SóProvas


ID
907474
Banca
UEG
Órgão
PC-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Na noite do terceiro dia avistamos as rancharias do gentio e seus fogos: emboscamo-nos no mato para lhe darmos na madrugada; mas sendo sentidos dos cachorros, que tinham muitos e bons, quando avançamos, nos receberam com seus arcos e flechas. Não demos um só tiro por ordem do cabo, do que resultou fugir-nos quase todo o gentio, o investir um deles ao sobrinho do cabo com tal ânimo, que lançando-lhe a mão à rédea do cavalo, tomou-lhe a espingarda da mão e da cinta o traçado, e dando-lhe com ela um famoso golpe em um dos ombros e outro no braço esquerdo fugiu levando-lhe consigo as armas. [...] É para admirar que em todo este conflito não fizesse mais ação o nosso cabo que o andar sempre ao longe e gritando e requerendo-nos que atirássemos só ao vento para não atemorizar o gentio. Foi Deus servido levarmos os ranchos, chovendo sobre nós as flechas e os porretes”. 


(A bandeira do Anhanguera a Goyaz em 1722, segundo José Peixoto da Silva Braga. In. Memórias Goianas I. Goiânia: Editora da UCG, 1982. p. 15.)

Alternativas
Comentários
  • E meio estranho, índio criar cachorro....


  • Estranho... absurdo

  • A resposta mais correta seria a "D".

  • > Apesar de não ser comum a existência de animais domesticados nos agrupamentos indígenas, o texto afirma que os cachorros dos indígenas sentiram a presença dos bandeirantes quando estes estavam se aproximando das rancharias. Portanto, a letra A está correta.

    -> No texto, verifica-se que os indígenas fugiram, levando consigo algumas armas. Portanto, a letra B está incorreta.

    -> No texto, afirma-se que a ordem entre os bandeirantes era evitar a força militar, no intuito de não atemorizar os indígenas. Portanto, a letra C está incorreta.

    -> O termo “gentio" era usado para designar o oposto aos cristãos, ou seja, um grupo de pessoas que eram pagãs. Portanto, a letra D está incorreta.

    Assim, a resposta correta é a letra A.
  • por isso odeio história...>:(

  • Nunca ouvir falar... Nunca!

  • A pergunta não mede nenhum conhecimento sobre a história do Estado e sim sobre o costume indígenas. Se fosse sobre as tribos que eram nativas ao local seria mais coerente. 

  • A palavra gentio designa um não israelita e deriva do termo latino gens (significando "clã" ou um "grupo de famílias") A alternativa D na minha opinião generalizou o estado de GO como se todos os gentios fossem de lá.

  • O homem e o cachorro foram mesmo feitos um para o outro. Pelo menos mil anos antes da chegada da frota de Pedro Álvares Cabral ao atual território brasileiro, indígenas de Pelotas (RS)que moravam às margens da lagoa dos Patos já conviviam com cães domésticos.

     

    FONTE: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/10/indios-ja-tinham-caes-domesticos-mil-anos-antes-da-chegada-de-cabral.html

  • Por interpretação de texto é possível chegar a resposta correta eliminando alternativas.