu funcionamento é semelhante ao RAID 5 com a diferença de usar o dobro de bits paridade. 

    Exemplo: Num sistema com 5 discos de 100 GB, teríamos 300 GB pra dados e 200GB de códigos de paridade.